quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Livro: Stonehenge

Stonehenge (Stonehenge) - Romance
Bernard Cornwell,1999 - Trad. Alves Calado
Editora Record - 3a. Edição, 2008 - 500 páginas

   Do grande círculo megalítico de Stonehenge - "a pedra pendida" - sabe-se, com certeza, que foi erguido há mais de 4.000 anos, na planície de Salisbury; sabe-se também, com alto grau de certeza, quem o construiu. Mas a fantasia rola solta quando o assunto é como e por que foi construído.
   Bernard Cornwell, londrino de 1944 e conhecedor profundo da pré-história das ilhas britânicas reconstrói, pedra por pedra, as circunstâncias prováveis e o ambiente que presidiram à construção do grande círculo - fazendo do épico feito o pano de fundo para um romance fictício mas embasado solidamente nos costumes tribais dos antigos celtas.
   Respeitando os fatos conhecidos, o autor preenche as lacunas com uma história pulsante e vívida, que nos remete a um passado distante, onde paixões primitivas, sacrifícios humanos, lutas entre tribos, disputas sangrentas pelo poder e rituais macabros são costurados com a maestria inconfundível do autor das Crônicas de Artur e das Crônicas Saxônicas. Veja uma excelente sinopse em

http://pt.wikipedia.org/wiki/Stonehenge_%28livro%29
   Na minha opinião, é imperdível.

7 comentários:

  1. Steinhäger.. Foi o que me veio em mente.. rss

    Barcellos... amigo, as brincadeiras à parte sou vidrado nesses fatos acontecidos que inexplicavelmente aguçam nossas mentes... Tem aqueles Totens da ilha de Páscoa e muitos que admiro...
    Confesso que quanto ao nome do livro.. nem consigo pronunciar.. rss E creio que sou mais fã de ouvir um documentário que ler.. ( sei que estou errado ) mas sou Preguiçoso confesso sim.

    Brindo um Steinhäger contigo pelo seu POST.. sempre de bão tamanho... enriquecedor..

    Obrigado pela dica Ó Big Warlock.. rss
    Deussskiajude
    Tatto

    ResponderExcluir
  2. Não preciso nem dizer, mas digo: entrou na minha lista de leitura obrigatória este ano. Como tenho dezessete livros agendados ele será o 18º, então, à razão de cinco por mês, que é minha frequência de leitura, em maio estarei lendo-o. Parabéns pela dica.

    ResponderExcluir
  3. Barcellos, eu gosto bastante destes livros que colocam personagens vivendo épocas e fatos históricos! No momento, sem a mesma desenvoltura do Jair, estou "salteando" por quatro livros (inclusive um da autoria dele), lendo-os alternadamente, mas este será incluído na minha agenda.
    Eu tenho um bom livro muito técnico do Fred Hoyle sobre este calendário/planetário de pedra.
    Para o pinguço do Xipan, vou escrever um livro sobre "Steinhäger"!
    Abraços, amigo e obrigado pela sugestão!

    ResponderExcluir
  4. Se tu dizes ser imperdível, certamente que é uma dica e tanto. Estou assim feito o Tatto, preguiçosamente me esquivando da leitura, que perdeu terreno pra internet. Tenho que rever meus conceitos e prioridades, eu sei. Mas até que tenho uns 3 livros já com algumas páginas destrinchadas... Os três ao mesmo tempo. Não vai dar boa coisa, né? É o que dar ser o cúmulo da inquietação.

    Beijos a ti.
    Saudades!

    ResponderExcluir
  5. Será que Artur, o rei, se inpirou na forma como essas pedras foram colocadas pra criar a távola dos seus cavalheiros? hehehehehe

    ResponderExcluir
  6. Venho deixar-te um beijo e agradecer o carinho que sempre deixas em meus blogs...
    Querido, um lindo dia para você!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Stonehenge... não li, mas estive lá. E já que vc deu a dica, também vou incluí-lo na minha lista. Aliás... vc tem para mo emprestar????
    Bjus

    ResponderExcluir