sábado, 18 de agosto de 2012

Sete sete-setes, VII

     Este é o sétimo conjunto de sete sete-setes... e a VII.7 calhou de ser, pela ordem cronológica, a que fiz para celebrar os 16 anos (noves fora, 7) do meu neto Daniel.
Daniel, guitarrista da banda "Reverso", e o amigo Dudu

VII.7- Daniel, 7/6/12
Já o bardo a velha lira
Em guitarra transmudou;
E o alaúde - confira -
Um teclado já virou.
E um moderno menestrel,
O meu neto Daniel
Seus dezesseis festejou!

VII.6- Leninha, 3/6/12
Caminha a sabedoria
Com nossos anos de vida
Transformando em poesia
A experiência vivida;
Ensinando esperança,
Transmitindo confiança,
Sempre na justa medida.

VII.5- Milene, 3/6/12
Sei que ocê me concedeu
Um crédito ilimitável;
Isso é bão, porquanto eu
Te considero impagável;
Sem "se" ou "mais" nóis vai junto,
"Presenciá" no bestunto
Nesse "à distância" agradável...

VII.4- Sissym, 2/6/12
O teclado é a paleta,
O monitor é a tela;
Teus dedos, pincéis de esteta,
Cada verso, uma cor bela;
O teu blog é a moldura
A poesia é a pintura
Nesta linda aquarela.

VII.3- Isa, 2/6/12
Quando instantes de silêncio
Ganham voz na poesia,
O metro solto, dispense-o,
A rima livre e vadia,
Como pode a poetisa
Dizer, pela voz da Isa,
Que nos versos silencia?

VII.2- Marilene, 23/5/12
O "agora" é um fragmento
Que foi do tempo roubado
Para viver um momento
De amor urgente e apressado,
Onde a eternidade hesita
E cabe, mesmo infinita,
Num momento fragmentado...

VII.1- Denise, 22/5/12
Precisava de um abraço
Gostoso, apertado, quente,
Que afastasse o cansaço
E o frio que invade a gente,
Mas não só pra este dia;
Quisera, da Poesia,
Um abraço permanente...

Niterói, agosto de 2012
Rodolfo Barcellos

     PS: Parabéns ao amigo e aniversariante de hoje, João Esteves.
     PPS: Amanhã uma leoa de juba dourada celebra também seu natal. Ano passado, meu PC me traiu e a homenagem que eu tinha preparado teria se perdido, não fosse a ajuda da Milene. Portanto adianto, para nossa querida Regina, o acróstico que é meu presente deste ano, e rememoro os presentes do último ano, com ligeiros retoques.
Celebrando a vida - por Regina Rozembaum
     ACRÓSTICO - 2012
             Recordando o que soubeste
             Evocar do teu passado
             Grande o amor com que pudeste
             Incluir-nos a teu lado
             No ano em que recebeste
             Aplausos de um bruxo amado

             Rainha das alterosas
             O teu nome cheira a rosas
             Zodíacos de leões
             Em busca das emoções
             Mais belas que o tempo dá
             Belo Horizonte hoje é
             A primavera do amor
             Um canteiro para a flor
             Mais preciosa que há!



     POEMA PARA UMA FELINA - 2011, postado por Milene


Diz Regina Rozembaum
Com sotaque das Gerais:
"Ser mineira é muito baum,
Ser mineira é baum dimais!"
Essa leoa indomada
Que se diz domesticada
Com sua juba dourada
Num divã enrodilhada
É em verdade comprovada
Uma gatinha mimada
Uma mulher encantada
Rainha, sereia e fada
Ora menina assanhada
Ora adulta equilibrada.
Essa querida menina,
Essa moça leonina,
Cujo nome é Regina...
Essa nossa amiga amada,
Preciosa e apreciada,
Nesta data festejada
Será homenageada.

Minha amiga querida,
Quero ofertar-te uma rosa
Que é de praxe no evento;
E meu único lamento
É que não é tão formosa
Que te seja merecida.
Na Lei Maior está posto,
Isso já foi decretado:
Em dezenove de agosto,
No Divã é feriado.
E quando esses versos leres
Ouve a cantiga das almas,
O pulsar dos corações,
Celebrando teus viveres
Na cadência destas palmas,
No ritmo de mil canções.

E tu pensas, minha amada,
Que os anos de tua vida
A ti foram presenteados?
Não te enganes, querida:
Pois de ti nasceu a vida
Que a teus anos foi doada.
Não celebres, minha amada,
A vida que eles te deram;
Celebra antes, querida,
Os anos que deste à vida;

Não te aflijas com  a meta
Que não te foi alcançada;
Celebra a coragem tua
Em buscá-la, esforçada;
Pois a busca, a aventura,
É o alvo a ter em vista;
É mais sublime a procura
Que a alegria da conquista;
Melhor do que "ter" o prêmio
É "ser" bom competidor;
Pois dessa procura nascem,
Por mais que os anos passem,
Esperança, paz, amor!

     "Não podemos acrescentar dias à nossa vida, mas podemos acrescentar vida aos nossos dias."
     (Cora Coralina)
Imagem: Internet
     Ainda em 2011, mas com dez dias de atraso, o Sete Ramos desempacou e saíram mais dois presentinhos.

     1: POEMA DOS NOMES TEUS - 2011

Chamas-me teu bruxo amado
E à Mi, minina-ternura;
Rêzina da Grória - jura
Um Peludim avoado -
Sabe dar nome acertado
Porque tem a alma pura;
Cada amigo conquistado
Tem seu nome confirmado
Tem sua alcunha segura.
A Ma, a Amélia, a Denise
Foram por ti batizadas;
E a mais quem quer que precise,
A todos a quem tu amas,
Em cada nome derramas
Gotas de amor perfumadas.

     2: SONETO DA AUSÊNCIA - 2011

Querida Leoa Indomada,
Mais um ano celebrando,
Sem Internet, sem nada,
Eu só mesmo imaginando

Para abraçar-te, amada,
E desejar-te, querida,
Muitas vidas mais de fada,
Muitos mais anos de vida;

Nesta singela homenagem,
Recebe todo o afeto
Que vem do meu coração;

E assino esta mensagem:
Rodolfo, o Bruxo dileto,
Teu amigo, teu irmão.

     Feliz aniversário, Rê!

14 comentários:

  1. Limerique

    Era um poeta prá lá de chique
    Fazia de versos até piquenique
    Érato que me valha!
    Nós da baixa canalha
    Só perpetramos ralé limerique.

    ResponderExcluir
  2. Pois está a ser uma belíssima sétima parte do conjunto, com tanta gente bacana envolvida. Não, não, não me refiro ao fato de fazer parte dos Sete um poeminha para euzinha. Imagina se tenho tamanho convencimento (até tenho, mas ninguém percebe, né não?... Me refiro à presença de tanta gente bacana no recheio: João Esteves, querido aniversariante de hoje; Regininha Rozê, a incansável leoa do natal domingueiro e Daniel,proliferando o talento dos Barcellos aonde quer se resolvam se embrenhar.

    Beijos, meu bem.

    ResponderExcluir
  3. Barcellos hoje vc envolveu muitas pessoas especiais nas tuas homenagens hein?
    Parabéns ao João Esteves e à Regina por estarem em versos tão belos e singelos do nosso amigo.

    Beijos e obrigada também por mais uma pérola. Com elas estou fazendo um colar e depois que publicares aqui no teu Sete Ramos (este 7 todo só pode ser cabalístico), terei prazer em poder levá-los para a página do Face.

    Beijossssssss

    ResponderExcluir
  4. RODOLFO....NAO SEI NEM POR ONDE COMEÇAR..
    MAS TUDO MUITO BELO POR AQUI..
    QUANTO CARINHO EM FORMA DE VERSOS...

    A QUERIDA REGINA...OS MEUS MAIS SINCEROS VOTOS DE FELIZ ANIVERSÁRIO..
    QUE DEUS A PROTEHA DANDO-LHE SAUDE E A ABASTEÇA COM TODOS OS INGREDIENTES
    QUE A FAÇA FELIZ!!!

    Bj... a Ela, a Vc, a Milene.... ao teu Neto... a todos o meu carinho...

    ResponderExcluir
  5. Olá Rodolfo, vim lhe desejar um otimo domingo!

    Muita paz!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Um derramamento de carinho por aqui...uma imensidão de amor deitada em teus versos delicados, adornado a alma da gente...

    Reunidos cantemos a vida, celebremos a magia de viver, as amizades, o encanto da vida que nos torna mais felizes...umas setecentas vezes sete - vezes estas que nos veste de ternura, Rodolfo querido!

    Um beijo Poeta, parabéns pra nossa Rê, que vai adorar esse teu carinho explícito, e receber de braços abertos nosso amor imenso!!

    ResponderExcluir
  7. O amor e a amizade
    nasce aqui
    neste jardim florido
    onde o sol vem nascer.
    bjos!

    ResponderExcluir
  8. Peço permissão para me solidarizar com esta tãoefusiva homenagem à nossa querida felina das alterosas, que celebra seu Natal mais soberba e bela do que nunca!
    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  9. Voltei para dizer que o neto mostra no rosto os traços familiares do avô, quando em idade semelhante...
    Abraços, Barcellos!

    ResponderExcluir
  10. Sua postagem ficou tão rica que já estive umas duas vezes, para ler todos os versos, tranquilamente. Cumprimentos e presentes iluminados, pequena moldura com Cora Coralina, distribuição de afeto ímpar. Grande beijo para você e para os que começam outro ciclo, a quem desejo um ano de muitas alegrias.

    ResponderExcluir
  11. Não consigo conter a emoção...também não quero. Deixo as lágrimas correrem soltas temperando ainda mais esse natal. Ah meu amigo amaaaado...Bruxo tão querido...Acabei de tentar contar pras manas a sua importância em minha vida, mas não teve jeito. É difícil explicar o inexplicável, impalpável, invisível e o TUDO que sentimos desde sempre...impossível. Então, li e reli pra elas essa maravilha e também a do ano passado entre tantos mimos que já recebi de você. Já estou levando esse meu PRESENTE e deixando meu eterno OBRIAGADA, além daquilo que você bem sabe: AMOOOCÊ DI VIVERRRRR!!!!
    Beijuuss gratidão

    ResponderExcluir
  12. Ah... voltei pra deixar um beijo especial pro neto leonino rsrs (esse mininu é dus baum)

    ResponderExcluir
  13. Quem chega atrasado ao banquete corre esse risco que corri, Rodolfo.
    O presente sete-setes está mesmo demais, até no fato de ser o sétimo acaba ganhando significados que escapam à mais atenta leitura, se não feita por olhos que saibam previamente certas coisas que estão lá, nos números, a falar e dizer numa língua que (como qualquer outra, aliás) precisa de ser antes aprendida. Disso participa seu neto guitarrista, cuja idade participa diretamente com mais um sete, a um simples noves fora óbvio depois de dito mas que dificilmente me ocorreria tirar. E passariam seus 16 como tottalmente desvinculdos dos significativos reqintes numéricos avoengos.
    Tudo então aqui hoje é de muito agradável leitura, mas nisso só há surpresa possível para quem aqui chegue por primeira vez. Não é meu caso, nem o de nenhum dos comentaristas que me antecederam.
    Meu problema foi ao chegar e ler o post e depois os comentários, deu-me conta de que eles nada deixaram por dizer. Há uma interessante integração, no conjunto.
    Agradeço a sua tempestiva a menção a meu aniversário, da qual só soube ao vir por acaso aqui.
    Grande abraço, amigo.

    ResponderExcluir
  14. BOA NOITE MEU MARACUJÁ DE GAVETA !!!!!!
    A sublimidade maior está na sua inteligência na hora de conquistar
    os amigos.Vejo que o amor sempre se faz presente pelos amigos,isso te faz
    um ser muito amado e querido.
    Postagem linda e dedicados aos aniversariantes ganhou forma e cor...
    bjsssssssssssss

    ResponderExcluir