terça-feira, 25 de junho de 2013

Caça-rimas 3


     Parece que alguns amigos gostaram da brincadeira. E aqui vão mais dois caça-rimas. Mas atenção, caçadores: evitem usar canetas dermatográficas ou similares diretamente na tela do monitor.


Lua Minguante
Rodolfo Barcellos

Onde a paixão? Onde estará, insano e ardente,    1-amizade,

Aquele amor que incendiava cada noite?           2-ardente,
Foi-me o desejo. A ânsia louca também foi-te;    3-beijo.
Em cinzas frias fez-se a brasa antes candente.   4-candente.

Se bem nos reste ainda um aconchego _______      5-desejo.

Não sobreviverá ao fim do nosso _______          6-estio;
Não nos dará calor quando chegar o _______       7-foi-te;
Ao extinguir-se o lenho último do _______        8-forno.

E vai minguando o amor, o encanto e a _______    9-frio,

Não mais os nossos corpos, em mútua _______     10-magia.
Entoarão o canto do febril _______              11-morno,

Cada lembrança doce virará _______              12-noite?

Talvez nos reste ao fim alguma _______          13-poesia,
Talvez o nosso adeus sequer mereça um _______   14-saudade.

     Querendo, confira o original em
http://seteramos.blogspot.com.br/2012/02/minguante.html

     E aqui vai outro, esse do meu mestre:


Soneto de Fidelidade
Vinícius de Moraes

De tudo ao meu amor serei atento                 1 -ama
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto         2 -atento
Que mesmo em face do maior encanto               3 -canto
Dele se encante mais meu pensamento.             4 -chama

Quero vivê-lo em cada vão ________               5 -contentamento
E em seu louvor hei de espalhar meu ________     6 -dure.
E rir meu riso e derramar meu ________           7 -encanto
Ao seu pesar ou seu ________                     8 -momento

E assim, quando mais tarde me ________           9 -pensamento.
Quem sabe a morte, angústia de quem ________     10-pranto
Quem sabe a solidão, fim de quem ________        11-procure

Eu possa me dizer do amor ________               12-tanto
Que não seja imortal, posto que é ________       13-(que tive):
Mas que seja infinito enquanto ________          14-vive

Niterói, junho de 2013 (quando o gigante acordou)
Rodolfo Barcellos

10 comentários:

  1. Obaaaa! Adoro esses caça-rimas...
    Vou tentar quando der um tempinho aqui.

    bacios caríssimo:)

    ResponderExcluir
  2. Afff, esqueci de dizer do Soneto do Vinícius... Meus sais RR... Pode ser NOSSO mestre? rs

    ResponderExcluir
  3. Lua Minguante
    Rodolfo Barcellos

    Onde a paixão? Onde estará, insano e ardente,
    Aquele amor que incendiava cada noite?
    Foi-me o desejo. A ânsia louca também foi-te;
    Em cinzas frias fez-se a brasa antes candente.

    Se bem nos reste ainda um aconchego morno,
    Não sobreviverá ao fim do nosso estio;
    Não nos dará calor quando chegar o frio
    Ao extinguir-se o lenho último do desejo

    E vai minguando o amor, o encanto e a magia.
    Não mais os nossos corpos, em mútua poesia,
    Entoarão o canto do febril desejo.

    Cada lembrança doce virará saudade
    Talvez nos reste ao fim alguma amizade,
    Talvez o nosso adeus sequer mereça um beijo.


    E aí, professor? Não estou muito segura se fiz direitinho não, mas arrisquei. O do Poetinha eu acho que lembro de tudo...Qualquer dúvida é só perguntar ao google, né? Rsrs...

    Beijo, meu bem, professor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você bobeou no oitavo verso - trocou forno por desejo. E o poema ficou cheio de desejos e à mingua de fornos...
      Beijo, linda.

      Excluir
  4. Achei triste a lua minguante...
    Deixo para quem tem o talento, a tarefa de caçar as rimas, venho depois, espiar, emocionar-me com os versos - tristes... ou esperançosos, cheios de um viço que só a alma de um Poeta consegue emprestar ao seu versejar...

    Parabéns pra dupla querida, bjo-os com carinho duplicado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois do minguante virão a nova, a crescente e a cheia, numa tetralogia que explora em quatro sonetos os paralelos entre as fases da Lua e as do amor. Comecei pelo minguante exatamente por ser o mais triste... os outros irão num crescendo até a plenitude da lua cheia.
      Beijos, Poesia.

      Excluir
  5. Como a Dê espio os brincantes, competentes, de versos.
    Beijuuss Bruxo mestre

    ResponderExcluir
  6. Hoje vim te convidar a visitar o FOLHAS DE OUTONO através do Poema LENTES DO MEU OLHAR!
    Que pode ser considerado uma arte,mas que na realidade revela o movimento que tem o teu olhar.
    Peço desculpas por não poder deixar comentário,mas te espero lá para falar de vida e de lente que faz reinar a beleza da luz ...
    bjs e até minha volta recuperada !

    ResponderExcluir
  7. Mais diversão cultural!
    Quanto ao gigante, agora parece que está com insônia!
    Hehehehehe!
    Abração!

    ResponderExcluir
  8. Há muita melancolia nesse seu soneto, embora ela não tire a beleza de seus versos.
    Estive ausente dos blogs e estou tentando me atualizar na leitura das postagens dos amigos. O exercício, neste momento, não acertaria. Bjs.

    ResponderExcluir