terça-feira, 6 de novembro de 2012

Sol Invictus (repostagem)


     Na época do imperador Aureliano, o Sol pesava uns dois nonilhões de quilos. Mas de lá para agora, ele vem perdendo quatro milhões de toneladas por segundo, convertendo hidrogênio em hélio para produzir sua energia. Portanto, ele já está mais leve, hoje.
     Nada de muito preocupante. Nesse ritmo, o Sol ainda tem alguns bilhões de anos de vida produtiva pela frente.
     Segundo Einstein, quatro milhões de toneladas de matéria equivalem a uma energia de... deixa ver... E=mc²... cerca de 25.000.000.000.000.000 de GigaWatts, eu acho. Esse montão de energia é irradiado por todo o sistema solar, e além dele, para os espaços interestelares. Que desperdício!
     Nosso planeta intercepta apenas dois bilionésimos - 50.000.000 GW - dessa enxurrada energética. Gaia - a Natureza - se encarrega de utilizar boa parte dessa parcela em prol da vida... fotossíntese, evaporação, chuvas, etc.
     Bem, eu tive a pachorra de calcular a energia média que o telhado de minha modesta casa intercepta. Gente... é muito, mas muito mais que os kWh que eu pago na minha conta de luz... e é de graça!
     Isso dá a medida exata de nossa presente incompetência tecnológica no trato com a biosfera que nos sustenta. Os cem metros quadrados que eu roubei da Natureza para meu proveito próprio eram antes uma eficiente fábrica de oxigênio e um jardim do éden para os seres minúsculos que aqui habitavam. Agora, os mesmos 100 m² não são capazes sequer de aproveitar a dádiva do Sol: em vez disso, exigem cada vez mais tributos da Natureza, em forma de contas de luz, água e outras amenidades, para apenas abrigar uma família escravizada pela tecnologia do Homo Sapiens...
     Bota incompetência nisso!

Nota: Este pequeno ensaio foi escrito e publicado no começo de junho de 2010. O Sol, de lá para cá, emagreceu uns 305.000.000.000.000.000 de quilos. A população do planeta engordou em 200.000.000 de pessoas. Êita dieta!

18 comentários:

  1. Nossa, hoje ficou meio difícil de comentar.Acho que aqui estamos na Terra,porque ,talvez tenhamos "sofrido" mágicas mutações,mas mágica mesmo é o amado verso que deixastes em meu blog.ADOREI.Beijus....SU.

    ResponderExcluir
  2. Concordo em género, número e grau :-)
    Beijinho

    ResponderExcluir
  3. Bom dia meu maracujá de gaveta!!!!!!
    A reflexão indica uma imaginação de encontro a sua inteligência ...admiro demais ...
    Bjsssssssssssssss

    ResponderExcluir
  4. Onde fica o SPA aonde o Sol ficou internado para tamanho emagrecimento? E deve ser uma belezura, uma espécie de regime dourado. Gostei.

    Ah, meu bem. É tão lindo como você é naturalmente estudioso e por isso, sábio. Eu te admiro daqui até Niterói, você bem sabe.

    Beijos ensolarados, mas ainda gorduchos.

    ResponderExcluir
  5. Sábias considerações, me deixou muda e calada. E assim caminha a humanidade...Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Ok, não há nada de muito preocupante para a gente!
    Mas pelo visto o sol está encolhendo e a população só engordando!
    Alem de estarmos usufruindo de todo beneficio (outros maleficios) dos raios de sol!

    Fiquei até com dó da Bia Hain, olha só, ficou muda e calada com tantos zeros de calorias perdidas pelo astro rei!

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Tenho que concordar com a amiga Suzane. Com tantos zeros , tantas calorias perdidas por um ser tão "calórico", fica mesmo difícil comentar...ou passarei o "cetro" para meu filho...ele tem mais intimidade com tantos números.

    Bjsssssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  8. ...e o que não emagrece jamais???

    O afeto, a admiração, o carinho....por ti, Poeta!
    Bjo GRANDE, com carinho sem moderação!

    ResponderExcluir
  9. Ah quero saber desse mesmo SPA que Milene e me internar e ficar beeeem magrinha como o astro-rei. Como isso ainda não aconteceu, vou suando em bicas meu amor por vc!
    Beijuuss

    ResponderExcluir
  10. Bem meu amigo, até para mim que gosto de matemática o Sol me deu dores de cabeça. Muito bem Engendrado sim senhor. Adorei. Ai meu amigo...o Sol a emagrecer e nós a engordar onde será que fica o meio termo? Cuidado que ainda vão pedir a receita da dieta. Recebi prémio que também é seu. Pode levar se quiser.Beijos com carinho

    ResponderExcluir
  11. Oi, bom dia, estou visitando alguns blogs e convidando para conhecer o meu cantinho, está havendo um sorteio, acesse a aba Sorteio: Valorizando o Nacional. Ou, simplesmente visite e conheça minhas singelas palavras.
    Beijo fica com Deus.
    http://luzia-medeiros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Sim, a tecnologia avança para engordar bolsos e esvaziar mentes. Quanta coisa gratuita nos oferece a natureza e somente aprendemos a usufrui o que custa uns dinheiros que nos vêm tão sofrido em suores de trabalhos árduos. Tudo de que necessitamos, podemos retirar da nossa própria casa. Belo estudo, caro amigo! São números que não acabam mais. Tenha um excelente dia. Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Sim... a incompetência gorda em prol da magreza de raciocínio diante dos problemas que assolam a natureza...

    Barcellos,
    adorei seus versos no comentário do meu poema que fala da lua...Grata!

    bjsMeus
    CAtita

    ResponderExcluir
  14. O que vem da natureza, de graça, nem sempre valorizamos. E ela se vai perdendo. Também emagrece a olhos vistos, eis que dela tiramos o que podemos e o que não deveríamos.
    Não posso deixar de agradecer a belíssima trova que me deixou. Você engorda, mas com beleza, o nosso íntimo e os nossos espaços. Bjs.

    ResponderExcluir
  15. Eu já falei que energia tá saindo pelo ladrão, só que a gente não está aproveitando!
    Pelo menos as garotas de Ipanema aproveitam uma parte para queimar a pele, às vezes com um pouco de excesso...
    Como falou a Milene, eu também precisava frequentar o mesmo SPA...
    Abraços, Mestre!

    ResponderExcluir
  16. Limerique

    Era um habitante muito tacanho
    Que consumia energia sem tamanho
    Da Terra tudo retirava
    E nada em troca lhe dava
    No Planeta o animal mais estranho.

    ResponderExcluir

  17. Êita que tanto zero me deixou tonta. Que ensaio!
    Creio que esta incompetência tecnológica é resultado da conveniência que ela traz para muitos bolsos.
    Onde fica o SPA mesmo? (rsrsrsrs).

    Meu abraço.

    ResponderExcluir
  18. Que constatação incrível, deixa a todos nós boquiabertos diante de nossa ignorância diante da natureza. E tudo de graça, mas o homem acaba pagando, pagando e se escravizando.
    um abraço grande, carioca


    ResponderExcluir