sexta-feira, 6 de abril de 2012

Glória

Irene Alves disse...
A nossa querida Glorinha de Lion partiu. Estou profundamente triste. Não sei se já sabia.
Paz à sua alma.
Bj.
Irene
5 de abril de 2012 17:41  


Não, Irene, eu não sabia. Obrigado por avisar. Eu a conheci através da Regina Rozembaum, e posteriormente compareci ao lançamento do seu livro, aqui em Niterói, mas depois perdemos o contato. Sabia de sua luta e respeitei seu pedido de privacidade.
Transcrevo a seguir duas matérias que publiquei aqui, logo após conhecê-la pessoalmente: 
*   *   *   *   *
     Ontem, tive o prazer imenso de conhecer de abraço abraçado, de beijo beijado, de olho no olho, de papo falado, a Glorinha - que já me conquistara nos amplexos, ósculos, vislumbres e colóquios internéticos. E ela vendeu a mim, por trinta dinheiros, um pedacinho de sua alma.
     Nunca fiz melhor negócio... e nem precisei barganhar! E, tendo folheado o "Na esquina da vida" e lido sofregamente os primeiros capítulos (o velho Morfeu fez valer ontem seus direitos), aconteceu o inevitável: os versos vieram dançar nos meus sonhos... e só há um jeito de acalmá-los (não é, Glorinha?): escrevê-los.


No auto-retrato de uma alma nua
Na esquina da vida, sorrindo pra mim,
Vinte e oito mulheres desfilam na rua.
Haverá outras mais? Por certo que sim.

Poetisa da vida, pastora de sonhos,
Já nunca o espelho irá te mentir;
Jamais os enganos te serão tamanhos
Venham do passado ou mostrem o porvir.

Glória! Glória à mulher que se completa
E vaza em letras o estro feminil,
Resplandecendo viva em tua vitória;

Recebe agora o preito do poeta:
Quisera já que esses versos fossem mil,
Em cantos meus a ti, Glória! Glória! Glória!


     Para conhecer melhor a Glorinha (e seu livro) acesse o link Café com Bolo e Glorinha.
     PS: Rê e Si, vocês são agora proprietárias de pedacinhos da alma da Glorinha, que estão sob minha custódia, devidamente autografados. Serão entregues / remetidos o mais breve possível. Abraços.
*   *   *   *   *
- Segunda-feira, seis de junho, onze e dez da manhã de um belo dia de outono. Acabo, minha já muito querida amiga, de caminhar o último dos 160 passos que me levaram, conduzido pela tua mão, a dobrar uma esquina - a mesma que eu dobrei já lá vão quinze anos, meio atabalhoadamente, sem perceber quão relevante é a arquitetura de seus prédios para os olhos femininos (se bem que minha saudosa Maria Helena já havia me mostrado algumas das belezas dela).
- Sim, sou hoje um homem mais sábio do que aquele de três dias atrás, no que se refere ao fascinante universo feminino. Mas reconheço, humildemente, que nunca o compreenderei completamente (e nem sei se quero - acho que o fascínio se apagaria).
- Por algum motivo, meu marcador de livro se recusou a sair da página 139, onde Nereida coloca os poetas no memo balaio ocupado por hippies loucos e destrambelhados e cultores do Tarô. Não que este poeta menor se ressinta de tão criativa companhia, pelo contrário... mas senti a falta de outros artistas - escultores, pintores, músicos arquitetos e - porque não dizer? - escritores e escritoras.
- Você me pergunta sobre minha disponibilidade para contatos telefônicos. Sinta-se à vontade para ligar quando quiser. Se possível, evite horários além das 21 horas, e às segundas a partir das 17h.
- Grande amplexo internético, e até o próximo abraço abraçado.
- Ah, e beijos, claro!
*   *   *   *   *
Fique, Glória, na Glória Dele.

16 comentários:

  1. Certamente ele está naquela esquina que os poetas idos se encontram todos os dias e onde trocam rimas e métricas. Que as musa a acompanhem.

    ResponderExcluir
  2. Olá, meu amigo muito querido!

    Vim retribuir seus desejos de Feliz Páscoa e deparo com essa notícia!
    Claro que eu conheci a Glorinha (não pessoalmente como você, mas trocamos algumas figurinhas, no início dos Botões de Madrepérola e a admiro demais).
    Sinto imenso, mas como sou cristã, vejo desta forma: ela se foi em uma das datas mais lindas da festa cristã - ressuscitará com Jesus, no mesmo dia Dele!
    Rodolfo,
    o Café com Bolo e Glorinha vai ficar na imensa saudade!!!
    Que descanse em total paz essa que foi só alegria!
    Amado,
    estou ausente ainda, mas você está pertinho, dentro mesmo do peito, porque nunca irei esquecer aqueles com quem aprendi tanta coisa boa e linda!
    FELIZ PÁSCOA
    JUNTO AOS SEUS!!!

    S
    A
    U
    D
    A
    D
    E
    ...
    Logo eu volto!

    ResponderExcluir
  3. Mais uma bela alma que deixa o nosso convívio para integrar e enriquecer a essência que dará anima a novas vidas...
    Breve, ela renascerá entre nós, inocente e pura,continuando o ciclo das existências...
    Saudoso ficará quem a conheceu nesta passagem...
    Abraços, amigo!

    ResponderExcluir
  4. Barcellos nesse tempo de paixão, renascer é o que vemos acontecer depois... linda homenagem e belas palavras tuas leva Glorinha para outra dimensão, no lugar chamado coração....
    Que leve o amor que carrega para iluminar seu caminho...

    Beijos e feliz Páscoa querido amigo!

    ResponderExcluir
  5. EU SIMPLESMENTE ESTOU SEM PALAVRAS ... CONHECI O BLOG DELA TENHO MUITOS COMENTARIOS DELA NO MEU BLOG E VARIOS MEU NO BLOG DELA ADMIRAVA A LUTA E O SONHO QUE ELA TINHA PARA LANÇAR SEU LIVRO ...E NÃO SABIA QUE ESTAVA DOENTE .. ESTOU PROFUNDAMENTE TRISTE ... SEI O QUANTO ELA ESTAVA FELIZ COM SEU LIVRO ..E SEI O QUANTO TINHA AINDA POR NOS MOSTRAR DE SUA LINDA ESCRITA ..QUE DEUS ...ACOLHA COM O CARINHO MERECIDO DE UMA FILHA QUE SEI QUE ELE TEM POR ELA ..
    ABRAÇOS RODOLFO ..

    OTILIA LINS

    ResponderExcluir
  6. Entrei para lhe desejar uma Páscoa Feliz, mas dado o conteúdo do post que acabo de ler, Fiquei sem palavras. Não conhecia a Glorinha, mas pelo que dela escreveu foi como se tivesse partido uma amiga. Assim sendo deixo um abraço e saio com uma breve oração.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite meu maracujá de gaveta!
    Lindo essa caminhada da sua amiga para a plenitude,para a consumação final,que chegou na ressurreição primeiro do que nós...
    Venho trazer minha mensagem...
    Celebrar a Páscoa é celebrar nossa vida-em-Cristo:
    Saimos da escuridão para a liberdade...
    Aleluia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    F*E*L*I*Z***P*Á*S*C*O*A***C*O*M***A*M*O*R***!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Sinto muito; não a conhecia, mas vejo que era uma pessoa amiga *querida por ti e muitos mais ...É pena !
    Eu acho que Deus olha por ela; acredito em vida eterna...então passou para...ai, fiquei sem palavras, desculpe;
    beijo, um abraço pela PassageM de Jesus, n Páscoa é passagem, RenovAção...me emocionei..* * *

    ResponderExcluir
  9. Vê só Barcelos, que sintonia* aconteceu, enquanto eu me emocionava aqui, escrevendo você estava no meu blog, deixando uma mensagem pra mim; será um sinal?...Sei lá; amei. Beijos

    ResponderExcluir
  10. Quando ontem eu vi a postagem de Regina, pensei imediatamente em você, que talvez ainda não soubesse e no quanto ficaria triste...

    Nesse momento eu só queria te abraçar e prometer que tudo vai ficar bem.

    Beijo, meu querido.
    E dos abraços, o mais apertado.

    ResponderExcluir
  11. Lembrei de quando vc foi ao lançamento do Livro dela, e tb das muitas vezes em que nos encontramos em casas de amigos em comum - ela sempre me pareceu essencialmente franca, e visceralmente determinada, posso então imaginar o quanto sua luta foi acirrada contra essa doença que devasta um ser, mas lhe exige tanto querer lutar que essa batalha se torna a razão do viver...
    A saudade é um sintoma que reflete o que foi vivido de bom, marcante, e quem conviveu e compartilhou, deverá sentir - é o plantio que floresce, a vida que permanece em cada um dos amigos que ela conquistou.
    Bonita tua homenagem, que ela esteja na Glória Dele!

    ResponderExcluir
  12. Uma Santa Páscoa pra ti e toda sua família meu amigo,,,abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  13. É isso né Bruxo...fica a vivência sentida, descrita em versos,imagem capturada...e a gente segue pensando que a vida é mesmo assim: feita de momentos únicos vividamente vividos.
    Beijuuss meu querido n.a.

    ResponderExcluir
  14. Fiquei triste com essa postagem. Não sei lidar com perdas e tomar ciência de que alguém nos deixou, ainda que não a conhecesse, me causa dor. Creio que foi bem recebida no plano espiritual e que a vida não termina aqui. Mesmo assim, não consigo deixar de lamentar o vazio que deixam os que já cumpriram sua missão nesse universo.
    Que Deus conforte os que ora sofrem com sua perda.

    Suia homenagem ficou linda!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  15. Muito triste, não tenho palavras.
    Que ela esteja em Paz.

    Abraço meu amigo
    cvb

    ResponderExcluir