sexta-feira, 6 de maio de 2011

Preto no Branco

     Fiquei na dúvida entre homenagear com este post o Dia das Mães ou o 13 de Maio - Abolição da Escravatura. Mesmo com a nova data do Dia do Zumbi, que certamente é mais autêntica (por simbolizar a luta direta do escravo contra o "status quo"), a Lei Áurea ainda é História. Mas resolvi que a matéria vale para as duas comemorações. O amigo leitor fará seu julgamento.
     Final de 1970, início de 1971. Pais de primeira viagem, eu e Maria Helena curtíamos com a nossa princesinha Beatriz as férias na casa de meus pais, em Niterói. Minha irmã Dôra também exibia orgulhosa seu primogênito, o Luís Antônio. E Iracema, ajudante-de-ordens de mamãe, se desdobrava para atender as tarefas domésticas e cuidar de sua pretinha, a Iaciara, de modo que a grande casa parecia mais uma creche, onde fraldas, roupinhas e carinhos eram partilhados sem qualquer receio pelas três mães, que dividiam entre si os cuidados com as crianças.
     Beatriz e Iaciara, gulosas, nunca estavam satisfeitas após serem amamentadas. Já Luís Antônio não dava conta do excesso de leite da Dôra. E assim, num processo natural, as mães dividiam proporcionalmente entre os filhos o leite que tinham.
     Em duas ou três ocasiões, vi minha irmã com duas crianças mamando ao mesmo tempo; numa dessas a pretinha Iaciara contrastando vivamente com a outra criança - acho que a Beatriz, que tinha a pele muito clara.
     Tempos mais tarde, ao comentar essas reminiscências com amigos, alguém me disse que eu deveria ter tirado fotos para documentar o acontecimento. É verdade; mas aquelas atitudes nos pareciam na época tão naturais - pelo menos em nossa família - que ninguém se preocupou com esse detalhe.
     Aliás, acho que ninguém devia se preocupar, mesmo... essa matéria deveria despertar pouco interesse, fatos como esse deveriam ser corriqueiros. E parece que estão se tornando, deveras, mais comuns que antigamente - mas foi difícil achar uma boa imagem na internet (prometo repassar aos detentores dos direitos cada centavo que ganhar com esta matéria)...
     Por isso acho que continua valendo o registro. Haverá talvez ainda quem escolha uma ama-de-leite pela cor da pele.
     Feliz Dia das Mães, para todas elas e para seus filhos.
     Feliz 13 de Maio para todos os que se libertaram e para tantos que ainda hoje aguardam uma nova abolição - qualquer que seja o tom de sua pele ou a cor de sua alma. E aguardem... tenho mais uma trombonada para celebrar a data.

8 comentários:

  1. Sim... barcellos... Dividi os peitões de Mamãe com outros beybis.. rsss Não me tornei pior por isso! Quão natural é, não é ?

    Abraços
    Tatto

    ResponderExcluir
  2. Belo post, Barcellos,
    Tenho a acrescentar para ilustrar teu texto o seguinte fato. Quando nasci, minha mãe não tinha leite para amamentar, daí, uma senhora amiga dela de longa data, que havia ganho um bebê na mesma semana e tinha mais leite que este podia mamar, se ofereceu para alimentar-me. Passei alguns meses mamando nos seios dessa senhora que se chamava Hortência e era negra como as asas da graúna. Não que eu seja branquelo, mas devia ser bastante interessante o contaraste de peles naquela hora. Abraços, JAIR.

    ResponderExcluir
  3. Eu mamei no peito de uma tia agora qual delas eu não me lembro, mas de qualquer maneira nada como ajudar o próximo e tornar a vida multicolorida.

    ResponderExcluir
  4. RR, essa blogada já é um presente para cada mãe que aqui vier . Quanto ao contraste das cores é lindo de ver e mais lindo saber que o leite é o mesmo: ABENÇOADO!
    Bonita história essa da sua família, linda mesmo!

    Obrigada pelo carinho e graças dou a Deus em poder ser mãe!

    Abraços e carinhos a todas a mães blogueiras e amigas em comum.

    Grande RR, gol de placa na blogada!

    beijão meu amigo!

    Lu C.

    ResponderExcluir
  5. Apesar de eu ser da corrente que não considera muito esses "dias", a matéria cabe bem a qualquer momento!
    O leite e o sangue não tem preconceitos!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Minha mãe E sua Mãe
    Que ao dar a benção da vida, entregou a sua...
    Que ao lutar por seus filhos, esqueceu-se de si mesma...
    Que ao desejar o sucesso deles, abandonou seus anseios...
    Que ao vibrar com suas vitórias, esqueceu seu próprio mérito...
    Que ao receber injustiças, respondeu com seu amor...
    E que, ao relembrar o passado, só tem um pedido:
    DEUS, PROTEJA MEUS FILHOS, POR TODA A VIDA!
    Para você mãe, um mais que merecido:
    Feliz Dia das Mães!
    Você merece!!!
    Meu abraço meu carinho para você
    amado amigo.
    Feliz Dia Das Mães.
    beijos e beijos com infinita
    ternura,Evanir.
    www.aviagem1.blogspot.com

    Nosso Dia Das Mães..Brasil

    ResponderExcluir
  7. Eu adorava as camisetas da Benetton, com essas imagens. Tinha a dos menininhos no peniquinho, linda!

    Eu chego aqui exibidíssima por conhecer muito da postagem antes mesmo do seu nascimento. Adorei essa história quando me contou,pela benção que é o ato de amamentar um filho e a generosidade em se doar a um filho que não é seu.

    Copiarei Leonel ao dizer que o leite e o sangue não tem cor.

    E nesse momento, que pode ser rápido feito a passagem de um cometa, me visto de uma esperança de vivermos um tempo em que não há de se ver atitudes assim com admiração.

    É isso.
    Beijos, moço.

    ResponderExcluir
  8. Mamei em peitos outros e amamentei - para meu deleite - alguns poucos. Quando sou apresentada (adultos hj) como "essa foi sua mãe-de-leite" confesso que sinto um certo orgulho. Aliás, sinto ser essa uma benção que carrego em minhas lembranças desse ofício materno. Linda postagem...sensível homenagem.
    Beijuuss, Bruxo, n.a.

    ResponderExcluir