quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Sexo

   Homens e mulheres podem sobreviver sem sexo, como indivíduos. Como espécie, não.
   E quando falamos em sobrevivência da espécie, estamos falando em evolução e seleção natural. Gostemos ou não, estamos falando de impulsos primitivos, de comportamentos atávicos, de instintos animais, de pulsões naturais.
   Sob a fina camada de verniz que chamamos de "comportamento civilizado" agitam-se motivações e compulsões que escapam ao nosso raciocínio lógico; e por não as compreendermos, muitas vezes as tememos. Mas de onde vêm esses impulsos?
   Nas tribos primitivas, a sobrevivência da espécie dependia, basicamente, dos seguintes fatores:
   a) sobrevivência dos indivíduos - pelo menos até à idade em que estivessem aptos a procriar. Daí  decorre, por seleção natural, o aprimoramento do instinto (preexistente) de proteção materno e dos costumes tribais de proteção aos infantes e adolescentes - e às gestantes.
   b) sobrevivência da tribo - caça, pesca e defesa contra inimigos, ou seja, atividades perigosas mas necessárias. Começa aí uma divisão natural das responsabilidades, cabendo às mulheres proteger as crianças, cuidar dos afazeres domésticos e atender às gestantes, enquanto os homens iam à caça ou à luta. Em certas tribos, a situação se invertia (tribos de amazonas); mas as leis inexoráveis da seleção natural restringiram fortemente essa linha evolutiva, pela redução da taxa de nascimentos devido à indisponibilidade de mulheres para as funções da maternidade.
   c) procriação seletiva - as tribos nas quais as mulheres preferiam para maridos os homens que se destacavam pela sua capacidade de lutar, alimentar e proteger a família (homens fortes, ágeis e previdentes), e os homens elegiam suas mulheres pela sua capacidade de gerar e criar filhos saudáveis (mulheres com ancas largas, que facilitam o parto sem complicações, e com seios fartos, capazes de fornecer leite em abundância) - essas tribos levavam, logicamente, vantagem sobre as demais. 


   Esses traços - proteção das crianças, divisão social de tarefas e escolha dos cônjuges por suas características favoráveis - não foram uma escolha consciente; foram se fixando à medida em que as tribos que os possuiam em maior grau eliminavam ou absorviam as demais, simplesmente por terem maiores chances de sobrevivência como grupo; e vemos assim que a seleção natural age não só sobre o fenótipo do ser vivo, mas também sobre sua vida social.
   Portanto, é perfeitamente natural que as mulheres de hoje se sintam atraídas pela força física, pelo poder, pela fama e pela riqueza; e também é perfeitamente natural que os homens modernos se sintam atraídos por mulheres de quadris largos e seios exuberantes, mesmo que não tenham consciência dos motivos dessa preferência - que parece ser geral. O meu amigo Jair ilustrou isso muito bem, no seu blog pensador, em
http://jairclopes.blogspot.com/2010/04/evolucao-nadegas-inteligencia.html

   Ao longo de milênios, estas características se consolidaram no inconsciente de homens e mulheres; e à pergunta da Milene - O que eles querem? - podemos responder: nem eles mesmos sabem - mas é para o bem de todos. Assim como o universo das emoções femininas, que os homens (e várias mulheres) não compreendem, também é para o bem geral da sociedade.
   Os rituais de namoro, noivado e casamento; as brincadeiras infantis (bonecas para as meninas e bolas para os meninos); as gangs e turmas de adolescentes; as festas, bailes e quermesses... a lista de atividades sociais ligadas ao instinto sexual não tem fim.
   Mas há efeitos colaterais desse processo de seleção natural que devem ser compreendidos e combatidos: a concentração de poder e renda, as guerras, os diversos tipos de discriminação (um gay não tinha perdão nas tribos primitivas - e até em muitas das "tribos" modernas), a intolerância e a maior parte das mazelas sociais têm algumas de suas raízes plantadas nas reações individuais ou coletivas provocadas pelos instintos sexuais. E aí entram em cena os valores éticos e morais, às vezes em conflito com nossos genes...

   Sim, pois além da reação instintiva que faz o homem olhar primeiro o corpo da mulher e a mulher avaliar primeiro a segurança que o homem lhe incute, existe algo que transcende os instintos e paira sobre as reações atávicas... e a essa mixórdia de sentimentos conflitantes que permeiam o relacionamento de um casal chamamos também amor.
   Queiramos ou não, essa é a herança que temos que carregar, homens e mulheres. Vamos carregá-la juntos?

14 comentários:

  1. Amor E Sexo
    Rita Lee
    Composição: Rita Lee / Roberto de Carvalho / Arnaldo Jabor

    Amor é um livro
    Sexo é esporte
    Sexo é escolha
    Amor é sorte...
    Amor é pensamento
    Teorema
    Amor é novela
    Sexo é cinema..
    Sexo é imaginação
    Fantasia
    Amor é prosa
    Sexo é poesia...
    O amor nos torna
    Patéticos
    Sexo é uma selva
    De epiléticos...
    Amor é cristão
    Sexo é pagão
    Amor é latifúndio
    Sexo é invasão
    Amor é divino
    Sexo é animal
    Amor é bossa nova
    Sexo é carnaval
    Oh! Oh! Uh!
    Amor é para sempre
    Sexo também
    Sexo é do bom
    Amor é do bem...
    Amor sem sexo
    É amizade
    Sexo sem amor
    É vontade...
    Amor é um
    Sexo é dois
    Sexo antes
    Amor depois...
    Sexo vem dos outros
    E vai embora
    Amor vem de nós
    E demora...
    Amor é cristão
    Sexo é pagão
    Amor é latifúndio
    Sexo é invasão
    Amor é divino
    Sexo é animal
    Amor é bossa nova
    Sexo é carnaval
    Oh! Oh! Oh!
    Amor é isso
    Sexo é aquilo
    E coisa e tal!
    E tal e coisa!
    Uh! Uh! Uh!
    Ai o amor!
    Hum! O sexo!

    DeusssssssskinôsAjude
    Tatto

    ResponderExcluir
  2. Barcellos,
    Numa área que consigo até dar uns pitacos válidos, você colocou uns pontos interessantes. Gostei da abordagem sexual sem levar àquelas baboseiras freudianas. Obrigado pela menção a meu blog, sinto-me honrado.

    ResponderExcluir
  3. Claro que é.

    No âmbito do sexo e da procriação o homem é um animal como qualquer outro desses bichinhos que andam no mato. É puro instinto! Eu, por exemplo, sempre que vejo uma fêmea com ancas e seios fartos, perco, instantaneamente, a racionalidade, e me torno uma criatura extremamente selvagem. É mole?

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Ótimo texto, Barcellos!
    Explicações simples para coisas que parecem complicadas!
    Na realidade são complicadas, embora suas origens possam ser explicadas.
    Mas as complicações surgem pela multiplicidade de situações criadas pelo comportamento humano!
    No final, de um jeito ou de outro, acabamos sendo atraídos pelas mulheres de todos os tipos!
    Senão, só haveria gente bonita no mundo, pela reprodução seletiva!
    Abração!

    ResponderExcluir
  5. Viiiixe...(xápralá) baboseiras à parte TÔDENTRO desse carregamento bacanérrimo! Xipán arrasou... lembrando dessa música de nossa roqueira. Bruxo, amado, deixa te dizer algo (apesar de pensar ser desnecessário: seu comentário não teve absolutamente nada de falta de seriedade e o tom "jocoso" foi perfeito...a ponto de qq psicanalista (freudiano, lacaniano) babarrrr! Considere que Madame Surtô carecia (por trocentos motivos)de simplesmente deitar no divã rsrs
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir
  6. - Xipan... ótima lembrança. E pra acompanhar sua letra:
    Rita Lee - Amor e Sexo
    - Jair e Leonel, agradeço os comentários.
    - Regina, a natureza do assunto me obrigou a invadir um pouco sua área. Tentei não fazer muita bagunça.
    - Abraços.

    ResponderExcluir
  7. - Léo... eu também. Só que antigamente eu não sabia o motivo - não que faça muita diferença; mas eu queria saber os motivos delas...
    - Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Ai sexo... ai amor... bom é ter os dois, ao mesmo tempo... Eu ja não penso mais em sexo como procriação, que pervertida, pecadora eu sou!
    Penso muito nisso tudo.

    ResponderExcluir
  9. Meu querido bruxo, informador de mim... Esse é um tema para ser esmiuçado e esmiuçado... Ainda assim haverá muito o que ser falado.

    Que bom isso, né? Que bom que nossa natureza nos confere a possibilidade de vivermos o amor e/ou sexo, junto e misturado de preferência. Mas se não der, que sigamos os instintos!

    Bacaninha!

    Mas que vocês acham a beleza fundamental, ah acham!

    ResponderExcluir
  10. Comentar o Rodolfo é tarefa árdua, o homem é intelectual por demais!

    Genial sua abordagem meu caro, você tem olho clínico e analisa as situações escrevendo e dando um banho de cultura.

    O Sete Ramos de Oliveira é um blog classudo!
    Demorou pra eu falar! rs

    abraços da Lu

    ResponderExcluir
  11. Barcellos, havia esquecido: Parabéns pelo novo visual do espaço. Confesso que sou acomodado, não mexo na página de rosto de meu blog há um montão de tempo. Quem sabe, inspirado na dinâmica barcelliana, um dia meu blog apareça com cara nova.

    ResponderExcluir
  12. Rodolfo,voltei pra explicar o nome que saiu no meu coment.

    Ando meio lesada kkk e ontem postei aqui com o login da minha filhota e nem percebi.

    Lê-se Cy avichioli, mas o coment é da Lu Cavichioli. BLZ?
    beijo

    ResponderExcluir
  13. - Já me aconteceu mandar um comentário assinado "Beatriz"... exatamente pelo mesmo motivo.
    - Abraços. I Love Lu-Cy.

    ResponderExcluir
  14. Bruxo, amado!
    Logo ontem não tive net (por conta, penso eu, das chuvas que me mofam...)Tb ontem foi dia de Reis...Hoje, nem sei quantas horas vou fazer dessa sexta prá agradecer cada um de vocês! Por enquanto e sempre OBRIAGADA!!! Mora, atemporalmente, no meu coração.
    Beijuuss no seu
    P.S: não carecia de colocar o selinho em lugar tão honrado no seu Sete Ramos...Por enquanto já passou e trate de tirá-lo de lá, visse?

    ResponderExcluir