sábado, 14 de abril de 2012

Liríadas

     Todos os anos, de 15 a 30 de abril, acontecem as "Liríadas". Não, não é um conclave de poesia. É uma bela chuva de meteoros, ou estrelas cadentes, que se irradia pelo céu a partir da constelação da Lira.
     A Terra, no seu caminho ao redor do Sol, cruza muitas vezes as órbitas de antigos cometas esfacelados, cujos restos despedaçados continuam teimosamente a seguir a órbita primitiva como um rastro de milhões de fragmentos. E quando esses fragmentos penetram na atmosfera terrestre, desintegram-se num risco luminoso - a popular "estrela cadente".
     O máximo de atividade das Liríadas está previsto para as 01:54 da madrugada (hora de Brasília) de 21 para 22 de abril, mas haverá ocorrências durante todo o período indicado. O fenômeno é facilmente observável a olho nu. Os melhores pontos de observação, no Brasil, ficam nas regiões Norte e Nordeste, onde o horizonte a nordeste (45 graus à esquerda do ponto onde o sol nasce) esteja desobstruído. A melhor referência é a estrela Vega - a mais brilhante da Lira e dessa região do céu. E a melhor hora de observação é entre meia-noite e quatro da madrugada - período em que Lira está mais alta no céu.
Mapa celeste, em Arapiraca - AL, às duas da madrugada de 21 para 22, na direção nordeste.
No círculo, a constelação da Lira - centro de irradiação da chuva de meteoros.
     Vega é uma palavra de origem árabe e significa "águia mergulhando". Deneb, no Cisne, e Altair, na Águia, nas proximidades, são menos brilhantes.
     A chuva não influenciará eventos de importância transcendental, como prognósticos eleitorais, IBOPE do Luan, indicadores macroeconômicos, resultados do futebol ou da mega-sena, ou o paredão do BBB, mas quem gosta desses malabarismos da natureza poderá preferir olhar para o céu a ficar assistindo às mesmices das telas de TV - se as nuvens não atrapalharem.
     Em outros locais do Brasil a chuva acontecerá mais próxima do horizonte a nordeste. Como não teremos a lua no céu, talvez se possa acompanhar bem o espetáculo. Formulem seus desejos.
     Outra chuva importante terá seu pico em maio, irradiando-se da estrela Eta do Aquário; mas ocorrerá principalmente durante o dia, o que inviabiliza sua observação sem instrumentos especiais.

12 comentários:

  1. Vim autorizar o beijo pedido no Relicário e ainda aprendo a receber uma chuva de estrelas cadentes.

    Ganhei meu sábado!

    Beijao

    Margoh

    ResponderExcluir
  2. Barcellos....

    Estarei lá pra ver? Num sei, mas me esforçarei... rss
    Iscruzivê vou reforçar meu guarda-sombrinha com forro a prova de bala pra módi não queimar o cocuruto... rss


    Abraços meu amigo astronômico
    Tatto

    ResponderExcluir
  3. Barcellos,
    Fenômenos cósmicos me seduzem e fascinam. Até tenho um limitadíssimo telescópio de espelho de oito polegadas para xeretar as noites. Não tenho certeza se vou bisbilhotar o céu a olho nu ou não para ver as "Liríadas", porque não gosto de ficar acordado até tão tarde, mas, de qualquer forma, tua dica é interessante e facilita a imaginação de estarmos atravessando a trilha de um cometa que foi dessa prá melhor. Abraços e parabéns pelo texto, JAIR.

    ResponderExcluir
  4. Posso ficar tranquilamente na calçada, a essa hora da madrugada, a fim de apreciar esse espetáculo? As estrelas serão minha escolta? A sua descrição já instigou essa minha imensa curiosidade, senhor poeta das estrelas.

    Bom sábado.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Meu poeta que post interessante,aprendi muito!Bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi Rodolfo...
    Muito bacana seu post.
    Eu adorei saber do fenomeno da estrela cadente.

    Deve ser um espetaculo apreciar este fenomeno.

    Um beijo...bom domingo!!

    ResponderExcluir
  7. Boa lembrança de mais este evento cósmico, uma maravilha que passa desapercebida da maioria das pessoas.
    Mas, o mapa celeste focado em Arapiraca, ao invés de Niterói???
    Por que será, hein, Mr. Spock? Hehehehe!
    Um pé aqui e outro lá...
    Abraços, amigo!

    ResponderExcluir
  8. Pois de todas as estrelas que cintilam, prefiro a que vc representa, brilhando forte e altivo nos nossos corações...que chovam estrelas no céu, nenhum efeito cadente delas compete com teu brilho incomum!!!

    Bjos, poeta querido!

    ResponderExcluir
  9. Olá amigo!

    Acho que ja disse que seu blog tambem é cultura!Sempre que venho aqui aprendo muito e aproveito para me encher de suas poesias!
    Hoje reli umas lindissimas!
    Saio inebriada mas volto logo!

    Beijos meu querido poeta!

    Ate mais!

    ResponderExcluir
  10. UAUUUU!!!!!! O máximo amigo!!!!!
    Amei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Estarei olhando e vou até filmar para te mostrar tá??

    Beijos, obrigada e boa semana!!!

    ResponderExcluir
  11. Às duas da madrugada, eu vejo da minha janela o céu estrelado, durmo olhando as estrelas e se vejo uma "cadente...sempre faço um pedido, sou igual criança e acredito, juro as coisas da Natureza interagem com a gente se estivermos sintonizados...
    Entende? Se não, eu te falo, já me aconteceu de um pedido "quase impossível se tornar real, "isso se acreditarmos, aí a Natureza conspira a nosso favor"...
    Beijo*
    Obrigada pela tua amizade! Me sinto bem aqui, és como um irmão, me sinto acompanhada...sou muito só>

    ResponderExcluir
  12. Posso não ter presenciado o espetáculo, que descreve de forma iluminada. Não lamento (rss). A estrela que me trouxe a informação estará sempre visível aos meus olhos, atentos às suas sábias palavras.

    Grande beijo!

    ResponderExcluir