domingo, 24 de junho de 2012

Joões


     Vinte e quatro de junho, e meu passeio vespertino pelas alamedas da blogolândia me leva a encontrar em cada esquina uma festa de São João. Só agora percebo que esqueci de montar o meu arraiá no terreiro do Sete Ramos...
     Mas com qual santo devo desculpar-me? O Evangelista? O Batista? O Nepomuceno?
     Na dúvida, peço perdão a todos os joões, santos ou pecadores. Aos tantos que alegraram a torcida do Botafogo, aceitando o convite do Mané para uma dança cujos passos estão - ainda - envoltos em mistério e magia. Àquele de Deus, cantado em coro pela torcida do Fluminense. Ao outro, o Lennon, cantado por torcedores e não torcedores do mundo inteiro. Sem esquecer o Joãozinho, pesadelo das professorinhas.
     O vozerio do povo não para. O leiloeiro inventa louvores para enaltecer as pobres prendas cuja venda irá garantir mais uma fieira de telhas para o conserto do telhado da igreja. Ouço o espoucar dos foguetes e os lamentos das sanfonas, o mestre marcando os passos da quadrilha. E admiro, reverente, o poder dessa gente humilde no extrair de coisas tão simples uma mancheia de alegria autêntica para contrabalançar as frustrações do passar nosso de cada dia.
Imagem: Internet



     Acorda, João! Amanhã as promessas e bandeirolas estarão rasgadas e a tua bandeira no topo do mastro penderá murcha e triste como o rosto cansado do operário que vai trabalhar. E nas fogueiras que hoje crepitam alegres - como nos corações que se iludem em fugazes amores - somente restarão cinzas frias e solitárias.
     E tu estarás dormindo...

21 comentários:

  1. Limerique

    Aqui pensando com meus botões
    Não existindo contrários senões
    Esta data atesta
    Neste dia de festa
    Lembrou bem você, dos Joões.

    ResponderExcluir
  2. ...andar com fé
    eu vou
    a fé não costuma
    faiá!


    Salve .Salve!

    ResponderExcluir
  3. Coisa mais "macia" de se degustar sem pausa essa sua crônica "joanista", Rodolfo. E a mim cativou profundamente, você sabe, sou admiradora da festa junina, aquela que pra existir nem precisa ser festa, basta uma fogueira acesa no terreiro e gente feliz, se deixando contagiar pela seu alumiar.

    E dos joões aí, sou extremamente grata aos gentis parceiros de valsa do Garrincha, sem os quais o Botafogo não seria a história que é. E o João de Liverpool, o Lenno... Amo!

    Mas amo bem mais a você.
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lennon, né Milene? Perdoe o lapso, meu caro... Efeito do fumacê junino de ontem.

      Beijo!

      Excluir
  4. QUE LINDO ...

    SÃO JOÃO.. SABE QUE MEU AVÔ QUE ANO PASSADO MORREU COM 100 ANOS NA CERTIDÃO ..SEGUNDO MEUS TIOS ELES ERAM REGSTRADOS COM 3 4 ANOS DE ATRASO ..
    ENFIM MEU AVÔ ANTONIO FAZIA FOGUEIRA .. TODO ANO SÃO PEDRO, SÃO JOÃO
    QUANDO A GENTE ERA CRIANÇA A MINHA MÃE E MINHA AVÓ FAZIAM OS QUITUTES
    BOLO DE FUBÁ,PÉ DE MOLEQUE,PIPOCA AMENDOIM TORRADO , E ELE MEU AVÔ ASSAVA MILHO VERDE NA FOGUEIRA E NÓS PULANDO E BRINCANDO EM VOLTA DELA.
    CRESCEMOS MUDAMOS DE PERTO DELE E ELE CONTINUAVA SOLITÁRIO ACENDER SUA FOGUEIRAS PARA O SANTO.
    ELE SE FOI ANO PASSADO E ESTE ANO UM TIO NOSSO ..SEU FILHO FEZ A FOGUEIRA SOLITÁRIA QUE ELE TINHA PROMESSA DE FAZER TODOS OS ANOS.
    E TENHO CERTEZA .. QUE ELE PEDIU PERMISSÃO LÁ A SÃO PEDRO E VEIO FAZER COMPANHIA PARA MEU TIO NA FOGUEIRA DE SÃO JOÃO.

    BELA HOMENAGEM
    VOLTEI AO TEMPO DE PULAR FOGUEIRAS E SER FELIZ
    POR UM MOMENTO AQUI NO SETE RAMOS

    ABRAÇOS AMIGO HOMENAGEADOR E CONTADOR DE SONHOS

    OTILIA

    ResponderExcluir
  5. O dia da festa de são João rendeu esta postagem.
    A conhecida letra da 'Capelinha de melão' confirma que o santo está dormindo.
    No penúltimo parágrafo aqui você o convida a acordar com requintes de argumentação.
    Bela blogada, Rodolfo.

    ResponderExcluir
  6. Eu também, como a Milene*, adorei degustar essa postagem tua. Adoro a festa de São João, desde pequenina; gostava de ir a todas as festas: fogueiras e estalinhos, aqueles balõezinhos "japonês que hoje não existem mais, a gente fazia só pra se divertir. Era um tempo delicioso, casais namoravam comendo batatas doces assadas na fogueira, coisa boa! E maçãs do amor, paçoca, bolos de aipim ...tanta comida gostosa". Ah! que delícia o quentão! Dizem q a noite de São João é a mais fia do Ano, é lenda?
    Gosto desse mês porque o tempo mais frio me faz bem, me deixa bem humorada, bom demais, pena q passa.
    Hoje, já nem vejo tantas festas, sabes. Fico só focada na festinha da Escola, com prendas e barraquinhas, a quadrilha e as crianças animadas festejando, mas ñ tem fogueira, não.
    Viva São João, o padroeiro de Niterói*...Não é?
    Já visitei a igreja aí.
    Obrigada por lembrar João de Deus, era pequena e minha mãe dizia q Ele era santo. Viva! E ainda temos São Pedro...já vem logo logo e muitos beijinhos. Obrigada por compartilhar!
    Beijo, de novo.
    Mery*

    ResponderExcluir
  7. Acorda João, que o mundo crepita nas chamas da alegria - enfeitado com as bandeirinhas e festejado com as danças alegres e as comidas típicas!

    Adorava as quadrilhas e o fogo que se ergue nas noites frias, ainda me fascina!
    Bjos, Poeta!

    ResponderExcluir
  8. E depois de ficar nesta eufórica folia junina comendo e bebendo suas guloseimas, me refresco com uma bela crônica sobre os Joões alegrando tudo e todos mesmo os joões anônimos os (sem sobrenome).
    Parabéns
    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Muito bom este texto! Excelente a conclusão.De mestre.
    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Amanhã, João estará dormindo, mas dormindo feliz, por ter passado uma noite cheia de sonhos!
    Sonhos muito bem descritos no ambiente criado pela tua narrativa...
    Quando li o título, não pude deixar de lembrar dos joões do Mané!
    Abraços, Barcellos!

    ResponderExcluir
  11. Olá, Barcellos!
    Já eu, adoro as Festas de São João!
    Abçs!
    Rike.

    ResponderExcluir
  12. Mas que maravilha de festa fizeste aqui,amigo!E muito bem lembrados os "Joões",todos eles muito amados...João Batista,o que perdeu a cabeça e a teve ofertada em uma bandeja,é bem merecedor das homenagens.
    Que em minha casa era prestada a outro santo,também importante(pois que casamenteiro),o Sto Antônio,e esta homenagem era feita em forma também de fogueira,baile e muito som de sanfona.E os doces,quentões e batatas assadas na fogueira que as moças atravessavam à meia noite e não se queimavam.Tempo bom!
    Tua crônica abrilhantou e lindamente comemorou o São João.Parabéns,Poeta das palavras e dos versos.

    Bjssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  13. Sinto me aquecer de leve o fogo da fogueira. A fogueira de São João.

    Sucesso, meu querido. Hoje e sempre.



    Te desejo um ótimo restinho de tarde, uma excelente e abençoada semana.
    Um grande abraço.
    Tati.

    http://tatian-esalles.blogspot.com.br/

    Att.

    ResponderExcluir
  14. Rodolfo....sempre uma surpresa as tuas escritas. hj esta cronica falando de tantos Joãos.. Do dr. João ao João Ninguém... todos são fruto da mesma arvore.... e todos ligados pela mesma energia...
    E nas festas de São joão não importa se é dr. João ou qualquer João..o que importa é a alegria!!

    Um beijo..obrigada pelo carinho de sempre...

    ResponderExcluir
  15. Um lampejo de alegria, nessa vida fugaz...
    Lindo texto.
    Abraço, em divina amizade.
    Sonia Guzzi

    ResponderExcluir
  16. Suas palavras soaram tao deliciosamente como a festa de Sao Joao!
    Uma simples festa que no entanto trás tanta alegria aos humildes!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. As cinzas serão a prova de que o fogo ardeu e alegrou inúmeros corações. Essas comemorações não são esquecidas por quem as viveu há alguns anos. Hoje, vejo pais levarem as crianças à escola, vestidos adequadamente, mas sem entender o significado da festa e, muito menos, dos homenageados. Texto cheio de magia, como lhe é próprio.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  18. OI R. R. BARCELOS!
    ESTÁ BEM AI, CONTIDO EM TEU TEXTO, A FRUSTRAÇÃO DE QUEM EM UM MERECIDO MOMENTO DE ALEGRIA, CONSEGUE DEIXAR PARA LÁ SUA VIDA SOFRIDA E SEM PERSPECTIVAS, MAS NO DIA SEGUINTE, ASSUME SEU DIA A DIA SEM O GLAMOUR DA FESTA DE ONTEM A NOITE...
    ABRÇS
    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderExcluir
  19. MEU MARACUJÁ DE GAVETA !
    EU AINDA ESTOU ACORDANDO S. JOÃO...
    AINDA ESTOU NA FOGUEIRA,RSRSRSRSRS
    BJSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  20. Peço perdão por lhe ter causado, involuntariamente, dificuldade para utilizar os meios de sua preferência, para lidar com o computador. Se tem alguém que eu não abriria mão de receber em meu blog, é você. Pedi ao meu sobrinho que me ajudasse a impedir a cópia do material que tenho em meu espaço e esse foi o jeito que ele encontrou, embora me avisasse que apenas dificulta, sem impedir, porque há várias maneiras outras de fazê-lo.
    Fico incomodada por copiarem trechos do que escrevo e colocarem no facebook, assim como as imagens, que muito pesquiso para encontrar e que vejo ilustrando postagens em outros blogs.
    Ainda identifico o artista, mesmo sabendo que ele pode não se dar por satisfeito. Mas nem esse cuidado percebo nesse nosso mundo.
    Não sei se existe uma forma de exceção, porque meus conhecimentos sobre computador são mínimos. Se houver, pode me informar, que libero tudo para você.

    Grande beijo!

    ResponderExcluir