quarta-feira, 4 de julho de 2012

Mais uma

     Outra?!

O Grande Colisor de Hádrons (LHC) é um anel de 27 km a 100 m de profundidade, na fronteira da França com a Suíça. Faz parte de um complexo sistema de sincrotrons e aceleradores lineares do CERN que meu amigo Jair chama de "trapizonga". 
     Fui logo "contar a novidade" a ele:
     - Descobriram o tal Bóson de Higgs! A tal "partícula de Deus"!
     Ele fez que não sabia. Sorriu, irônico:
     - Afinal de contas, ela é minha ou é do Higgs?
     - Foi o pessoal do CERN... naquela coisa que o Jair chama de "trapizonga"!
     - O Jair sabe dar nome aos bois. O que você achou da novidade?
     - Bem, você sabe... na minha opinião, todas as partículas e forças do universo trazem a sua assinatura. Mas cada uma que é descoberta é considerada "mais fundamental" que as anteriores. Você não fica incomodado quando essa gente "se acha", cada vez que damos um mísero passinho à frente?
     - Eu gosto. Cada vez mais eles se admiram com a estrutura da catedral. Cada passo é um avanço na compreensão de sua arquitetura. E o estudo da obra levará à conscientização de que existe um arquiteto.
     - Pra mim eles são um bando de arrogantes. Brilhantes, mas arrogantes.
     - Esses são minoria. Acontece que a arrogância necessita gritar na tentativa de parecer sabedoria.
     Lembrei-me da simplicidade de Isaac Newton, Albert Einstein e outros gênios do mesmo calibre. Ele, como sempre, lançava uma luz nova sobre as falhas de minha argumentação.
     - E o que vai acontecer agora?
     - Eles vão fazer mais experiências em busca de respostas... e vão descobrir dezenas de perguntas.
     - É... como sempre...
     Retirei-me, pensativo. Nem me lembrei de pedir licença ou dizer "até logo".
     Não faz mal... ele não liga para minha sem-cerimônia. E sempre estará disposto a conversar comigo.

http://noticias.br.msn.com/mundo/cientistas-descobrem-pista-do-que-pode-ser-a-part%C3%ADcula-de-deus-entenda

Niterói, 4 de julho de 2012
Rodolfo Barcellos

11 comentários:

  1. Olá.
    Seu blog é muito legal,gostei,parabéns.
    Até mais

    ResponderExcluir
  2. Limerique

    Na Trapizonga junto aos seus:
    Ao mistério digamos adeus!
    Somos muito malvados!
    Átomos revelados!
    Cientistas brincando de Deus.

    ResponderExcluir
  3. Ele não se importa com a nossa falta de jeito? Que bom! Nunca compreendi, por exemplo, porque temos que escrever tudo que se refere ao arquiteto universal com maiúsculas, como se ele fosse um crítico gramatical ou coisa que o valha. Ainda bem que não devo correr neste instante a um confessionário e confessar meu terrível pecado de ter engolido as maiúsculas dele.

    Quando aos outros arquitetos, os genialmente mortais, vestirão sempre essa roupa de arrogância e soberba... E jamais aquietarão todas as perguntas.

    Amo esses seus bate papos.
    Beijo-te, com a licença dele... Dele.

    ResponderExcluir
  4. Papo bacana esse. Descobriram foi? Sinto algo - indefinido - diante dessa busca "científica" para explicar o inexplicável! "Ado ado ado, cada um no seu quadrado", né? Cada um com suas crenças, verdades etc e tal. Queria ouvir a opinião do Leonel (todas as partículas e forças do universo trazem a sua assinatura.) rsrsrs...depois eu volto.
    Beijuuss, amado, n.a.

    ResponderExcluir
  5. Caro amigo Rodolfo!!!

    Que dialogo interessante para um assunto tao complexo.
    Nao vou entrar no merito por total falta de capacidade, mas penso
    que em tudo tem a assinatura de Deus!!
    Quantos misterios ainda a NAO serem desvendados pela otica ca ciencia!

    Um beijo..parabens pelo alento de sempre...

    ResponderExcluir
  6. Será que os cientistas modernos vão se deparar com Ele,algum dia?Por onde andamos,pela natureza,pelos matinhos singelos à beira da estrada,no canto de um pássaro saudando o nascer do dia,em tudo encontramos a assinatura de Deus.E eles se vangloriam de tê-la encontrado...

    Bjssss,amigo e parabéns pela prosa desta tarde,
    Leninha

    ResponderExcluir
  7. BRAVO!!!! Com tudo o que é visível e que nem merece discussão, de tão óbvio, ainda se busca partículas para demonstrar o que nosso coração já sabe. E com uma aparelhagem criada pelo homem, experiências realizadas mostram que existe uma nova e especial partícula, capaz de levar um cientista às lágrimas. Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Espetacular!
    Até pensei em escrever sobre este assunto, mas isto agora é desnecessário, pois você já falou tudo o que eu poderia dizer!
    E mais um pouco!
    A cada dia descobrem "a chave" do universo!
    E cada vez ficam com mais dúvidas, pois como eu já disse, se fizermos duas pilhas, uma com as descobertas já feitas e outra com as que faremos se esta humanidade durar mais uns 20.000 anos, a primeira ficaria bem achatada diante do arranha-céu da segunda...
    Ave, Mestre!

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Obs: Leonel tem razao!

    Bom, existe uma procura incessante de respostas sobre como tudo começou, se há vida após a vida e vida inteligente fora deste planeta. E tudo que sempre se acreditou foi numa força maior, o Criador. Deus. E por que acreditamos piamente no que os livros mais antigos escreveram sobre ele?! Não sei, para mim, Ele existe, mas acho que por mais que procurem, nunca chegarão até a revelação. É um sentimento.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Belo dia de domingo meu maracujá de gaveta!
    Gosto do seu desprendimento na hora de colher atualidades para nos dar sempre uma aula.Vc é um excelente professor.Do qual tenho que me tornar uma boazinha aluna,rsrsrsrsrsrsrs
    bjs para aquecer teu domingo !

    ResponderExcluir
  11. Meu querido, seu comentário me fez refletir sobre minhas atitudes e sobre o fato de estar, realmente, seguindo um foco de luz, nesse caos. Talvez não tenha me expressado adequadamente, mas é que não gostei de ver, no seu blog, um comentário anônimo, dizendo que "estava cansado disso", na postagem anterior. Pode ser uma brincadeira de alguém que você conhece, mas se não for, senti um incômodo por você, que tanto admiro. Bjs.

    ResponderExcluir