Stonehenge (Stonehenge) - Romance
Bernard Cornwell,1999 - Trad. Alves Calado
Editora Record - 3a. Edição, 2008 - 500 páginas
Do grande círculo megalítico de Stonehenge - "a pedra pendida" - sabe-se, com certeza, que foi erguido há mais de 4.000 anos, na planície de Salisbury; sabe-se também, com alto grau de certeza, quem o construiu. Mas a fantasia rola solta quando o assunto é como e por que foi construído.
Bernard Cornwell, londrino de 1944 e conhecedor profundo da pré-história das ilhas britânicas reconstrói, pedra por pedra, as circunstâncias prováveis e o ambiente que presidiram à construção do grande círculo - fazendo do épico feito o pano de fundo para um romance fictício mas embasado solidamente nos costumes tribais dos antigos celtas.
Respeitando os fatos conhecidos, o autor preenche as lacunas com uma história pulsante e vívida, que nos remete a um passado distante, onde paixões primitivas, sacrifícios humanos, lutas entre tribos, disputas sangrentas pelo poder e rituais macabros são costurados com a maestria inconfundível do autor das Crônicas de Artur e das Crônicas Saxônicas. Veja uma excelente sinopse em
http://pt.wikipedia.org/wiki/Stonehenge_%28livro%29
Na minha opinião, é imperdível.
Steinhäger.. Foi o que me veio em mente.. rss
ResponderExcluirBarcellos... amigo, as brincadeiras à parte sou vidrado nesses fatos acontecidos que inexplicavelmente aguçam nossas mentes... Tem aqueles Totens da ilha de Páscoa e muitos que admiro...
Confesso que quanto ao nome do livro.. nem consigo pronunciar.. rss E creio que sou mais fã de ouvir um documentário que ler.. ( sei que estou errado ) mas sou Preguiçoso confesso sim.
Brindo um Steinhäger contigo pelo seu POST.. sempre de bão tamanho... enriquecedor..
Obrigado pela dica Ó Big Warlock.. rss
Deussskiajude
Tatto
Não preciso nem dizer, mas digo: entrou na minha lista de leitura obrigatória este ano. Como tenho dezessete livros agendados ele será o 18º, então, à razão de cinco por mês, que é minha frequência de leitura, em maio estarei lendo-o. Parabéns pela dica.
ResponderExcluirBarcellos, eu gosto bastante destes livros que colocam personagens vivendo épocas e fatos históricos! No momento, sem a mesma desenvoltura do Jair, estou "salteando" por quatro livros (inclusive um da autoria dele), lendo-os alternadamente, mas este será incluído na minha agenda.
ResponderExcluirEu tenho um bom livro muito técnico do Fred Hoyle sobre este calendário/planetário de pedra.
Para o pinguço do Xipan, vou escrever um livro sobre "Steinhäger"!
Abraços, amigo e obrigado pela sugestão!
Se tu dizes ser imperdível, certamente que é uma dica e tanto. Estou assim feito o Tatto, preguiçosamente me esquivando da leitura, que perdeu terreno pra internet. Tenho que rever meus conceitos e prioridades, eu sei. Mas até que tenho uns 3 livros já com algumas páginas destrinchadas... Os três ao mesmo tempo. Não vai dar boa coisa, né? É o que dar ser o cúmulo da inquietação.
ResponderExcluirBeijos a ti.
Saudades!
Será que Artur, o rei, se inpirou na forma como essas pedras foram colocadas pra criar a távola dos seus cavalheiros? hehehehehe
ResponderExcluirVenho deixar-te um beijo e agradecer o carinho que sempre deixas em meus blogs...
ResponderExcluirQuerido, um lindo dia para você!
Beijos.
Stonehenge... não li, mas estive lá. E já que vc deu a dica, também vou incluí-lo na minha lista. Aliás... vc tem para mo emprestar????
ResponderExcluirBjus