sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Para Denise


Scorpio - Josephine Wall - Direitos Reservados
A Graça me ensinou a fazer Hai-kais. E usou como kigo (tema) "Leão na floresta". Acho que ela adivinhou que eu iria precisar, eventualmente, de um "Escorpião no Sol" para homenagear nossa querida Denise, que aniversaria hoje. Sim, é festa no "Tecendo Idéias"...
Nota: a haiga (ilustração) é de Josephine Wall.

Um Hai-kai para Denise

Escorpião no Sol:
Nasce o fio candente
 A tecer idéias.

Fonte: thaisehelena.blogspot.com
E a Lu Cavichioli me ensinou a compor Indrisos. Com uma mestra tão poética e competente, seria vergonhoso se eu não produzisse alguma coisa que prestasse. Então, lembrei-me dos versinhos que fiz no nosso primeiro contato (O Silêncio de Denise). E taí um Indriso pra você:

Um Indriso para Denise

As irmãs de Antares
Tecem tramas em suas pequenas mãos
Donde nasce um lindo manto;

Pressenti, no silêncio ao meu redor
O forte sentimento da paixão
Entre serenas azaléias;

E eu fiz-te então versos quentes,

Perdido nos eflúvios do amor.

"As nativas de Escorpião têm uma beleza luminosa e sedutora"

Pois misturando a Graça e a Lu - quer dizer, o Hai-kai e o Indriso - e mexendo bem, com o acréscimo de alguns ingredientes, saiu-me um soneto aproveitável. Esse também é pra você, Denise.

Um Soneto para Denise

Tu tecias com o fio das idéias
Lindo manto de silêncio acolhedor,
Quando eu, perdido  entre as azaléias,
Pressenti tua presença ao meu redor.

Fiz-te então um sonetinho inspirado
Na quietude repousante do momento,
Sem cuidar que deste gesto delicado
Nasceria este tão forte sentimento.

Hoje Antares e as irmãs dormem serenas,
Mergulhadas nos eflúvios do Sol quente,
Donde haurem a força de Escorpião;

E em silêncio voltam tuas mãos pequenas
A fiar versos do mesmo amor candente,
A tecer a mesma trama da paixão.

Rodolfo Barcellos

Aproveite bem sua festa, menina... e de mim receba hoje um abraço especialmente carinhoso e um beijo bem ali, embaixo da orelha...
PARABÉNS!

23 comentários:

  1. Bom dia meu maracujá de gaveta!
    Sei que vc adora elogiar as amigas...eu já fui tão elogiada por vc que estou me sentindo...
    Fazer homenagens para os aniversariantes dar um ar de preciosidades...e vc tem suas preferidas .
    Parabéns para à aniversariante que está desfrutando lugar de destaque na sua página...
    Bjs prá ti!

    ResponderExcluir
  2. Ah Bruxo, lindo dimaisss...tão lindo quanto a beleza da aniversariante...tão belo quanto todas as artes que essa Dêni_SER tece pra gente e conosco. Ela vai amar... tanto quanto amamos ela! Mais um pro próximo livro, né?! Então, daqui, envio meus beijuuss admirativamente babões procê e outros tantos pra nossa, amaaaada, aniversariante!

    ResponderExcluir
  3. Barcellos,
    Tuas produções líricas estão, como sempre, admiráveis. Quanto ao Hai Kai, também aprendi a fazê-lo e admiro o mestre dos mestres dessa arte: Millor Fernandes. O cara publicou um livro só de Hai Kais. Abraços e parabéns, JAIR.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns à Denise, essa bela escorpiãzinha, que aniversaria!
    E felicitações ao autor que postou tão bem elaborada homenagem!
    O Jair citou o Millor Fernandes, e eu lembro de um único Hai-Kai dele, dos muitos publicados na página (hoje, seria um blog) o Pif-Paf, na revista O Cruzeiro:

    É meio-dia e as sombras somem;
    Lá está uma, escondida
    Embaixo de um homem.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Meu querido amigo, também por aqui se elogiam os amigos, acredito que as atitudes definem as pessoas e por vezes basta tão pouco para se fazer alguém feliz.

    Parabéns à Denise e a si por ter o dom e a sensibilidade da palavra.

    ResponderExcluir
  6. kkkkkkkkk....
    \0/
    Barcellos!!
    Meu bom dia veloz para ti!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Denise e que este seu ano passe assim veloz....e devagar nas coisas boas que haja em nós que somos amigas do querido Barcellos.
    Bom dia!!
    :D

    ResponderExcluir
  8. Taí, Rodolfo, tres estilos de poesia que eu amo (os escrevo, vez ou outra) e que vc acertou na mosca, em suas composições, parabéns! E parabéns às mestras, tb. Bom fds, abraços

    ResponderExcluir
  9. Tá linda essa festa RR!

    Como boa escorpiniana que sou to aqui pra ler esta beleza de versos que fez sua amiga!

    O haikai está divino e o indriso, majestoso.
    Ótimo aluno , você!

    bacio nas mãos fofucho!=D

    ResponderExcluir
  10. Depois de ter sido deixada de quarentena pela minha internet indócil, cá estou para deixar o meu beijo cheio de admiração por essa mulher tão incrível.

    Gosto muito dessa moleca disfarçada em mulher chique de viver.

    E a postagem, à altura da aniversariante. O bruxo fez no capricho, só pra variar.

    Beijos aos dois.

    ResponderExcluir
  11. R.R. Barcellos,

    Belos Versos em variados estilos,
    Bela Homenagem!
    Adorei "serenas Azaléias" e a ilustração de J. Wall [ não conhecia ]
    E a nativa de Escorpião é muito linda!
    A.

    ResponderExcluir
  12. Rodolfo, promessa feita e, com carinho desmedido, cumprida!
    Passeei rapidamente por aqui, tomando emprestados minutos de um dia que não programei, mas vivi na íntegra de sua expressão mais calorosa. Não encontrei palavras, entre as lágrimas que deixei rolarem, iniciando uma ciranda de emoções indizíveis...

    Deixei-me envolver pelo abraço especialmente carinhoso, na tentativa de reter cada onda de puro deleite, a cada verso, palavra e carinho explicitado na construção do Hai-kai, seguido do Indriso que bem introduziram o Soneto que me tomou pela mão, bailando junto com tua sensível percepção. Não sei fazer nenhum deles, mas aprecio todos. Neste caso, ser a fonte inspiradora me fez provar a travessia desse mar de talento e sentimentos profundos, totalmente entregue à viagem. Antes de sair, flutuei novamente num mergulho que a surpresa primeira me havia roubado de atenção, tendo a certeza então de que as palavras me abandonaram...

    Durante a reunião que fiz junto a um grupo pequeno de pessoas queridas, quando mais surpresas me aguardavam, mencionei esta jóia que me entregaste, e a exibi com o garbo que você merece!!

    Nada me parece suficiente para agradecer, me restando retribuir através do abraço que cingiu minhas emoções, entregando-as todas a você, FELIZ E GRATA pela eternidade desta amizade tão linda que nos uniu.
    Mais que magia, você empresta a alma às tuas homenagens, e eu a reverencio, e agradeço apaixonada pelo presente maravilhoso - avisando-o desde agora que o levo comigo para guardar num lugar especial, além do coração.

    Já que me alonguei, permita-me agradecer ao carinho de quem passou aqui, recolhendo as felicitações e concordando com suas elogiosas palavras deixadas ao meu Mago querido.

    Um beijo, Rodolfo, que chegue a você meus sentimentos todos, a gratidão e minha afeição!

    OBRIGADA!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Você ainda tem a ousadia de chamá-lo APROVEITÁVEL???? Sua sensibilidade e carinho, deixados nos três estilos de versos, trazem essa admiração de todos nutrimos por você. É mestre em lidar com as palavras. Parabéns àquela que aniversariou e recebeu esse presente maravilhoso.
    E a seu criador, que hoje agradeço por me ter feito rir, lá no meu canto.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  14. Caramba amigo. Isso é que é talento.Parabéns para a Denise pelo aniversário, e parabéns para si pelo carinho e talento demonstrado aqui.
    Abraço para os dois e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  15. Barcellos

    Minha alma é como a tua
    Tem restos de lua
    Em lastros de sol
    E nuas todas duas
    Diante da vida
    Da beleza e da poesia

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Rodolfo..

    fico encantada com a tua humildade...

    Fiz uns versinhos... rs

    Vc fez sim lindos versos, lindo hai kai.

    A Denise deve estar toda vaidosa com toda razão.

    A la os meus parabéns... e vc o meu carinho.
    Me curvo diante do seu talento.bj

    ResponderExcluir
  17. Cheguei aqui pela primeira vez e já me encantei com essa linda homenagem à amiga Denise, que também sigo, só não sei escrever desse jeito*(?), adoro escrever poemas, mas são tão simples.
    Como disseram, tens talento e muita sensibilidade e tens mais uma admiradora,sou uma carioca e tua nova seguidora.
    Um abraço afetuoso da Mery*.
    Te aguardo lá, e espero que gostes do meu cantinho. Se gostares, vai ser um prazer ter você entre os meus seguidores.

    ResponderExcluir
  18. O que posso dizer é que me apaixonei por sua alma, generosa, bela, encantadora... daí, gostar de seu blog foi consequência esperada e óbvia.
    Convido-o a conhecer meu blog e saborear um chocolate comigo... dê-me esse prazer de contar com seu talento inegável.
    Li alguns versos no blog OceanoAzul.Sonhos e fiquei curiosa pra saber: são seus? São adoráveis.
    Beijokas.
    Seguindo...

    ResponderExcluir
  19. Que homenagem maravilhosa à Denise, adorei a sua forma brilhante de escrever, meus sinceros parabéns.
    Bom domingo e uma excelente semana.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  20. Rodolfo,

    um passarinho verde, bem verdinho mesmo, e lindo, contou-me em segredo que dentre essas maravilhas que você "teceu" para o Tecendo Ideias, veio primeiro o soneto, e depois os demais...
    ah, mas para o grande Mago das Palavras, isso é um exercício fácil, fácil!!
    Não há páreo pra vc, querido amigo. Não mesmo. Cada vez mais fico estupefata, misericórdia.

    Já estive na Dê, pedi as minhas devidas desculpas pelo 'um diazinho de atraso', e a cumprimentei com meu melhor sentimento!

    E você, Mago, foi, mais uma vez, perfeito. Lindo soneto, belo indriso, excelente hai-kai (esse, eu conhecia...rs)
    Portanto, Parabéns pelas magníficas produções dedicadas à Denise! E minha admiração pela profundidade em sentimentos que coloca neles!

    Abraç\0/s!!!

    ResponderExcluir
  21. ...esse escorpiãozinho lilás tá muito cute-cute...rs

    ResponderExcluir
  22. \0/
    Bom dia Barcellos,
    Meu lindo espelho
    De brilho intenso e vermelho!
    Boa noite!!
    :D

    ResponderExcluir
  23. Vim até aqui, neste seu canto de encantos para simplesmente ouvir
    Tristesse...

    Um beij\O/

    ResponderExcluir