quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Elo Perdido

- A Ciência ainda não achou o elo entre o Homo Sapiens e o Homo Politicus. Há quem defenda a tese de que este elo é o H. Candidatus, mas parece que este é apenas o estágio larval do H. Politicus.
- O Homo Politicus tem como sub-espécie mais abundante o H. Politicus Pragmaticus. Existem
também o H. Politicus Honestus e o H. Politicus Idealistae, mas ambas as variedades estão
seriamente ameaçadas de extinção.
- O fato é que o H. Politicus Pragmaticus apresenta fortes indícios de hibridismo, o que evidencia ascendência múltipla: é um mamífero lactente perene, sempre mamando nas tetas da nação; é peçonhento, destilando continuamente o veneno da intriga; é predador e rapineiro por excelência, sobretudo na disputa pelo alimento de outros. É também gregário, vivendo em bandos, denominados “partidos políticos”, onde ocorre intensa luta pela liderança. Os derrotados mudam de bando de acordo com seus interesses de poder.
- Todos alimentam-se do sangue do hospedeiro, mas
as variedades Honestus e Idealistae produzem em troca elementos favoráveis ao crescimento deste; podem, portanto, ser considerados simbiontes úteis.
- Já o H. P. Pragmaticus é indiscutivelmente um parasita do corpo vivo que o hospeda, alternando fases de sanguessuga com etapas de mimetismo e enquistação, quando se sente ameaçado. Chama-se a essas etapas, tecnicamente, "Renunciar ao cargo".
- Sua face é constituída de material vegetal lenhoso de extrema dureza (“cara-de-pau”).
- A infestação por H. P. Pragmaticus é muito comum e de difícil erradicação. Seus sintomas são fome, desemprego, analfabetismo, corrupção etc. A infestação evolui facilmente para uma situação de epidemia. A única medida profilática de alguma eficácia é a vacina de nome "Voto".
- Há fortes indícios de que, no Brasil, estamos às vésperas de uma pandemia particularmente virulenta. Portanto, não se esqueça de se vacinar!

- E, se possível, evite votar em um Homo Politicus Pragmaticus...

Nota: Este texto é uma adaptação resumida do que se lê em
http://www.algbr.hpg.com.br/homo_politicus.htm

3 comentários:

  1. "Sua face é constituída de material vegetal lenhoso de extrema dureza (“cara-de-pau”)."

    Adorei isso!

    Eu acho que é possível evitarmos a propagação do Politicus Pragmaticus, mas pra isso é necessário que não nos comportemos como Eleitores Pragmaticus, que pouco se importam como o todo desde que consigo esteja tudo certo.

    Temos que acreditar, né?
    Gostei muito do texto, mesmo!

    Moço, me sinto tão honrada quando recebo tuas visitas e tuas palavras no meu canto inquieto. É bom saber que alguém leva em conta minhas palavras despretensiosas.

    Muito obrigada pela generosidade.
    Beijos carinhosos...

    ResponderExcluir
  2. Esse tema só tratando como humor mesmo! Abraços, JAIR.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente, a variedade homo corruptus foi a que mais se adaptou ao Brasil.
    Há uma colônia estabilizada em Brasília, DF.

    ResponderExcluir