sexta-feira, 29 de junho de 2012

São Pedro


     O calendário informa: o dia da festa é 29 de junho. E a festança nos arraiá por esses brasis adentro confirma. Mas o ciclo das festas juninas não se encerra em junho. Não senhor. O dono das chaves, festeiro que só, abre as portas e invade o mês do imperador da antiga Roma, fazendo da primeira semana de julho o "gran finale" que merecem os festejos populares mais autênticos de nossa gente (não, não me venham falar em carnavais).
     São famosas as festas do Nordeste, em geral, e as dos Beléns em particular. Aqui em Niterói as procissões marítimas das colônias de pescadores - principalmente a que sai de Jurujuba - são destaque. Mas entre barqueatas, festas de terreiro, cerimônias religiosas e tantas outras, resolvi mostrar aos amigos a festa da colônia de pescadores de Itaipu, bairro onde moro. O vídeo do fotógrafo Paulo Resende - um tanto vazio de gente - enfatiza o apelo comercial e turístico da festa, mas dará uma ideia do clima que reina na ocasião, se acrescentarmos mentalmente a balbúrdia dos milhares de frequentadores habituais. E vale pelas fotos e pela música.
     Mas o que está fazendo aí no vídeo o Bastião? A festa dele não foi no início do ano?
     Bem, acontece que ele é o padroeiro da paróquia do bairro, e na dupla condição de convidado e anfitrião ele não poderia faltar. A casa dele é a bela igreja colonial que aparece ao fundo do vídeo e na imagem abaixo.
     É na próxima semana. E vai ter mais pro ano que vem. Anavan tu!
Imagem: pauloresendefotografo.blogspot.com
Niterói, junho de 2012
Rodolfo Barcellos

8 comentários:

  1. Bom dia meu maracujá de gaveta !
    O mês de junho nos mostra tantos santos atuando por aqui.São coisas de Portugueses trazer tantos Santos para nós termos dede celebrar sua colheita.
    Segundo a crendice popular o São Pedro além de ser o porteiro do céu,é tido como protetor dos viúvos e pescadores...
    Bjjjjjjjjjjjjjjjjj

    ResponderExcluir
  2. Êita que gostei da música. Acho que Pedro (pras festas) fica meio esquecido...encalacrado entre Antônio e João. Só lembrado, como disse Severa, na hora que estamos lá...torcendo pra não sermos "barrados no baile". Tô indo daqui a pouco pra minha roça Santa. E lá terá, muiiito quentão, milho e batata doce assada, canjica, pé de moleque, docim dileite, caldim di feijão e mandioca, dança, fogueira e prosa a perder de vista. Êêê trem danadu de baummm sÔ! Vamo?
    Beijuuss de sua samambaia-bailarina que dorô o verso lá deitado

    ResponderExcluir
  3. Se não tivesse lido sua postagem nem me lembraria que hoje é dia de São Pedro. Que ele nos abençoe, bem como a todos que se preparam para os festejos. Usando a imaginação, coloquei o burburinho, o vai e vem, no vídeo que postou, e pude sentir a animação de todos (rss). A música é um elemento que não pode faltar. E foi bem escolhida.
    (Obrigada pelas dicas. Vou ler as orientações). Grande beijo!

    ResponderExcluir
  4. Se tivesse netos grandinhos, este seria um bom lugar para ve-los brincar!

    São Pedro é o Santo chovedor, né? aquele que arrasta os móveis e joga água pra limpar...rsrrs
    A festa é sempre linda quando os convidados aproveitam o que podem!
    E que a festa julina seja animada!
    bjos Poeta!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Barcellos!
    Que seja sempre assim!!
    Abçs!
    Rike.

    ResponderExcluir
  6. Impossível não voltar para elogiar os belos versos com os quais me brindou. Sua colocação sobre jaula/liberdade ficou excelente. Obrigada e meus parabéns, poeta!!!
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  7. São Pedro tem prestígio por aqui, o povo tenta agradar de todas as formas pra ver se santo-porteiro abre as torneiras e deixa cair umas gotinhas na terra castigada. Mas pelos lados do sertão o agrado não tem sido o bastante, porque o chão tá bem dolorido.

    Beijos, meu bem, bacaninha esse seu "velar" pela cultura popular.

    ResponderExcluir
  8. Lá no Rio Grande, dia de S. Pedro é feriado, pois o santo é o padroeiro do estado, antiga Província de S. Pedro do Rio Grande do Sul!
    Abraços!

    ResponderExcluir