terça-feira, 25 de setembro de 2012

Noves fora


     Pois é... zapeando desanimadamente os canais abertos, nesta era de TV a cabo ou via satélite, eis que me deparo com uma propaganda de supermercado, oferecendo ovos a R$ 2,45 a dúzia. Levei um susto.
     Você, caro leitor, estará nesse momento desconfiando da minha sanidade mental. Com razão, eu diria. Onde já se viu um preço sem o algarismo 9?
     Pisquei os olhos rapidamente; mas o 2,45 não quis se transformar em 2,49 - ou 2,39. Espantoso!
     Ora, espera-se que todos nós saibamos que o mecanismo de formação dos preços é uma ciência exata, na qual o algarismo 9 tem papel de destaque. Devíamos saber que o alegado "efeito psicológico" é um argumento ridículo usado pelos eternos insatisfeitos, buscadores de tenebrosas conspirações contra o sofrido bolso do trabalhador. Se fosse válido, a circulação dos cobres de R$ 0,01 seria enorme. Afinal de contas, o consumidor brasileiro é (é?) um cidadão esclarecido, cioso de seus direitos e não se deixaria enganar por uma simples aparência de preço baixo - ainda mais quando sabe que não vai obter com facilidade o troco que lhe é devido. Pasmem: um país com oitenta milhões de consumidores ativos seria prejudicado em R$ 2.400.000,00 por dia, se cada um deixasse de receber seu troco de R$ 0,01 - isso se só fizesse três compras diariamente. Para onde iria essa dinheirama toda?
     Acho que somos idiotas, mesmo...
     Bem, vamos descontar o fato de que os pagamentos em cartão (juros em torno de 9,99%) minimizam essa roubalheira explícita. Permanece, porém, a roubalheira implícita - e maior - patrocinada pelos adoradores do algarismo 9.
     Mas não é só na formação de preços que o 9 tem presença garantida. As percentagens são outra seara em que ele reina absoluto. E isso não se limita às taxas de juros.
     "Elimina 99,9% dos germes!" - proclama orgulhosamente a propaganda de um conhecido sabonete. O que significa a dizimação quase completa da primeira linha de defesa do nosso organismo - a flora bacteriana epidérmica.
     Produtos para higiene oral prometem destruir com a mesma eficiência nossa flora bucal. Li em algum lugar que, num beijo de língua, duas bocas sadias trocam entre si umas oitocentas bactérias (ou seriam 799?) - talvez esteja aí o "sabor do pecado"...
     Bem, não vou cansar meus 14,99 leitores (sim, alguns de vocês são fracionários) com esse assunto ocioso. Mas que saudade do tempo em que uma dúzia de ovos custava R$ 0,99... ou o sabonete Lux era o preferido de 9 entre 10 estrelas de cinema.
     É... noves fora, zero. E nem um tostãozinho de troco. Acho que vou mudar o nome deste meu cantinho para "Nove Ramos de Oliveira", para atrair mais seguidores...
*  *  *  *  *
     Mas nem sempre o nove é submisso às forças do Mal. Dentro de quatro dias, estaremos celebrando o aniversário de uma querida amiga, no qual os noves são sempre bem-vindos. E enquanto vou embrulhando meu presente deste ano, para juntá-lo aos dos demais amigos, relembro aqui a conta que fiz há um ano atrás:


MAGIA

Já te fiz uns versos mancos,
Outros pouco mais sutis;
Já te mandei versos brancos,
Já te dei rimas febris.
Sou hoje antúrio-poeta,
Tu és pétalas rajadas;
Presto homenagem discreta
À tua alma inquieta,
Nestas coplas mal rimadas.

A Primavera completa
Sete casas já de Libra,
Quando a alma de um esteta
Em tua homenagem vibra;
Foi-se um ano, vagabundo,
E tu do tempo zombaste.
Teu poder hoje, no mundo,
É mais amplo e mais profundo
Sobre todos os que amaste.

Recordas quando tu me perguntaste
Do simbolismo oculto em teus dias,
Em tantos noves que do fado herdaste?
Pois sem cuidar de vãs filosofias
Eu coloquei teus noves na Balança
(Porque és de Libra, querida criança)
E consultei as artes das magias.

E se não crês em bruxedos
Pedirei que tu comproves,
Perante toda essa gente,
Aritmeticamente,
Sem truques e sem segredos,
Tudo contado nos dedos,
Tirando a Prova dos Noves:

Tu nasceste às dezenove
Horas, dia vinte e nove
Deste nono mês, do ano
De um, nove, meia, nove
(Consta em tua certidão).
Pus tudo no caldeirão,
Cozinhei por uma hora,
Até levantar fervura;
E depois dos noves-fora
Cheguei a uma conclusão
Singela, porém segura:
O resultado foi UM!
E no Livro do Feitiço,
Onde não falta nenhum,
Sem sobressalto algum
Encontrei apenas isso:

"A solução aqui está:
Tu és única, querida!
Outra igual a ti não há;
És a flor estremecida,
És una, maravilhosa,
És a pétala da Rosa,
És o símbolo da vida!"

E se isso não bastasse,
Existe a Prova Real:
Houve alguém que não te amasse
Neste mundo virtual?
É claro que não, amada!
Todos estão a teus pés;
Por todos és adorada,
Benquista, idolatrada,
Só por seres tu quem és!

E as estrelas de Aquário
Ou de qualquer outra origem,
Capricórnio, Sagitário,
De Câncer, Áries, Leão,
De Peixes, Gêmeos e Virgem,
De Touro, de Escorpião,
Cantam em coro, contentes,
Nestes versos eloquentes
Em honra a Libra, a canção:

"Salve a estrela mais bela
Que no céu profundo brilha!
A Rosa dos Ventos é ela,
Norte, Sul, Leste ou Oeste,
É sertaneja do Agreste,
Das Alagoas é filha!
Linda estrela radiosa,
Seu nome próprio é Milene,
Seu oculto nome é Rosa;
É a Urna mais luminosa,
É a Rainha mais perene,
É a Pedra mais preciosa,
É a Mulher mais formosa,
É a Luz da própria Selene!"

Esta rima é dedicada
Àquela que as paixões move,
À Deusa mais preferida,
À Musa mais desejada:
És, em inglês, MY BELOVED!
Em espanhol, MI QUERIDA!
Em português, MI AMADA!

Parabéns, Mi.
(setembro de 2011)

*  *  *  *  *
Niterói, setembro de 2012
Rodolfo Barcellos

11 comentários:

  1. Ola caro amigo,teu texto esta genial e a poesia que segue,uma beleza.Show de postagem.PS:Também não sou um robot,mas muitas vezes até provar a verdade,desisto no meio do caminho,pois estou teimando em não aumentar a lente de meus óculos.Grande abraço e uma semana com muita felicidade.SU.

    ResponderExcluir
  2. Serei fracionária...ou inteira?...rsrss

    Vc "especulou" muito bem nossa moeda, gostei!!
    A reedição do poema lindo pra Mi foi valiosa...uma lindeza dessa vale-a-pena-ver-de-novo!! (e se emocionar!)

    Bjo para meus dois queridos, envolvidos num enorme abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não é repetitiva, portanto não é uma dízima periódica.
      Você é inteligente, então não é um número irracional.
      Você é benquista, admirada e respeitada. Logo, não é uma fração ordinária.
      Conclusão: você não é fracionária. Você é inteira. Íntegra.
      Mas você também é complexa. Portanto tem, sim, uma parte imaginária... são os seus sonhos ainda não realizados.

      Beijos.

      Excluir
  3. Oi...Amigo.
    Não gosto desse negócio de preço terminar sempre em " nove. Já não me iludo e faço d propósito "peço o troco, não sou meSquinha "é proposital mesmo, se todos fizesse isso SERIA BOM!
    Adorei a poesia para tua amada Mi..."uma homenagem nada discreta rs
    mas tá linda eu sempre fico admirando o teu jeito de trovar "é assim q fala? Eu trovo tu trovas melhor, coisa de Mestre ou Mago.
    Ah, desculpe tô sem inspiração pra escrever e vim aqui, porque eu te entendo às vezes nada entendo de poesiaS muito rebuscadas ;
    beijos e bom dia de terça-feira
    Beijo; trabalhand

    ResponderExcluir
  4. Limerique

    Era uma vez um poeta da hora
    Bom de poemas aqui e agora
    Montava poesia
    Com numerologia
    Quando até jogou os noves fora.

    ResponderExcluir
  5. E eu tenho bastante noves fora no meu registro civil. Fazer o que, né? Até hoje espero os trocados acumulados e receio que jamais virão.

    Coisa mais linda de ser amigo é você, homem dos versos. Os seus parabéns eu recebo o ano inteiro, graças á Deus! O seu abraço, aquele lá de "Ama-se, e oh!" eu o tenho sempre comigo e o carregarei pra sempre.

    Obrigada, meu bem, por tudo, obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Vou pular de comentar essa parte das moedinhas (nunca dadas e sempre brigo por elas!)afff que ainda (crês?)me irrito com isso! Já os versos pro Natal de Milene...atuais sempre! Então, beijo ambos...amadíssimos meus.

    ResponderExcluir
  7. Barcellos, ahahhhhhh a-do-rei!

    Eu não sei, mas talvez eu não tenha nascido de 9 meses... sou meio apressadinha.
    Tambem não sou amiga 14,99... sou 100% genuinamente natural!
    É melhor não comprarmos ovos a 2,99, porque algum deles pode estar podre.
    Aconteceu comigo. Estourou e minha cozinha ficou fétida.
    Que caras-de-pau! todo mundo fica com nossos trocos, de grao em grao... cocoricoco!

    BEIJOS

    ResponderExcluir
  8. Apesar da seriedade dessa colocação do 9, você me fez rir, porque me lembrei de um antigo colega de trabalho. Todos os meses, ao receber o pagamento, ele fazia as contas e, quase sempre, constatava que alguns centavos haviam sido eliminados. E formulava, por escrito, uma reclamação, pleiteando a recomposição devida de seu crédito. Angariou antipatia da área responsável. Acabei concluindo, posteriormente, que não se tratava de uma atitude imprópria, ele tinha razão. Se esses centavos fossem somados, o valor economizado pela empresa, no pagamento de todos os empregados, seria considerável.

    Você é o homem que não economiza palavras para homenagear. Esse poema para a Milene está belíssimo. E é redondo, sem qualquer 9, 99 . Por isso é tão querido por todos.
    Como ela, realmente. Grande beijo!

    ResponderExcluir
  9. Caro amigo,

    Passei uma enorme parte de minha vida a tirar os "nove fora", de todos os algarismos que pela frente via... hábito herdado de um pai matemático, que nunca conseguiu me ensinar o raciocínio lógico ... hoje, quando deparo com os juros a 9,99%, me arrependo das lições não aprendidas...mas o que fazer? Aos números prefiro os poemas, as noites estreladas, as manhãs de primavera...
    Sabe, amigo, ser homenageada com um poema teu, com estas palavras ditas pelo coração, deve mesmo ser algo prá nunca mais se esquecer...eu, com uma trova, fiquei toda boba...
    Parabéns a você pela beleza do poema e à Milene pelo natalício.

    Bjsssssss carinhosos aos dois,
    Leninha

    ResponderExcluir
  10. Belo domingo !!!!!!
    Meu maracujá de gaveta!
    Sempre encontro aqui razões para analisar o amor em forma poética
    que muitas vezes se mistura com a forma real,ai nasce sempre grandes poemas
    de realismo espontâneo.
    Parabéns para essa musa inspiradora que aniversaria e deixa tudo mais primaveril para o jardim do amor!!!!!
    Bjssssssssssssssss

    ResponderExcluir