sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Nomes

 - Dizem que nossos caboclos herdaram dos antepassados índios o hábito de darem aos recém-nascidos nomes relacionados com fatos, pessoas ou objetos que lhes chamavam a atenção, na época do nascimento. Não sei se isso é verdade, mas conheci muita gente boa com nomes no mínimo curiosos - um colega de sobrenome Pernilongo, um outro chamado Onaireves...
- Há uns 40 anos atrás, um artigo numa das últimas páginas do Jornal do Brasil me chamou a atenção. Recortei-o e guardei-o, mas após quatro décadas de vida cigana, com oito mudanças de domicílio, o recorte perdeu-se em algum desvão imperscrutável de um caminhão baú.
- O artigo era simplesmente uma listagem de nomes pitorescos, garimpados no arquivos do extinto INPS. Não me recordo da autoria.  Cito o texto de memória, ressalvados alguns lapsos.
- Antônio Dodói, Antônio Melhorança, Antônio Treze de Julho de Mil Novecentos e Treze, Bomfilho Persegonha, Cafiaspirina Cruz, Céu Azul do Sol Poente, Dezêncio Feverêncio de Oitenta e Cinco, Joaquim Pinto Molhadinho, José Casou de Calças Curtas, Leão Rolando Pedreira, Maria Passa Cantando, Maria Privada de Jesus, Marimbondo da Trindade, Remédio Amargo, Restos Mortais de Catarina, Um Dois Três de Oliveira Quatro, Veneza Americana do Recife.
- Bom, sei que o tal Um Dois Três existiu mesmo, e era funcionário da Companhia Siderúrgica Nacional, se não me engano. E meu pai confirmou que conhecera a tal Veneza Americana, de modo que a lista adquiriu foros de verdade para mim.
- Para fechar esta matéria, fiz uma breve pesquisa na Internet. E descobri que quase todos os nomes citados (com mais alguns que eu havia esquecido) constavam em uma lista bem mais extensa, que pode ser consultada em
 
- Oxente! 

8 comentários:

  1. Hehehe,... Amigo Barcellos...
    Me fez lembrar de um certo Tio por parte de Pai...
    " Tio Euvécio casado com Tia Isolina "
    Num se avéxe não... quer mais
    " Eustáquio que é irmão do Euvécio ".. esses são os que conheci.. rsss

    Um fapt
    Tatto

    ResponderExcluir
  2. Hola Jair,

    jajaja... muy gracioso.
    Pobre de quien tiene un nombre así... debe ser muy constrangedor!!!

    Te dejo saludos argentinos,

    Sergio.

    ResponderExcluir
  3. Barcellos,
    Também conheço um monte de nomes estranhos, mas vou me ater a um que você também cruzou com ele. Trata-se do BOUVOU MAQUISDONI SEABRA que trabalhou no mesmo Parque que você e eu. Perguntei-lhe certa vez a origem de tão inusitado nome e ele disse que o MAQUISDONI veio de MACDONALD mal pronunciado.

    ResponderExcluir
  4. O cidadão citado pela Jair era do meu setor, e segundo me consta, primeiro colocado em sua turma.
    Eu vi uma relação assim há muitos anos num almanaque (lembra deles), acho que do Capivarol ou do Biotônico Fontoura.
    Tinha uns irmãos radialistas no RS que se chamavam Primeiro Brasileiro Reis, Segundo Brasileiro Reis e assim por diante...
    Mas, teve um inglês que batizou o filho com a escalação completa da seleção brasileira de 70!
    Esse, para mim foi o campeão do absurdo!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Eu trabalho em escola, então me deparo com nomes esquisitinhos, mas os seus, meu caro, se superaram e muito. Aqui já encontrei Naftalina, Clisma, Averônio, Delzuíta, Skarllysson, entre outros que minha memória não mostra nem a mim.
    Mas temos também artistas estudando por aqui: Michael Douglas, Lady Dayane, Patrick Swayze, Jim Morrysson, Gilliard, John Lennon (esse é clássico) e tantos outros...

    Moço, quando vou publicar algo seu no meu Relicário?

    Beijos.
    Bons sonhos...

    ResponderExcluir
  6. Olá Rodolfo,

    achei curioso o teu texto, porque esta semana, na minha Faculdade, onde anda uma brasileira falávamos precisamente desse nome...Um Dois Três de Oliveira Quatro... :=)
    É cada um mais engraçado que o outro.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, gostei do texto. Lebrou-me do sobrenome Sunhog (húngaro) que significa mosquito.
    Um abraço ao amigo, e seja bem vindo. Estamos seguindo teu blog.

    ResponderExcluir
  8. Olá, meu lindo amigo....

    Muito grata pelos 'parabéns aos nubentes'...

    Sabe que o mais interessante dentre os milhares que existem (e isso eu trabalhei na escola, com meus alunos...) considero este:

    Dr. Alberto Cançado
    -Psiquiatra-

    (A 'listinha' é enorme...rs...eu adoro!)

    ResponderExcluir