- LHC é a sigla para Large Hadron Collider - o Grande Colisor de Hádrons, construído pela Organisation Européenne pour la Recherche Nucléaire - CERN (a sigla vem de Conseil Européen, e foi mantida quando o conselho se transformou em organização). Custo da trapizonga: US$ 6.000.000.000,00.
- Quem acha que o LHC é apenas um túnel circular de 27 km, escavado na fronteira franco-suíça para alojar o maior sincrotron do planeta não tem ideia da quantidade de aparelhos subsidiários que o acompanham. Aceleradores lineares, ciclotrons e sincrotrons menores completam a teia de aranha que forma a estrutura subterrânea do CERN, sem falar nos inúmeros defletores e absorvedores de radiação e nos gigantescos detetores de partículas, o maior dos quais, chamado ATLAS, tem a altura de um prédio de quatro andares - a cem metros de profundidade. O LHC usa 9.798 toneladas de nitrogênio líquido para refrigerar os ímãs a -193,2 ºC (aproximadamente 80 K). Depois, usa 54 toneladas de hélio líquido para refrigerá-los ainda mais. A fase de testes iniciais começou em 2008.
- E o que será que vai acontecer quando passar a fase de testes e ligarem a tomada pra valer?
- Bem, já ligaram. Em março deste ano, a trapizonga acelerou os prótons pelo túnel circular, obrigando os coitados a darem milhares de voltas por segundo, cada vez mais rápido, para deixá-los bem tontos, e então, quando estavam a 99,9999991% da velocidade da luz (um pouco acima da máxima permitida nas rodovias locais), desviaram-nos para o alvo - o ATLAS - onde eles colidiram com uma energia de 7.000.000.000.000 de elétrons-Volts (7 TeV). Deve ter sido uma baita dor de cabeça... mas os resultados práticos da infração às leis de trânsito de Genebra ainda estão sendo analisados.
Detetor ATLAS. Observe as duas figuras humanas na entrada... |
- Portanto, minha gente, vamos aproveitar a vida... sem esquecer que o calendário Maia acaba em 2012, ano de Olimpíadas, quando certamente serão quebrados recordes de velocidade nas pistas, nas raias e no LHC.