- LHC é a sigla para Large Hadron Collider - o Grande Colisor de Hádrons, construído pela Organisation Européenne pour la Recherche Nucléaire - CERN (a sigla vem de Conseil Européen, e foi mantida quando o conselho se transformou em organização). Custo da trapizonga: US$ 6.000.000.000,00.
- Quem acha que o LHC é apenas um túnel circular de 27 km, escavado na fronteira franco-suíça para alojar o maior sincrotron do planeta não tem ideia da quantidade de aparelhos subsidiários que o acompanham. Aceleradores lineares, ciclotrons e sincrotrons menores completam a teia de aranha que forma a estrutura subterrânea do CERN, sem falar nos inúmeros defletores e absorvedores de radiação e nos gigantescos detetores de partículas, o maior dos quais, chamado ATLAS, tem a altura de um prédio de quatro andares - a cem metros de profundidade. O LHC usa 9.798 toneladas de nitrogênio líquido para refrigerar os ímãs a -193,2 ºC (aproximadamente 80 K). Depois, usa 54 toneladas de hélio líquido para refrigerá-los ainda mais. A fase de testes iniciais começou em 2008.
- E o que será que vai acontecer quando passar a fase de testes e ligarem a tomada pra valer?
- Bem, já ligaram. Em março deste ano, a trapizonga acelerou os prótons pelo túnel circular, obrigando os coitados a darem milhares de voltas por segundo, cada vez mais rápido, para deixá-los bem tontos, e então, quando estavam a 99,9999991% da velocidade da luz (um pouco acima da máxima permitida nas rodovias locais), desviaram-nos para o alvo - o ATLAS - onde eles colidiram com uma energia de 7.000.000.000.000 de elétrons-Volts (7 TeV). Deve ter sido uma baita dor de cabeça... mas os resultados práticos da infração às leis de trânsito de Genebra ainda estão sendo analisados.
![]() |
Detetor ATLAS. Observe as duas figuras humanas na entrada... |
- Portanto, minha gente, vamos aproveitar a vida... sem esquecer que o calendário Maia acaba em 2012, ano de Olimpíadas, quando certamente serão quebrados recordes de velocidade nas pistas, nas raias e no LHC.
Gostei, acho que a TRAPIZONGA vai ignorar a teoria e continuar dando resultados pífios até 2012. Ano que, conforme o calendário maia o mundo deve acabar. Acontece que o calendário só acaba no ano 2012 porque os operários que o estavam confeccionando entraram em greve por motivos de salários e não o completaram, segundo nosso amigo Leonel.
ResponderExcluirNa realidade, não foi por greve salarial que os operários maias pararam o calendário em 2012. É que eles pensaram um pouco e perceberam que, se a malandragem deles fosse descoberta só perto de 2012, eles já teriam gasto todos os salários que receberam para fazer o calendário e não estariam mais aí para ter que dar explicações!
ResponderExcluirMas, falando da TRAPIZONGA, eu ainda não entendi qual o objetivo desta maldita engenhoca que custou quaquilhões de dólares!
Se nada acontecer, eles terão enterrado toda esta fortuna numa porcaria de metrô que não leva a lugar nenhum...por outro lado, se funcionar, isto é, se reproduzir os efeitos como aqueles do suposto Big Bang, correrão enorme risco de criar um novo mini-universo, e os tais buracos negros gerados como efeitos colaterais engolirão a Terra e provavelmente todo o sistema solar!
Será que os autores vão receber o prêmio Nobel diretamente do Príncipe das Trevas?
Porque do Grande Arquiteto eu acho que não...
Que tal se empregassem essa grana em pesquisas sobre a fusão nuclear, captação e acumulação de energia solar, nanotecnologia aplicada à medicina ou na manipulação genética de microrganismos capazes de controlar a poluição causada por trapalhadas como a da plataforma de petróleo do Golfo do México?