sábado, 25 de dezembro de 2010

Missa do Galo

http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/analises_completas/m/missa_do_galo
     In illo tempore, as missas eram rezadas em latim - não só as missas, mas a maior parte dos textos litúrgicos, como as ladainhas, por exemplo. Obviamente eu não entendia nada, mas guardei alguma coisa na memória e refresquei as lembranças com leituras posteriores.
     Enquanto o latinório se limitava ao celebrante, tudo ia bem; mas quando o ritual exigia os responsos dos fiéis, o caso era outro...
     Turris davidica! - puxava o celebrante, na ladainha.
     Tudo é da Dica! - ecoava a caboclada, contrita.
     Turris eburnea!
     Tudo é burro!

     Sedes sapientiae!
     Sede de Sá Piença!
     Virgo potens! Virgo clemens! Virgo fidelis!
     Viva o pote! Viva o creme! Viva o Fidélis!
     A Missa do Galo não era diferente. Por volta das 23 horas, saiam todas as famílias e serviçais para o ato religioso. E a igreja festivamente adornada, com todas as velas do Advento acesas, transformava-se numa referência social tanto quanto num templo de alegres orações. Cantava-se a plenos pulmões o Gloria in Excelsis Deo - que durante as quatro semanas do Advento fora deliberadamente banido da liturgia - e o celebrante despejava sobre os fiéis o melhor sermão que seus dotes oratórios lhe permitiam. Rezava-se o Confiteor e cantava-se o Tantum Ergo.
     Nós, crianças, com o pensamento nas guloseimas da ceia e, principalmente, nos desconhecidos mas maravilhosos presentes que ganharíamos, achávamos enfadonho aquele ritual... mas tínhamos que nos conformar.
     E ao fim da missa, dado o Dominus Vobiscum - que alguns respondiam "e com espirro tutum" - e o Ite Missa Est (Deo Gratias!), ainda tínhamos que aturar os intermináveis cumprimentos e despedidas dos adultos...
     Finalmente voltávamos para casa, mas ainda havia uma provação a vencer: a solene colocação da imagem do Menino na manjedoura, acompanhada de orações que nos pareciam intermináveis!
     É... talvez por essas e outras, nós, que temos mais quilometragem (por favor, "idade", nesse contexto, é palavrão), tenhamos aprendido a ser mais pacientes do que os jovens apressadinhos de hoje, que querem tudo para ontem...
     Sei que há muitos rincões - felizes e abençoados lugares! - por esses Brasis afora, que preservam muitas dessas tradições que enriqueceram minha meninice. E especialmente para essas gentes quero hoje desejar boas festas e...
...FELIZ NATAL PRA TODOS.

10 comentários:

  1. Eu, de família católica, nunca fui a uma missa do galo. Faria isso parte do meu perfil 'espiritualmente marginal', será?

    A tradição por aqui ainda é mantida, minha mãe vai quase sempre e todos os anos vejo muitas pessoas passarem pela minha calçada rumo a esse evento tradicional, em detrimento das tão prestigiadas ceias.

    Moço cujo sobrenome deveria ser SABER... Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Barcellos,
    Devido à minha criação fora dos ritos cristãos, realmente, dessas liturgias católicas eu só ouvia falar. Tuas lembranças e a maneira como as colocou em letras, me trouxeram um conhecimento que eu não tinha. Parabéns pelo banho de cultura e bom Hanuká para você. Abraços, JAIR.

    ResponderExcluir
  3. Rodolfo amaaaado!
    Primeiramente: OBRIAGADA pelas palavras deitadas lá no Divã nas últimas postagens. Vindas de você é muiiiito mais que elogio!
    Segundamente:ri aos montes com os "reponsos"(nem conhecia essa palavra)dos fiéis.E como o Jair, fui criada fora dos ritos cristãos, então suas postagens natalinas tem sido verdadeiras aulas.
    Terceiramente: conhecias esse ladim da nossa minina-ternura???rsrs Braba messssmo a bichinha, mas como ela deve ter lido no desafio dos SETE, dou uma boiada prá não entrar numa "briga" rsrs...inda mais com quem amo de viverrr!
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir
  4. Barcellos... Amigo Ráry Prótis Brázuca.. rss
    Li, Reli, Melí, Selí e num intindi....
    Fui percura ajuda e deu nisso..
    1º- http://www.paroquiasaofrancisco.net/2010/10/palavra-missa-vem-do-latim-tardio-missa.html

    Dispois de me acertificá que tinha EU entendido à respeito da Missa.. Fui fazê uma penitencia e queima uma vélinha que ninguém é tão tão que num percise de proteção.. nénão ?
    2º- http://www.portalangels.com/altar_virtual/altar.php?id=2865

    DéussssssssssssssMilivreDumaMardição... rsss
    Amém
    Tatto

    ResponderExcluir
  5. - Tatto, já estive lá e acendi minha luz perto da tua. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Barcellos ..
    Oxalá que tudus amigos nossos vão lá tumêm fazê uma oração e acender uma velinha prá mór di miorá as coisa nesse mundin... nénão ?
    Ficadica.. e o endereço..
    http://www.portalangels.com/altar_virtual/altar.php?id=2865

    Valeu Amigo R.R.Barcellos
    Tatto

    ResponderExcluir
  7. Apesar de ter estudado em escola paroquial, eu nunca fui na missa do galo. Mas, o pior é que eu pensava que o nome missa do galo era por causa daquele galo que cantou duas vezes, enquanto Pedro já havia negado sua ligação com Jesus por três vezes! Mas, isso foi na paixão de Cristo! Não tem nada a ver com o Natal, sô!
    Valeu Barcellos, por estas lembranças saudosas, como a missa em latim!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Fui Cristã por criação e hoje sou por opção. Mas, talvez, eu seja a mais anti-religião que existe, acho que o RELIGARE, é o que mais afasta o homem de Deus... O que me deixava "bolada" no 25/12 era o Papai Noel, que sempre me dava uma volta...era eu piscar os olhos e ele aparecia e sumia...velhinho, gordinho e ligeiro. Mas, essas coisas todas me remetem a vários cheiros que viram cenas lindas..
    Menino, seu latim é baum mesmo né... eita povo poliglota danado,sô!
    Chega pra vc e Tatto, deixa eu acender minha velinha, pro meu Rio, que tá tenso!

    Beijos !
    Ps.: adoro vê vc no Balaio!

    ResponderExcluir
  9. Ahhhh... Rodolfo, amigo, amado!
    Assim num guentu nauuuummm, sô...Já tôquitô nesses últimos tempos e vc ainda deita aquelas palavras prá mim?! Tem bola de cristal? É bruxo messssmo! Amanhã, meu mininu, vai pros States num intercâmbio de estudo e trabalho através da nossa UFMG (improve his english). Mesmo que dessa vez são poucos meses (retorna em março e olha que em 2007 ficou UM ANO fora do outro lado desse mundão de D'US)tô sentindo taaanto... Deve ser por conta da época: NATAL, ANO NOVO, FÉRIAS...sei lá, sô! Só sei que nessas horas, o tal "filhos são do mundo" não aquece meu coração nauuummm! Mas ELE é sábio mesmo: vem me preparando, faz tempo, pra esse aprendizado e desgarramento. O moço decidiu fazer Ciências do Estado + Direito = carreira de "Diplomata" (pelo menos até agora rsrs) e já comunicou rsrs: mestrado não sei onde (acho que Alemanha...com ênfase em política internacional etc e tal) poooooode? E eu cá no meu cantinho, quietinha mesmo, misto de orgulho e espanto, lembrando dele, da altura de seus 02 anos, me dizendo: póxá mãe eu sigo ti judá (com as sacolas do super-mercado)!Afff...GUENTA CORAÇÃO!!!
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir
  10. Embora católica, nunca fui numa missa do galo, aliás faz tempo que nem vou à igreja, mas achei bem interessante seu texto.

    Beijos e ótimo fds.

    ResponderExcluir