sábado, 4 de setembro de 2010

Avestruz x Águia


- Setembro de 1944. A bordo do navio norte-americano USAT Colombie, o capitão Fortunato Câmara de Oliveira, comandante da Esquadrilha Azul, buscava inspiração para a sua primeira missão na guerra: a criação de um emblema para o 1º Grupo de Caça. A missão era urgente: breve aportariam na Itália, e todas as outras unidades aliadas já tinham seus símbolos.
- Mas as idéias lhe fugiam. A saudade da comida brasileira inibia-lhe a criatividade. Se ao menos a bóia de bordo não fosse tão intragável...
- Corria entre os brasileiros o dito de que "só mesmo estômago de avestruz para aguentar comida de gringo"... e isso talvez lhe tenha dado alguma idéia.

- Assim teria nascido o avestruz do "Senta a Pua". Se o cardápio de bordo fosse mais palatável aos brasileiros, talvez tivéssemos uma ave mais brasileira e mais voadora pintada nos narizes dos nossos gloriosos P-47 Thunderbolt. 
Harpia ou Gavião Real - Wikipedia
- Hoje, o belicoso avestruzinho já incorporou os valores de tantos heróis que serviram ao 1º Grupo de Caça, e firmou sua honrosa posição na heráldica militar do Brasil. Mas não custa imaginar como seria o emblema se os gringos soubessem cozinhar melhor.
- Entre os muitos candidatos alados tupiniquins, o que me parece prestar-se melhor a representar uma unidade aérea de caça é o nosso Gavião Real.
- É um rapineiro majestoso. Chamado também de Harpia ou Uiraçu, resiste ainda nas florestas tropicais americanas, do México ao norte da Argentina. É o mais pesado e poderoso voador do planeta. Suas garras, maiores que as do urso cinzento, são capazes de exercer uma pressão de 42 kgf/cm², suficiente para esmagar o crânio de um homem.
- Como é comum entre as águias, a fêmea é bem maior que o macho, chegando a pesar 10 kg e a medir 2,5 metros de envergadura. A Harpia é monogâmica e nidifica em árvores muito altas. Suas presas favoritas são mamíferos arborícolas, como macacos e preguiças. Suas asas largas e arredondadas permitem-lhe efetuar acrobacias aéreas entre os galhos, facilitando-lhe a captura da vítima.

Classificação científica
Reino:         Animalia
Filo:            Chordata
Classe:        Aves
Ordem:       Falconiformes
Família:      Accipitridae
Género:      Harpia
Espécie:      H. harpyja
Nome binomial:    Harpia harpyja (Lineu, 1758)

- A Harpia defende ferozmente o seu ninho. Veja o sufoco por que passou um cinegrafista da BBC:
http://www.guardian.co.uk/environment/2010/jul/06/harpy-eagle-attack-cameraman

- E enfim a FAB lhe fez justiça. Equipado com helicópteros H-60L Black Hawk e sediado na Base Aérea Manaus, no Amazonas, o Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7º/8º GAv - Esquadrão Hárpia), realiza Operações Aéreas Especiais, primordialmente de infiltração e exfiltração de tropas (utilizando as técnicas de Rapel, Pouso de Assalto e McGuire), Busca e Salvamento (SAR) e Busca e Salvamento em Combate (C-SAR), tanto na selva como no mar. Assim como o 1º/8º GAv, o Esquadrão Hárpia também realiza missões de apoio social e humanitário com as populações ribeirinhas e indígenas, atuando principalmente nas campanhas de vacinação e de apoio ao Ministério da Saúde.



Emblema do Esquadrão Harpia

- Curiosidades sobre a Harpia:
- Está desenhada no brasão de armas do Estado do Paraná.
- Faz parte do símbolo do 4º Batalhão de Aviação do Exército Brasileiro.
- Serviu de modelo para a criação da fênix Fawkes, no filme Harry Potter e a Câmara Secreta.
- Dá nome ao projeto de inteligência artificial mantido pelo SERPRO.

4 comentários:

  1. Pois é Barcellos, sem viés nacionalista algum também acho que adotar um animal nativo daqui fica mais bonito, mais ecologicamente correto. Não entendo, por exemplo, porque os helicópteros das polícias se chamam "Águia", será que não seria mais técnico e próprio chamá-los de "Beija-flor"? O nosso cuitelo cujo voo pairado, para trás e para os lados é o que mais se parece com o voo dos helicópteros. Até "tico-tico" é mais apropriado que "Águia", no meu entender. No mais, texto oportuno e bem escrito como sempre, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Pô, Barcellos, acho que só mesmo brasileiro para botar uma ave que nem voa como símbolo do nosso glorioso grupo de caça (que na II Guerra atuou como aviação de ataque). A gozação prevaleceu sobre a ostentação!
    Aliás, dei boas risadas lendo o comentário do Jair.
    Mas, o tal gavião Hárpia é mesmo um bicho assustador! Parece que saiu de um filme de terror!
    Esse sim, é um bom emblema para esquadrão de caça!
    Ótima matéria!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. - Finíssimo, o humor do Jair. Posso imaginar:
    - "Beija-flor Azul, aqui Colibri Dourado. Peço apoio de Libélula Rosa na posição Nenúfar".
    - "Entendido, Colibri. Libélula indisponível no momento. Enviando Borboleta Amarela pela rota Couve-flor."
    - ... e por aí vai...

    ResponderExcluir
  4. Finíssimo humor o teu também, nesse diálogo imaginário.
    Simpatizo com a águia porque simpatizo com a Portela, e vice-versa. Mas concordo que um bichinho avoador tupiniquim seria bem mais interessante e oportuno.

    Querido, obrigada por ter passeado lá no meu cantinho inquieto.
    Sua presença me honra.

    Beijos.
    Bom domingo.

    ResponderExcluir