quinta-feira, 26 de maio de 2011

Às Armas!

     Aux armes, citoyens! Formez vos bataillons! Marchons! 
     (Estribilho da Marseillaise - a Marselhesa).
     Se você for ao Google e digitar na caixa de pesquisa "Amanda Gurgel", vai obter mais de um milhão de resultados. E esse "ibope" foi alcançado em menos de um mês.
     E o que foi que ela fez? Posou nua? Anunciou o noivado com algum príncipe britânico? Foi fotografada por paparazzi aos amassos com um magnata grego? Foi sacrificada no paredão do BBB?
     Não... ela apenas falou o que todos nós já estamos carecas de saber...
     Não foi o "que", nem o "como", nem o "quando"... foi, sim, o "onde" e principalmente o "a quem". As mesmas palavras que rolam milhares de vezes nas mesas de botequim e nas reuniões sociais, nos salões de beleza e nas conversas em família, foram colocadas perante quem tem o poder de decidir. E os poderosos ouviram o que já sabiam, mas não gostavam de se lembrar. E ficaram em silêncio...
     Não duvido que a moça seja tratada pela mídia como um cometa esplendoroso, mas efêmero. Assim que sua capacidade de gerar bons índices de audiência começar a declinar, o foco das câmeras buscará alvos mais promissores. Talvez até lá ela seja ainda assediada por partidos políticos, agências de propaganda, programas de auditório ou revistas masculinas. Ela saberá achar o melhor caminho para prosseguir sua luta; e eu quero combater a seu lado por mais um tempo.
     No dia 23 de Maio, a Lu Cavichioli, no seu "Retratos em Degradê", propôs o seguinte "Meme": Dez Razões para se Ter um Blog. Bem, uma das mais nobres, apaixonantes e gratificantes razões - anota aí, Lu - é poder botar publicamente a boca no trombone em solidariedade a pessoas como a Professora Amanda Gurgel. Se você ainda não viu o vídeo (no You Tube ou na TV), andava na certa distraído; se viu, provavelmente vai querer vê-lo de novo.



     A respeito desse momentoso assunto, comentei, nos "Botões de Madrepérola", da professora Graça Lacerda:
- Tem um montão de gente, que eu sei, divulgando este episódio, que eu classifico como histórico. E já que a "vida" na mídia é efêmera, compete a nós, blogueiros lutadores do segundo exército, manter o foco desse ataque certeiro ao QG do inimigo. Às armas! Cerremos fileiras em torno da bandeira levantada pela guerreira Amanda! Ainda podemos vencer essa guerra!
- Parabéns, Graça. Estou armando as baionetas e em breve terei o prazer de encontrá-la na linha de frente - eu e muitos outros.
     Também roubei trechos da Milene:
     "A professora calou os nobres parlamentares num discurso de fazer inveja aos oradores mais articulados. Tomou pra si a palavra numa tranquilidade e firmeza admiráveis, com argumentos irrefutáveis acerca dos motivos que levaram sua categoria a fazer greve."
     "...poderia perfeitamente ser uma professora do meu estado discursando aos moços que se deram 100% de aumento e questionando-os sobre a possibilidade de viverem com um salário de professor por um único mês."
     Citando a entrevista na Globo: “Eles se preocupam mais em transformar a escola num depósito de criança do que fazer uma escola de qualidade” (palavras da entrevistada).
     "Infelizmente esse assunto será discutido exaustivamente e o quadro de pouco caso não mudará. Há sempre uma verba para se tirar proveito, um acordo obscuro a fim de favorecer a quem não merece, aprovações de leis em benefício da categoria (deles, obviamente) e a população à margem."
     "Multipliquemos a destemida professora Amanda Gurgel."

     Pretendo deixar aqui, no Sete Ramos, um link permanente para assuntos desse tipo - episódios de lutas dos mais fracos contra os mais fortes. Vamos ver.

11 comentários:

  1. Bravo!
    Bravíssimo, Comandante Barcellos! Estou aqui a postos, pronta pra empunhar minha arma e ir à luta.
    Seu texto ficou perfeito, é preciso dar todas as honras a essa moça, nordestina arretada, que fez calar as vozes falsas dos parlamentares, não apenas os do RN, mas certamente a carapuça serviria a todos.

    Quanto a ter usado minhas palavras, sou sempre grata pela tua generosidade.

    Beijos, meu caro.

    ResponderExcluir
  2. Realmente o depoimento dela é fantástico, uma tapa na cara com luva de pelica por assim dizer, e que esse vídeo possa se espalhar mais rápido que um vírus e tocar nossos governantes quem sabe eles também voltem a entender quem realmente importa no país, abração Barcellos.

    ResponderExcluir
  3. Barcellos,
    Acho que um trecho do que publiquei sob título, "Sobre escola", traduz o que penso a respeito do tema em pauta:
    "Não é estultice afirmar que civilização e escolas têm relações tão estreitas que é inconcebível existir uma sem a contrapartida da outra. Aliás, no mundo moderno, a qualidade do ensino e a quantidade de escolas estão relacionadas diretamente ao nível de desenvolvimento das sociedades e à qualidade de vida das populações. A humanidade só pode se afirmar civilizada com o advento de escolas. Impensável admitir algo diferente dessa ligação poderosa e formadora do que veio a ser o diferencial do homem com relação a seus parentes primatas.
    Um exemplo clássico do poder extraordinário do ensino numa sociedade se deu depois da segunda guerra, quando Alemanha e Japão emergiram quase que reduzidos à idade medieval, seus parques industriais e infra estruturas estavam totalmente destruídos. Na Alemanha o pouco que havia restado de suas indústrias fora desmontado e levado pelos russos, a título de “reparações” de guerra; no Japão os bombardeios convencionais americanos e as bombas atômicas haviam reduzido a zero suas instalações, de modo que não havia por onde começar a produção tão necessária à recuperação econômica. Contudo, tanto no Oriente como na Europa central, existiam em abundância escolas e professores, e na população que sobrevivera à guerra havia milhares de técnicos e formados em universidades capazes de alavancar o progresso, como se viu no surto de desenvolvimento que se seguiu à derrota. As escolas haviam feito a diferença."

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei a coragem e a força desta mulher, mãe, professora, gente. Falar tantas verdades..calar todas aquelas pessoas..
    Sem erguer o tom de voz, sem ofender a ningué, jogou suas verdades.
    O Brasil precisava de mais pessoas como ela.
    Bacana você compartilhar o texto e o video conosco.
    É pra não esquecermos mesmo!
    bj
    Ma

    ResponderExcluir
  5. Uma mulher de coragem.
    Vi o texto de Memem .
    E o seu reforça ainda mais a causa..

    beijo querido..

    ResponderExcluir
  6. Bacana demais essa moça ter tido essa coragem de falar o que todos gostaríamos. Mas é bem como vc disse, daqui a pouco ninguém se lembrará mais dela...é mais fácil um exBBB ser lembrado do quem quem enxerga um palmo adiante do nariz nesse nosso país de medíocres...beijão,

    ResponderExcluir
  7. Mais Fortes X Mais Fracos! Placar: 10 X 1!
    O golaço de honra foi marcado por esta valente menina potiguar!
    Eu já havia visto este vídeo, mandado por um amigo, mas valeu ver de novo!
    De forma educada, mas objetiva e incisiva, desmascarou a demagogia e a hipocrisia!
    Excelente postagem!
    Abraços, Barcellos!

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pela visita.. e pelo lindo verso..que ganhei de presente.
    Tomei a liberdade e insri na postagem..se quiser ver como ficou..volta lá..
    mas eu copiei:

    CUIDADO COMPANHEIRO, A VIDA É PRA VALER
    E NÃO SE ENGANE NÃO, TEM UMA SÓ!
    A VIDA É A ARTE DOS ENCONTROS
    EMBORA HAJA TANTOS DESENCONTROS PELA VIDA!"

    Vinicius de Morais



    R. R. Barcellos disse...
    - O negro e o vermelho gladiam
    - No desencontro das cores
    - Onde as dores se esvaziam,
    - Onde se encontram amores.

    Eu tinha que colocar este comentário feito..ficou perfeito!!

    ResponderExcluir
  9. Eu como professora, e antes como cidadã me solidarizo com a voz abafada da Amanda de uma educação condenda ao descaso e à consolidação das diferenças sociais marcantes de um país que a usa como importante ferramenta de dominação das massa e com você amigo, suas palavras de apoio e indignação.
    Dá-lhe Amanda!
    Beijos e bom dia!!
    Carla

    ResponderExcluir
  10. Rodolfo,

    A imagem e as palavras que ainda soam em meus ouvidos estão nessa passagem de Amanda:

    "- Parem de associar qualidade de educação com professor em sala de aula!"

    Parabéns a essa professora e a nós todos, que somos solidários e estamos empunhando nossas armas juntamente com ela!!Essa figura que para mim se imortaliza, não como uma sacrificada no BBB...muito menos por ter anunciado seu noivado com um príncipe inglês...menos ainda por ter posado nua na Playboy!!!

    Como eu me orgulho de Amanda Gurgel!!!
    Guerreira, aqui vamos nós:
    MARCHONS!!!

    ResponderExcluir
  11. É vero RR, esta é uma das razões pra se ter um blog: E CÁ ESTAMOS,TODOS A APLAUDIR AMANDA GURGEL, EM NOSSOS TROMBONES QUE RESSOAM DE BLOG EM BLOG.

    beijos, meu amigo!

    ResponderExcluir