quinta-feira, 29 de julho de 2010

Fé e dúvida

- Os amigos que vêm me acompanhando nos Sete Ramos já notaram que eu gosto de ficar em cima do muro, em questões polêmicas. Não é por receio de comprometer-me ética ou moralmente com um ou outro lado: quando o assunto envolve desrespeito a direitos humanos, eu me engajo definitivamente na defesa dos mesmos, esteja certo ou errado.
- Mas se a questão for puramente filosófica ou acadêmica, ficar em cima do muro me permite observar os dois lados com isenção e imparcialidade; ajuda-me na análise dos argumentos conflitantes e evita que eu me sinta inclinado emocionalmente a defender um ou outro lado.
- Infelizmente, não existem questões puramente filosóficas ou acadêmicas; fanáticos e fundamentalistas se encarregam de levar essas perguntas para o terreno das respostas cristalizadas e definitivas, mesmo quando conflitantes.
- Mas não é a esses que eu falo. Dirijo-me àqueles que - como a abadessa do filme A Noviça Rebelde - procuram manter sua fé em suas dúvidas. Como eu...
- Portanto, vamos direto à pergunta maior: Deus existe?
- Não busque respostas na ciência. Se Ele existe, está acima do tempo, do espaço e de outras dimensões aceitas ou reconhecidas pela ciência.
- Não busque respostas nas religiões. Elas nos trazem mensagens fragmentárias e conflitantes do incognoscível. Não há linguagem humana capaz de traduzir a transcendência de um ser infinitamente superior.
- A única resposta aceitável está no coração e na alma de cada um de nós - respostas diferentes umas das outras, às vezes mutáveis e conflitantes... porque não são nem "científicas" nem "dogmáticas".
- Na minha alma e no meu coração, guardo a minha resposta. Você, com certeza, guarda a sua.
- Mas, por favor, não jogue pedras em quem fica em cima do muro... às vezes, dói.

4 comentários:

  1. Sim, DEUS existe! Ele foi criado pelo homem a sua imagem e semelhança. Se tudo que nossa mente pensa pode ser criado, por que não DEUS?

    ResponderExcluir
  2. Bem Barcellos, depende do que se entende por "Deus".
    Eu acredito que não podemos provar nem negar a possibilidade de que exista uma entidade inteligente por trás da ordem aparentemente caótica do universo.
    Porque, se esta entidade existe, está tão infinitamente acima da compreensão humana que não pode ser imaginada por uma mente, ou pelo somatório das mentes dos seres que habitam este insignificante grão de areia perdido na imensidão.
    Agora, o "Deus-patriarca", severo, que dita regras de conduta e de moral, exige sacrifícios, interfere nos eventos, favorece alguns e castiga outros, e criou o ser humano à sua imagem e semelhança, portanto, com emoções, falhas e imperfeições, este pertence ao domínio dos que tem fé...fé nas religiões que dizem ter procuração assinada para divulgar sua palavra.
    Acho que foi a este "Deus" que o Jair se referiu.

    ResponderExcluir
  3. O Leonel tem razão, se existe um Deus antropomórfico temos que admitir um Deus das formigas, das vacas, dos camelos, dos crocodilos, dos ornitorrincos etc. Mesmo porque eles estão aqui há milhões de anos, muito antes dos homens. A pergunta é, viveram sem Deus até surgir um com cara de homem e que dá preferência a este?

    ResponderExcluir
  4. Olá meu Amigo!

    Concordo contigo e também tenho no meu coração a resposta.
    E respeito muito quem pensa diferente de mim.
    Oxalá não julgassemos tanto os outros e viviamos, seguramente, num mundo bem melhor!

    Meu Amigo, no meu blog e no do Sergio há uma entrada, que fizemos em conjunto, com uma homenagem ao teu belo país e a ti também...

    Que tenhas um excelente domingo.

    Um beijo.

    ResponderExcluir