sexta-feira, 8 de julho de 2011

No Afélio


     Conta-nos Júlio Verne, em "Heitor Servadac" (c. 1876), que um cometa (na verdade, um asteroide) havia roçado a Terra, na região do Mediterrâneo, levando com ele pequenos pedaços da Argélia e de ilhas da região. Algumas pessoas foram levadas junto; mas o asteroide tinha uma órbita de exatos dois anos, e após uma excursão forçada pelo Sistema Solar os viajantes tiveram a oportunidade de retornar à Terra.
     Bem, com uma órbita sincrônica de dois anos, não admira que o mesmo corpo celeste tenha tido outros encontros com nosso planeta. O último parece ter sido exatamente há um ano, quando o asteroide, em seu periélio, arranhou de leve o Rio de Janeiro e levou, virtualmente, o nosso amigo Leonel.
     Hoje esse asteroide está alcançando seu afélio, próximo a Júpiter, e em mais um ano estará de volta às proximidades da Terra.
     Segundo Júlio Verne, o asteroide é de ouro. E a Nasa informa que a Atlantis está incumbida de observar a passagem do asteroide do Leonel pelo afélio.
     Pois nos próximos 12 meses, ele se aproximará mais e mais de nós, em velocidade crescente; e daqui a um ano poderemos festejar mais uma efeméride: o periélio e o inevitável encontro com a Terra deste asteroide de sonho. Que, esteja onde estiver, estará sempre em nosso pericárdio.
     Parabéns, amigão!

9 comentários:

  1. E que o asteróide continue em orbita por muitos e muitos anos, já dei os parabéns ao Leonel, abração Mago :-)

    ResponderExcluir
  2. Eu fui a primeira da fila a cumprimentá-lo na madruga, naquele texto tão sensível, sobre a importância que ser blogueiro no que isso implica tem pra ele.

    Gosto muito do Leonel.

    Mas não fique enciumado, gosto muito de vc também.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Eu assino embaixo .....

    Tanto é veridíciano, quêu pintei em PhotoShop o fato ocorrente em comprovatura do acontecido.

    Abraços aos meus grandes "virtuais" amigos ( com um sonho de um dia faze-lo pessoalmente )...
    Deussssssssskiajude
    Tatto

    ResponderExcluir
  4. Pericárdio é baummmm dimaisss! Bacana essa homenagem que faz pro amigo...inda mais sendo vc um dos incentivadores de Leonel. PARABÉNS para ambos...instalados no meu core!
    Beijuuss n.a.

    ResponderExcluir
  5. Pois é, mesmo que o Planeta acabe tendo um destino catastrófico causado por um corpo errante (ou acertante, neste caso) que colida conosco, o Leonel está colocando o Asteroide dele num patamar acima de nossas vãs cogitações. Parabéns a ele pelo niver e a você pela homenagem. Tenho a honra de ser amigo dos dois melhores blogueiros da atualidade.

    ResponderExcluir
  6. Meu velho amigo e inspirador, muito te agradeço por ter me ajudado bastante nos meus primeiros passos!
    Mas, essa previsão catastrófica está me complicando!
    Assim segundo essa versão "magógica", será o meu velho pedrusco espacial o realizador do sonho do Jair?
    Caberá a mim a honra duvidosa de residir no próprio mensageiro do apocalipse?
    Quer saber? Os maias pararam aquele calendário em 2012 porque já tinham manjado que o império deles não ia durar tanto, e, quando alguém percebesse a falha, eles já teriam batido as botas há muito tempo!
    Abraços, amigo!
    E muito obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Texto simplesmente genial amigo!
    Invejo a mente brilhante que a escreveu!
    Jamais meu humilde ser escreverá algo tão querido e sábio!
    Graças ao bom Velhinho sei meu lugar e me contentarei em ser a Rainha das piadinhas...rs
    Definitivamente: cada macaco no seu galho..rs

    Parabéns pela linda homenagem a nosso tão querido amigo.

    Beijinhossssssss

    ResponderExcluir
  8. Simplesmente lindo. Amei!!
    E nosso amigo merece, não é mesmo Barcelos!!!
    Ah, e da sua Dama da Noite não me esqueço não. Naõ poderia!! Ela está bem guardada num canto especial amigo.
    Beijos e bom domingo!
    Carla

    ResponderExcluir
  9. vc é simplesmente grande nessa forma de homenagiar...eu particularmente amo esse seu jeitinho carinhoso de ser...aplausos...
    Bjs para aquecer teus dias!

    ResponderExcluir