sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Pour Denise

     Por volta de 1810 Beethoven compôs uma "Bagatela" e ofereceu-a à sobrinha de seu médico, acompanhada de uma proposta de casamento. A proposta foi recusada, mas o presente foi aceito. Mais tarde, a moça casou-se, mudou-se e o mimo perdeu-se.
     Muitos anos depois, quando a partitura original foi descoberta, a péssima caligrafia do autor fez com que o editor visse um nome totalmente diferente, e "Pour Therése" virou "Pour Elise". É uma peça de extrema delicadeza, uma das mais conhecidas do compositor, rivalizando em popularidade com sua famosa quinta sinfonia. E quando me veio à ideia versejá-la, a paronímia rimada impôs-se, somou-se ao grande afeto que nutro por ela - e "Pour Elise" sofreu uma segunda transformação, virando "Pour Denise".
0


Sei que um dia vou te conhecer
Pra te amar
Pra te querer

Sei que um dia vou te encontrar
Pra te abraçar
Pra te beijar

Sei que um dia vou te conhecer
Pra te amar
Pra te querer

Sei que um dia vou te encontrar
Pra te abraçar
Pra te beijar

E teu sorriso brilhará iluminando a solidão


Sei que um dia vou te conhecer
Pra te amar
Pra te querer

Sei que um dia vou te encontrar
Pra te abraçar
Pra te beijar

E teu sorriso brilhará iluminando a solidão

Sei que um dia vou te encantar
Pra te cantar
Esta canção

Sei que um dia vou te encantar
Pra te cantar
Esta canção 

Eu te amarei
Para sempre
No espaço infinito do mundo
E te adorarei
Sem cessar
Sem perder um segundo

Uma noite vou te conhecer
Pra te amar
Pra te querer

Uma noite vou te encontrar
Pra te abraçar
Pra te beijar

E teu sorriso brilhará iluminando a solidão

Sei que um dia vou te encantar
Quando cantar
Esta canção

Sei que um dia vou te encantar
Quando cantar
Esta canção


Niterói, janeiro de 2012
Rodolfo Barcellos

12 comentários:

  1. "Sei que um dia eu vou aprender, a escrever feito você.... Então o sol vai brilhar e encantar como você.... Faz de uma canção um turbilhão de emoção"

    Dimuliu!!! rss
    Abraços
    Tatto/Xipan

    ResponderExcluir
  2. PQP! Que coisa fantástica! Só mesmo um grande vate com o coração aberto pode produzir tal obra! Parabéns desse admirador que não cansa de se surpreender, mas já devia estar acostumada a sua genialidade, JAIR.

    ResponderExcluir
  3. Amigo Ricardo, poema lindo! lindo! lindo!
    Um abração. Tenhas um bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  4. Meu lindo,,,versejas como ninguem!!Um beijo e um lindo fim de semana!!

    ResponderExcluir
  5. Barcellos, babei!
    Você aprontou mais uma obra de arte!
    Que beleza de encaixe, esses versos na obra do mestre Bee!
    Uma homenagem lindíssima para a Denise!
    Parabéns a vocês dois e ao Beethoven também!

    ResponderExcluir
  6. Tudo bem, tudo bem.
    A Denise é uma pessoa incrível, linda por fora e pelo avesso,
    mereceu essa belezura de homenagem.
    Eu nem sei aonde se escondeu o meu ciúme, nem sei.

    Por que essas coisas soam tão naturais, quando vindas de ti, Rodolfo Barcellos?
    Beijos, enormes e afetuosos, aos meus dois queridos.

    ResponderExcluir
  7. El poema es magnífico.
    un placer pasar por tu espacio.
    feliz fin de semana.
    un abrazo.

    ResponderExcluir
  8. Lindo como a musa inspiradora e maravilhoso como o criador!
    Beijuuss pros dois amados meus

    ResponderExcluir
  9. Ouvi mais de uma vez a "minha canção", e encantei-me com os encaixes perfeitos dos versos nos acordes sutis, num encadeamento tão lindo que o encanto cedeu lugar à natural emoção que a melodia sempre provocou em mim - desta vez com o acréscimo ímpar de tua generosa e talentosa criação.
    Meu coração festeja este delicado mimo a partir da paronímia de que me falou - embora não houvesse sonhado com versos tão lindos...e mais, escolheu para esta nova transformação que "sofreu" a música belíssima , o arranjo do Richard Clayderman, que me fascina. O resultado só poderia ter esta harmonia maravilhosa.

    Pelo cuidado com cada detalhe, pelo conjunto da obra, te deixo meu grande e carinhoso abraço, suspeitando da insuficiência das palavras para agradecer o presente precioso, nem vou recorrer a elas (e te absolvo pelo assalto ao meu face...rs).


    * Magos fazem transmutações mesmo!!!

    ResponderExcluir
  10. Quando digo que é especial, nada mais se torna necessário. Aí está sua belíssima obra, a encantar o coração da Denise e de todos nós. Soberba postagem!

    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia meu maracujá de gaveta!
    Pense quando estamos propício para o amor...ouvindo isso,será que nos seguramos,,,aiaiaiaiai
    Vc fez meu dia mais criativa e cheia de ideias...
    Lindo dia prá ti amigo querido!

    ResponderExcluir