No dia 4 de abril de 2010, o Sete Ramos publicava, sob o polêmico título "Rainha ou Piranha?" as curiosas circunstâncias que haviam elevado - ainda em dezembro de 2003 - uma bela flor noturna ao status de rainha, e também, poucos meses depois, a sua deposição do alto cargo e o banimento para um canto esquecido do meu pequeno mundo, sob a injusta acusação de ser vulgar, após uma segunda floração inteiramente fora das normas. Você pode conferir em
Primeira floração. Uma única flor, em noite de lua cheia, conforme o protocolo. |
Terceira floração, em abril de 2010 |
http://seteramos.blogspot.com/2010/04/fechei-meu-post-do-ultimo-dia-4.html
Um ano se passou. Em fins de Março, a exuberante criatura - que nunca ultrapassara antes o número de duas flores - me deu um susto, ao apresentar-se à corte ornada com quatorze botões!
Desses, 11 vingaram, florescendo 6 na primeira noite, 4 na segunda e um na terceira.
Quarta floração, abril de 2011. Seis botões se abriram na primeira noite, e mais alguns podem ser vistos ainda fechados O Ás de espadas dá uma idéia do tamanho das flores. |
A minha dama tem pedigree: seu nome de família é Epiphillum Oxypetalum, nativa de nossas plagas. É polinizada por mariposas e outros insetos noturnos, ou mesmo por morcegos. A flor só dura uma noite.
E tem vários primos e primas: o mandacaru nordestino, alguns cactos mexicanos, a pitaya (muito parecida com minha Rainha) e mesmo uma solanácea arbustiva muito conhecida no Brasil pela fragrância de suas flores noturnas.
Nota: Em protesto contra a brincadeira de mau gosto do amigo Xatto, o Sete Ramos de Oliveira estará boicotando seus blogs nos próximos dias. O prazo do boicote se encerrará no próximo dia 8, às 08:38, quando se apagar a vela (acendida com a melhor das intenções) em
http://www.portalangels.com/altar_virtual/altar.php?id=2865#1916088
"Pode-se brincar com os amigos, mas não se brinca impunemente com o sentimento da amizade."
---------------------
Nota (6 de Abril) - CONSIDERANDO que o boicote já produziu os resultados esperados e atendendo aos apelos de amigos em comum, é com prazer que retorno ao convívio diuturno com meu amigo Titan Xatto - ou melhor, Xipan Tatto.
- Os dois dias restantes serão estornados como crédito para a próxima brincadeira de mau gosto.
- Abraços, Tatto.
Parabéns por essa nobreza toda em sua casa.
ResponderExcluirBarcellão...
ResponderExcluirBão!!
É sabido e tá justificado que a sua FRÔ tem pedigree.
-Coisa essa que tbém tá provado o Xipan Zeca é comprétamente desprovido e isênto
- PooooOOOrém... Naum carecia di disprover de seu visitamento e de seus tão apráZivers comentamentos aos pobres e indefesos seguidores, fazendo estes por conta de seu "digamos assim" inoportuno boicote por cão-sequência de tão infantil e inofensiva brincadeirinha de 1º de Abril; ( DEIXAREM DE VISITAR-ME EM ADESÃO AO SEU BOICOTE...) ...rsss
Forante o ajuelhamento e incessantes pedidos de piedade e adiscurpamento... E com o fiofó ponhado a leilão vorto aqui pra pedir que tu "ATÉ ODIA 8 AS 8:38 - APÓS A VELA APAGAR" - Tempo suficiente pra tu botar as idéias em fino ajuste e ver que o Tatto e Xipan Não VIVEM SEM OCÊ.... ADESCURPÊ ELES VAI!!!
P.S.- Enquanto tu achava que eu num acendia mais velas tava eu aqui ( NO DEUSSSSSSKIAJUDE ), acendendo as minhas.... Tank´s
Deusssssssssssssskiajude
Um AVACAGÁ generoso e carinhoso.
Tatto
Eu sabia que essa fulô de beleza tão especial só podia ter um pezinho no sertão nordestino... Agora tá explicado essa belezura toda.
ResponderExcluirSério agora, é linda mesmo, Rodolfo. Valeu cada minuto de vigília pra ser fotografado o nascimento das damas... Aliás, ainda bem que subiram de posto, né? Tadinhas outrora injustiçadas, agora reinam dignamente.
Beijo, bruxo amante das flores.
A paciência é prima do amor...linda postagem, mostra irrefutável de teus cuidados e gentileza com a planta que te premia com florações belíssimas.
ResponderExcluirUm grande abraço e uma ótima semana.
Agora que tu fica im-pos-sí-vel com tantas damas (Rainhas e Princesas) a lhe fazer companhia! Aqui, me conta uma coisa: essa beleza é da mesma espécie daquelas que exalam um perfume inigualável nas calçadas, jardins e quintais daqui? É que aqui, além de serem miudinhas, florescem em árvores/arbustos não GRANDES (como o Manacá). Em vaso e desse tamanho foi a 1ª vez que vi. Fiz viagem olfativa nessa postagem sua...dilícia!
ResponderExcluirBeijuuss n.a.
Agora entendi a mensagem nas piranhas...rs
ResponderExcluirLindeza de momento.As flores são belíssimas.
Beijos
Rodolfo
ResponderExcluirconsegui sentir o perfume...tamanha a riqueza de detalhes
beijocas
Loisane
Beleza de flor. Conheci na minha infância, minha mãe tinha uma e numa noite fui com ela ao quintal para ver a sua abertura!
ResponderExcluirParabéns pelas flores!
Tenho uma dessas na minha varanda. A noite é o maior perfume. Quando ganhei me disseram que era jasmim, mas minha mãe que estende muito de plantas e tem diversas, identificou pelo telefone que era dama da noite.
ResponderExcluirA minha dá muitas flores e vou tirar até foto.
Só uma visita cordial de blogueira que sempre te encontra em alguns comentários dos blogs amigos.
Saudações!
Carla Fernanda
Essa é a única dama da noite bem comportada, né?
ResponderExcluirQuerido amigo, morei em uma casa onde todas elas habitavam, a noite os perfumes se misturavam...era uma delícia. Belíssima postagem. Beijocas
ResponderExcluir