sexta-feira, 29 de abril de 2011

Dia do Ócio

     Neste dia primeiro de maio celebra-se em todo o mundo o Dia do Trabalho - dia em que ninguém trabalha, mesmo quando não cai num domingo, como acontece neste ano, para frustração dos adoradores e prosélitos de feriadões. Estes prefeririam que fosse na segunda; ou - melhor ainda - na terça, o que lhes permitiria exercer o sacrossanto e já institucionalizado direito do enforcamento, para melhora de sua auto-estima e piora das estatísticas de acidentes de trânsito.
     Não que isso faça muita diferença no dia-a-dia de várias repartições públicas, onde o expediente começa com um obrigatório "bom dia" ao chefe; e cumprido o ritual de puxar o saco do "alfa" da vez, dá-se início à confortável rotina de coçar o seu próprio, com as indispensáveis pausas para o almoço, os cafezinhos e os bate-papos. As fofocas descontraem o ambiente e os namoricos entre colegas de sexos opostos - mas nem sempre - também contribuem para estimular o agradável clima de trabalho.
     Eventualmente, para desfastio, pega-se um documento qualquer na bandeja "Entrada", lê-se o "De", o "Para" e o "Assunto", confere-se o último despacho (importante para não devolver o mesmo documento ao órgão de origem - há que se ser conivente com a coçação dos colegas, por uma questão de ética profissional) e despacha-se "Encaminho-vos para as providências cabíveis" para qualquer setor cujo chefe esteja de férias ou licença (com certeza vai parar na mão de algum estagiário). Agora é colocá-lo na bandeja "Saída" e retomar a coçação interrompida por tão nobre e relevante motivo.
     Às quartas, a preguiçosa rotina da semana é às vezes quebrada por uma REPONAN (REunião para PO*** Nenhuma de Alto Nível), convocada pelos insensíveis patrulheiros dos escalões superiores; o dia é cuidadosamente escolhido pelos gregos para não interferir nos elásticos programas particulares do fim-de-semana anterior, ou do seguinte. Mesmo assim, há troianos que reclamam que essa prática atrapalha os dois fins-de-semana.
    No final do produtivo expediente, puxa-se de novo o saco-mor, em despedida, e vai-se para casa com o peito repleto de orgulho cívico e a consciência tranquila do dever cumprido.
     ----------
     Ah, ia esquecendo. Se você mora do outro lado desta lagoa chamada Atlântico, e se é mãe - essa classe de gente extraterrestre que não conhece ou já esqueceu as doces benesses do ócio -  parabéns pelo Dia das Mães. Por aqui, estaremos esperando por mais uma semana, até que ele chegue - se não naufragar no meio da travessia, tanto mar, tanto mar...
     ----------
     E alguém por favor avise a Katinha que eu agradeço o convite mas não vou poder ir ao casamento dela. Sou um motorista responsável e fiquei sabendo que lá todo mundo dirige na contramão.

11 comentários:

  1. Barcellos,
    Bela homenagem ao "fare niente". Tenho uma curiosidade sobre o dia do trabalho. Numa ocasião eu estava ba Bolívia e precisei fazer algo assim como ir a um banco ou coisa que o valha. Era segunda feira 02 de maio. Pois não é que tudo se encontrava fechado, nada de bancos, nada de casas comerciais. Perguntei o que estava havendo e me informaram que o primeiro de maio havia caído em um domingo, então, na segunda deixava-se de trabalhar por causa disso. Veja bem, apenas o ócio foi transferido para a segunda feira, porque as comemorações foram no domingo mesmo.

    ResponderExcluir
  2. - Esqueci de comunicar o novo endereço da Katinha. Quem quiser pode copiar da seguinte carta social:
    Para Billy e Katinha
    Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch
    País de Gales
    de
    Rodolfo Barcellos
    Segundaquadradaantigaruaquatronumerocentoequinzedobraradireitadepoisdosinal
    País dos Males

    - Parabéns e felicidades. Mas que beijinho xoxo... não serve nem pra selar cartinha social...
    R R Barcellos

    ResponderExcluir
  3. Barcellos, está mesmo inspirado, hein?
    Parece até o meu conterrâneo LF Veríssimo!
    Eu também não fui no casamento da Katinha! Como você disse, terra onde todo mundo dirige pela contramão, e a gente dirigindo cheio de malte escocês, não ia dar certo!
    Valeu, amigo!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que falha a minha, acordei tarde para o casamento do casal ilustre, nem pude conferir o beijo xoxo. Vou me penitenciar pra sempre!

    Olhe, moço, essa sua repartição aí ainda existe? Quero me transferir pra lá imediatamente, porque euzinha enquanto funcionária pública, vivo num imenso lerê, lerê.

    E gostei da inspiração, nos moldes LF Veríssimo, muito bem observado pelo Leonel.

    Beijos, senhor cronista.

    ResponderExcluir
  5. Acho que o único funcionário público (além de D.Milene)que não se encaixa nesse perfil tão bem escrito é o Lineu...não é a toa que faz parte de uma "Grande Família". A gripe não me permitiu assistir a esse beijo ao vivo rsrs e olha que já tinha até RSVP confirmando minha presença...rsrs
    Beijuuss n.a.

    ResponderExcluir
  6. Opsss.... Pedi pra minha "SECREPONE" um relatório sobre o dia DE trabalho....
    E a féla me passou tudo sobre ( 1º de Maio )!

    Mas Kate-zão é peça descartável em meu tabuleiro.. rss

    O Tinho agora com fío no colo vai dimulir o Lineu... pobre da MilenA....

    Leonel foi pro MÉXICO e tá usando luvas de couro... sei lá viu!!!

    Barcellos é mió ocê manda fazê análise na agua que tá bebendo.... to te achando "Istrânhu"..

    Bão... Do Jair num falo nada , vai que o hómi é brabo... rsss

    Phohha.... acabou a Vodka... Péraí que já vorto!!

    Deussssssssssssssssssssssskiajude
    Viva lá revolution
    First of May
    Hic...
    Abrazôs
    Tatto

    ResponderExcluir
  7. Rodolfo

    belo post sobre o ócio...mas você cometeu uma falha terrível, que não será bem vista pela familia Real Britânica: Você nunca mais, veja bem, NUNCA MAIS poderá chamar Katinha assim...nem Kate, somente de Catherine...blabla bla..William de Galles...entendeu??
    tsc
    tsc

    rsrs
    beijocas

    Loisane

    ResponderExcluir
  8. Bom, eu já acordei cedinho , caí da cama mesmo e fui ao casamento real. Me vesti de pérolas e tomei meu breakfast com a realeza!

    Beijinho mixuruca mesmo.
    kkkkkk o pior foi ver as primas do príncipe, saídas também de um conto de fadas (ou bruxas?)
    Pareciam as filhas da madrasta da Cinderela.
    Glup....

    fui e beijão procê, moço do chapéu

    ResponderExcluir
  9. Queridos!

    Sim...Parti da blogosfera, e vocês verão o mesmo recado em alguns Blogs que para mim foram e sempre serão muito importantes, porque seus “donos” se tornaram meus amigos...virtuais, mas amigos a quem prezo muito!
    Não quis fazer um post de despedidas, por isso este coments que mais parecerá um jornal!
    Eu realmente me decepcionei demais na blogosfera!
    Pessoas sem escrúpulos, sem noção do que é esta linda ferramenta!
    Pessoas que as usam para ferir, para machucar, para representar papéis que não lhes cabem!
    Machucaram-me, machucaram amigos queridos!
    Não consigo entender e nem aceitar a crueldade humana!
    Não têm opinião formada sobre nada, em cada espaço uma opinião diferente, uma chacota, uma ofensa. Não entendo como podem ir em um espaço e dizer que amam o vermelho, e em outro espaço dizerem que a cor que mais odeiam é o vermelho!
    Por isso saio...não quero ficar remoendo raivas, e nem usar as mesmas armas, e olha que munição não me faltaria!
    Estarão todos nos meus melhores pensamentos!


    Beijocas

    Loisane

    ResponderExcluir
  10. É acordei e lá estava na tv
    por todos os canais o feito do ano..
    Aff ..

    Beijo meu pra vc anjo poeta...

    ResponderExcluir
  11. Devido ao feriado, respondo-te hoje -
    TAMBÉM TE AMO!
    Beijos querido amigo.

    ResponderExcluir