terça-feira, 14 de agosto de 2012

Depois do futebol

Imagem: Internet

     A CBF faria bem em contratar a Evgenya Kanaeva  para ensinar ao Neymar certas intimidades com a bola. A moça eslava dá show no quesito.
     E também no bambolê a menina é fera, e nossos craques precisam pelo menos aprender a rebolar com mais estilo e ritmo.
     E as cobrinhas? Aqueles arabescos que ela desenha no ar, se transpostos para a grama desorientariam qualquer esquema defensivo que os adversários queiram montar. Nossos velhos lençóis e chapéus não foram páreo para os ponchos e sombreros astecas.
     E se clamarem pela pureza de nossas origens no nobre esporte bretão, vejam a mestria com que ela joga os malabares. É massa! Os projetos de craques que se exibem frente aos carros, nas nossas esquinas, certamente encontrariam mais oportunidades de acesso às divisões de base, se ela se dispusesse a ensinar-lhes uns truquezinhos.
     Mudando um pouco o foco, não consigo ver nas meninas do nado sincronizado mais que meros bonecos de mola. A admirável sincronicidade dos movimentos é conseguida às expensas da fluidez, da naturalidade e da graça dos gestos e aquele sorriso pintado e aparafusado nas caras de pau não vale a multiplicidade das expressões das meninas do vôlei... ah, aquelas meninas do vôlei! aquelas mulheres! aquelas deusas! aquelas brasileiras!
Imagem: Internet

     E aquele brasileiro, o Zanetti, estátua de Michelângelo dominando as argolas?
     Parabéns a todos os atletas brasileiros, medalhistas e não medalhistas - se bem que, cá entre nós, a prata no futebol não teve o mesmo brilho da prata do vôlei masculino (parabéns ao técnico russo, que desafiou os cânones do jogo e virou o resultado).
     E vamos para a próxima!

11 comentários:

  1. OI R. R. BARCELOS!
    VÁLIDO É CUMPRIMENTÁ-LOS,ATLETAS, QUE NOS REPRESENTARAM E AOS QUAIS SOMOS AGRADECIDOS.
    MAS, COMO BEM DISSESTE, A PRATA DO FUTEBOL NOS FRUSTROU E PRONTO!
    UM GRANDE PAÍS COMO O NOSSO, COM BRASILEIROS DE TODOS OS LUGARES TREINANDO E COMO VÁRIOS ATLETAS, QUE NA EMOÇÃO DAS CONQUISTAS REVELARAM, COM FALTA DE CONDIÇÕES PARA SE PREPARAREM,FICA O VAZIO,A EXPECTATIVA E O PEQUENO NÚMERO DE MEDALHAS CONQUISTADAS.
    ABRÇS

    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderExcluir
  2. Olá

    O encontrei em Isa
    e o vim visitar
    e gostei da visita e de o conhecer.

    Maria luísa

    ResponderExcluir
  3. Limerique

    Jogamos mal, mas nadamos nos cobres
    Já as meninas de ouro são bem pobres
    Então é injustiça
    Nessa justa liça
    Em compensação as moças são nobres.

    ResponderExcluir
  4. Blogada super esta, RR!
    Nosso futebol (me parece), nunca mais será o mesmo. Eles não tem garra e nem amor à camisa. Não jogam com vontade de vencer e nem de mostrar o que sabem... Fiasco total.

    De resto até que o Brasil foi bem, supondo que o governo não incentiva o esporte ...

    bjs caríssimo:)

    ResponderExcluir
  5. Você foi ótimo nas colocações. Se alguns fatos não fossem tristes, até conseguiria rir deles. O vôlei feminino, sim, é uma alegria. Assim como o masculino, cuja prata tem luz dourada, para mim. Nosso futebol anda vivendo do passado, infelizmente. Grande beijo!

    ResponderExcluir
  6. Senhor Armando Nogueira... Digo, Rodolfo Barcellos, que deliciosa crônica esportiva essa que nos presenteia. É claro que o olhar sobre as musas femininas é toda vida mais intenso, né? Mas tudo bem, tá valendo. As meninas do ouro merecem mesmo todas as honras. As do nado sincronizado são estranhas e mecânicas. O Zanetti, que massa! O futebol, quebraram-se os saltos.

    É bom quando de vez em quando os teus versos se desmancham em prosa. Mas só de vez em quando, porque você é poesia.

    Beijo!!!

    ResponderExcluir
  7. Tudo muito bem colocado, Barcellos!
    Sinto pela prata do vôlei masculino, que teve um adversário muito duro, mas acho que valeu bem mais do que a prata do futebol, esta um demérito, pois nunca uma olimpíada esteve tão ao alcance do Brasil neste esporte!
    A globo só fica botando paninhos quentes no Mano e nos jogadores!
    Perguntinha: já pensou se fosse o Dunga?
    Agora, a apresentação da ginasta foi mais que esporte, foi mesmo arte!
    Concordo com todo o resto!
    Abração!

    ResponderExcluir
  8. Só não gostei sobre Neymar, ele não joga sozinho, são 11 contra 11 ele é um excelente jogador, é tri campeão pelo Santos, sei não o pessoal só pega no pé dele...fico triste sou fã ...e não entendo porque a prata do vôlei masculino tem brilho e a do futebol não.
    No mais, penso q ainda não temos estrutura para uma Olimpíadas, o Rio de Janeiro é muito violento e tanta coisa a ser feito, "vamos pagar caro e não somos um País rico(?, eu não fiquei feliz quando o RJ foi escolhido para esse grande evento.
    Abraços, dei minha opinião c franqueza, *obrigada por ser meu amigo;
    ando de mal c a blogosfera, mas ainda ñ desisti...Pelos amigos e pelas boas leituras, me deleito por aqui.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia meu maracujá de gaveta !!!!!!!!!!!!!!!!!
    Fala sério!
    Ainda temos o direito de falar alguma coisa que nos aflige neste país ????????????
    bjs de bom dia !!!!!!!!
    Tou com saudades de você!
    Fazzzzzzzzzzzzzz tempo que não te vejo ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou acompanhando os jogos através das postagens dos amigos.... eles completam mesmo o que fica faltando na vida da gente.

      Beijos Barcelos!

      Excluir
  10. ola , vi o seu comentário num outro blog e saí correndo para o seu blog, vendo seu magnifico espaço, adorei imenso, mas tenho um convite para fazer, se voce gostar de poesia venha visitar e dar a sua opinião aos meus poemas http://assombrado-mc.blogspot.com

    ResponderExcluir