Projeto BPA

O Projeto BLOGUEIRO PROFISSIONAL AMIGO, idealizado pelo Tatto, pretende materializar a amizade virtual entre os blogueiros participantes pelo aproveitamento dos conhecimentos de cada um em benefício das necessidades dos outros. Enquanto os amigos não necessitarem de minha assessoria para a manutenção de suas aeronaves, eu disponibilizarei aqui algumas dicas que talvez lhes sejam úteis no seu dia-a-dia de blogueiros.
Os comentários desta página estão habilitados, para que eu possa aferir o real valor das dicas; mas provavelmente terei que deletá-los periodicamente - se crescerem muito.
DeussssKiAjude!


5/6/12 - CÓPIA DE SEGURANÇA DO BLOG
A opção BACKUP em "Design - Modelo" NÃO SALVA postagens e comentários - só algumas configurações e o "layout" do blog. Para salvar as postagens e comentários, vá em "Design - Configurações - Outro" e EXPORTE o blog para alguma pasta de seu computador. Se algo der errado, vc poderá recuperá-lo. É só clicar em "Fazer download" e ele será salvo na pasta "downloads" do seu computador, com o nome "blog-mm-dd-aaaa.xml".

3/6/12 - COMO SE LIVRAR DE UM CHATO
Muitas pessoas se escondem sob falsos nomes, imagens e descrições em seus perfis. A maioria faz isso para proteger sua privacidade, mas uns poucos o fazem para invadir a dos outros. São as moscas da internet...
Sabe aquela mosca recalcitrante que teima em voltar depois de espantada? Pois é, às vezes aparece no blog da gente, muitas vezes como anônimo, outras vezes sob uma identidade falsa, perturbando-nos em comentários "engraçadinhos" ou mesmo ofensivos. E como aquela mosca, não adianta enxotá-los. Eles voltam.
O Blogger é uma espécie de praça pública. É difícil nos livrarmos desses indesejados "seguidores" por meio de algum tipo de filtro seletivo, sem nos privarmos do prazer de encontrar novos amigos. Não é tão simples como bloquear remetentes no e-mail.
Se você está sendo importunado por alguma mosca, tente o seguinte:
1. IGNORE completamente o inseto. Não responda seus comentários, nem mesmo os delete. Em um ou dois meses ele irá procurar outras vítimas (livrei-me assim uma vez).
2. Não é boa idéia bloquear comentários anônimos. Às vezes é o único meio de acesso que alguns amigos têm a seu blog. Mas talvez seja necessário fazer isso por um certo tempo.
Se precisar deletar com frequência comentários particularmente ofensivos é melhor ativar a moderação de comentários. Clique em Design, Configurações, Postagens e Comentários; marque a opção "sempre" em Moderação de comentários. Nesta mesma página, é possível bloquear comentários anônimos. Ao terminar, clique em "Salvar configurações".
3. Em último caso, transforme seu blog em um "clube fechado", com acesso somente aos amigos convidados por você. Em Design-Configurações-Básico, seção Permissões, liste os e-mails dos convidados como Autores do blog e dê-lhes o status de "Autor", reservando para si o de "Administrador". E em Design-Configurações-Postagens e comentários restrinja "Quem pode comentar" aos autores.
Se preferir que seus convidados exclusivos sejam apenas leitores, liste seus e-mails na opção "Leitores deste Blog - Somente esses leitores". Seus convidados receberão os convites por e-mail.
Eu particularmente não adotaria essas últimas soluções - gosto da liberdade que sinto na praça pública. Questão de gosto...
PS: Quem quiser migrar ou voltar os comentários da "janela pop-up" para "formulário incorporado", esta última já está funcionando bem.
PPS: Para dicas mais sofisticadas vale a pena visitar http://www.elainegaspareto.com/search/label/dicas%20para%20blog. A Elaine é fera.

10/7/11 - GERENCIANDO OS COMENTÁRIOS
Entre o "liberou geral" e a proibição total, escolha o nível mais confortável para você. Leve em conta que o "Blogger" é uma rede social peculiar, onde o prazer de comentar os amigos e ser comentado por eles é parte essencial da interação entre os blogueiros.
Se você não tem problemas com "seguidores" mal-educados, evite a moderação de comentários - quem comenta gosta de se sentir bem recebido. Da mesma forma, a verificação de palavras só se justifica se você é rotineiramente alvo de "spam" (propaganda comercial dirigida); a digitação daquelas "palavras" tortas é um saco. E mesmo comentários anônimos raramente são invasivos - e durante os chiliques do "Blogger" podem ser a única solução.
E se você não gostar do resultado, é fácil voltar à configuração anterior.
Na guia "NOVA POSTAGEM - opções" você pode liberar ou recusar comentários para aquela postagem em particular.
Na guia "DESIGN", opção "Configurações - Postagens e Comentários" você ativa ou desativa a moderação e permite ou não  comentários anônimos.

3 comentários:

  1. Rodolfo,

    era justamente o que estava pensando quando terminei de ler suas "dicas", meu amigo.
    Como fazer para retirar essa agonia dos nossos blogs?? Afff
    Aliás, eu nem sei mais se já consegui fazer isto, na antiga configuração:

    "Para desativar a confirmação vá em Configuração > Comentários > Exibir uma confirmação de palavras para os comentários?. Marque a alternativa Não. Salve."

    Lembra-se disto? Pois é, e agora não vemos mais essa opção!
    Vou continuar investigando, depois eu volto e falo, se conseguir.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Graça... isso foi há quase um ano. De lá pra cá, essa falha já foi corrigida.
      Abraços.

      Excluir
  2. Cara!!! Ói qui tonto... rss

    Tu fazeu uma aba ispecial pro Projeto, Putzzz.. Fiquei mó "orguiôso" disso...
    "Amigo é sem duvida nenhuma, algo pra guardá drentu du coração meRmo."

    Deussssssssskiajude
    Meu amado Mestre e manipulador do bem das palavras.. rss
    Abraços
    TattO

    ResponderExcluir