sexta-feira, 17 de junho de 2011

Propósitos



     Todos temos nossos defeitos. Dos meus, procuro sacudir os que me incomodam, como um vira-lata sacode suas pulgas. Mas há os que eu cultivo discretamente, e um desses é a mania de escarafunchar os "blogs" dos amigos. E de vez em quando deparo-me com alguma coisa interessante. Por exemplo...
     Por exemplo, fiz agorinha mesmo uma viagem no tempo - os amigos mais antigos sabem que curto essas aventuras - e testemunhei o nascimento, em  20 de junho de 2009, às 17:46, de um tal de "Cotidiano Agridoce". E não é que o pirralho já nasceu cheio de bossa?
     Vai um trecho do primeiro choro do nascituro:


SÁBADO, 20 DE JUNHO DE 2009


Propósitos
Hoje descobri o que realmente significa a palavra propósito, estava assistindo o programa 'Soletrando', e os finalistas eram o Bruno do Rio de Janeiro, o Pedro Henrique do Ceará, e a Larissa Oliveira daqui de Pernambuco, de início estava torcendo pela Larissa, mulher e pernambucana, era óbvia a torcida, depois, com a saída do Bruno comecei a torcer pelo Pedro, a mãe dele o criou sozinha, era empregada doméstica, mas teve que sair do emprego por ter que cuidar dos avós do Pedro que têm alzheimer, uma história realmente comovente. Então, passei a torcer por ele, deixando de lado o ufanismo por Pernambuco e a honra obtida pela vitória de uma mulher.


     Bem, o resto, quem estiver interessado clique aqui embaixo, no painel da máquina do tempo - e aproveite para deixar seu comentário dois anos atrás, antes de vir de volta para o futuro.




     Feliz aniversário! Parabéns, Cotidiano Agridoce! Parabéns, Débora!


Passou-se já um ano... e outro ano...
Onde é que no caminho te perdi?
No meigo e sempre doce cotidiano
Nunca, nunca, o "agri" teu senti;

Ou passou por nós, tão célere, o tempo,
Ou certo nós por ele é que passamos;
Mas sem jamais ver qualquer contratempo,
Em belos versos nós nos encontramos.

Eras riso? eras pranto? ou malícia?
Eras distância? estavas bem aqui?
Eras sabor amargo? ou delícia?


Sempre foste como sempre te senti;
Uma lágrima... um sorriso... uma carícia...
Um sabiá... uma gaivota... um colibri.

15 comentários:

  1. Ao vate cabe transformar os eventos, as notícias e as criações que por aí aparecem em poesia. O vate maior Barcellos, cumpre com elegância, estilo e competência essa missão. Parabéns pela descoberta da joia "Agridoce" e pela lírica homenagem. Abraços, fraternos, JAIR.

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo Rodolfo, você me emociona! Muito obrigada pelo presente, pelo carinho, eu estou sem palavras. Você é um anjo, uma dádiva. Não sei se mereço tamanha homenagem, mas agradeço com o coração cheio de emoção e carinho. E que viagem você fez, não é meu amigo?! Me levou para viajar junto a você, pois confesso, não me recordava há muito tempo do nascimento do Cotidiano Agridoce. Quanto ao comentário do Leandro, deu-se acredito que porque ele não crê muito, mas não me preocupei, rs. Como diria o amigo Jair, do comentário acima, infeliz é o homem que expõe suas ideias e teme a dos outros. E devo concordar com você, o merchandising e autopromoção são o foco, não apenas do programa do Luciano, mas da maioria dos programas. Quanto a Deus, acredito que as pessoas, principalmente as que não creem nEle, costumam buscar justificativas que fujam de tudo que se refere a Ele. Cada um tem a sua crença, e eu respeito muito isso, mas acredito que nesse caso, por exemplo, sendo por autopromoção ou não, os meninos receberam aquele presente. Independente da forma, do motivo, eles receberam aquela ajuda. Deus trabalha de modo que não entendemos, o que importa mesmo é o fim, como as coisas terminaram. Enfim! Escrevi isso para responder ao comentário, mas o intuito deste que deixo, é dizer que você é muito especial e que emocionou muito, me deixou muito feliz por lembrar de mim e do 'meu filho' (Nossos blogs são como nossos filhos, não é? rs. São nossas criações.).
    Muito obrigada mesmo meu amigo, pela homenagem, pelas palavras, pelo soneto, você me inspira e me faz sempre muito bem. Encontrei um grande amigo, e acredito que tamanho presente, apenas Deus poderia me dar. Ainda que alguns não acreditem nisso, você continuará sendo o meu presente, a minha dádiva, o meu amigo, então, que diferença faz?! Obrigada também pelo cuidado comigo, pelo apoio, me sinto muito feliz ao lê-lo, aqui ou no meu blog. E se me permitir, no dia 20 de junho quero reproduzir esta postagem no Cotidiano Agridoce. Posso?

    Beijos, com muito carinho!
    Débora.

    ResponderExcluir
  3. Boa garimpada, e bonita homenagem!
    Além de recordar o evento, ainda nos brinda com um belo poema sobre o mesmo!
    Muito ao jeito do Barcellos que eu conheço!
    Abraços a você e à Débora!

    ResponderExcluir
  4. Você sempre generoso nessa arte de mimar os amigos! Parabéns Débora e vida longa a seu Cotidiano. E pro Indiana Jones da blogosfera, poeta, Bruxo amaaado: que continue suas escarafunchações e a nos brindar com seus tesouros poéticos.
    Beijuuss n.a.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Barcelos!
    Bela homenagem!!
    Faz versos com tanta beleza e criatividade.
    Agradecço-lhe pelo que me fizeste hoje.
    Amei! Obrigada!!
    Beijos,
    Carla


    Lindo:
    "Sempre foste como sempre te senti;
    Uma lágrima... um sorriso... uma carícia...
    Um sabiá... uma gaivota... um colibri."

    ResponderExcluir
  6. R.R.

    Adorei a sua homenagem a Débora. E você tão gentilmente nos lembrar do nascimento do Agridoce.
    A Débora é uma garota de ouro. Tem 17 anos. E veja como escreve!
    Débora é gente que sente. E que escreve o que sente, sem se procupar com julgamentos.
    Merecida homenagem.
    E vc..é todo carinho. Me emociono toda vez que leio o poema que você fez pra Bruna.
    O Poema para Débora, lindo também. Ela merece.
    E vc, meu amigo, merece toda a nossa admiração, pelo ser humano que é.
    Só faz o bem, quem o carrega dentro de si.
    Valorizar o outro..é muito mais que um bem querer!!
    Um beijo, com admiração e carinho,

    Ma

    ResponderExcluir
  7. Meu amigo, deixei, no "Selinhos & Afagos" do Cotidiano Agridoce, um presentinho para você, simplesmente porque o teu blog me inspira! Espero que gostes.

    Beijos,
    Débora.

    ResponderExcluir
  8. Não lembro se foi Saint-Exupéry quem disse que é o tempo que dedicamos ao nosso amigo que faz este nosso amigo ser tão importante. Tua generosidade não supera a sensibilidade desse coração, mas encanta-nos - VOCÊ, Mago dos sentimentos.

    Parabéns pra Débora e pro seu Cotidiano, pra vc, meu afeto e um beijo de boa noite!

    ResponderExcluir
  9. Deby é uma das pessoas mais encantadoras que conheci nos últimos tempos, vc tem toda razão, só doçura e poesia. Parabéns pela acertada homenagem. Belo poema! :-) bjs! A.

    ResponderExcluir
  10. O senhor é um curioso por excelência, graças à Deus! O senhor é um mimador de amigos de marca maior... Graças à Deus!

    O senhor tem a poesia saindo pelos poros, graças à Deus, e nós não nos fazemos de rogadas, aproveitando sem pudor nenhum.

    Débora é uma querida, uma talentosa, uma fonte que jorra palavra (boa palavra) sem parar e agora estou pasma em saber que só tem 17 anos. O que esperaremos dessa guria?

    Aos dois, beijos e afagos.

    ResponderExcluir
  11. Barcelos o propósito ou a intenção é o que pode nos salvar ou condenar....
    Beijos e excelente final de semana!!
    Carla

    ResponderExcluir
  12. Muito interessante este post a respeito dos nossos defeitos; e quem não tem? Precisamos reconhece-los. Alguns, como vc mesmo disse são bacanas, na verdade nao acha que sejam defeitos, mas qualidade.

    Parabéns pelo excelente blog

    Abraço

    ResponderExcluir
  13. Precisaria de outras mais vidas para voar todos os voos que preciso...
    Beijos e bela tarde Barcelos,
    Carla

    ResponderExcluir
  14. Vc ganhou selinho lá no meu blog!! Obrigada por me seguir!!! Bjosss

    ResponderExcluir
  15. Barcelos seu blog é um encanto!!! Com certeza a Dédora não poderia deixar de estar aqui, esta doce e meiga menina que a todos encanta.
    Beijos. Cibele

    ResponderExcluir