segunda-feira, 4 de abril de 2011

Onze Damas

     Dama da Noite é o nome popular de várias espécies de flores noturnas - na maioria cactáceas. Rainha da Noite, Princesa da Noite e Flor da Lua são outras variantes do mesmo nome.
     No dia 4 de abril de 2010, o Sete Ramos publicava, sob o polêmico título "Rainha ou Piranha?" as curiosas circunstâncias que haviam elevado - ainda em dezembro de 2003 - uma bela flor noturna ao status de rainha, e também, poucos meses depois, a sua deposição do alto cargo e o banimento para um canto esquecido do meu pequeno mundo, sob a injusta acusação de ser vulgar, após uma segunda floração inteiramente fora das normas. Você pode conferir em
Primeira floração. Uma única flor, em noite de lua cheia, conforme o protocolo.
http://seteramos.blogspot.com/2010/04/rainha-ou-piranha.html

Terceira floração, em abril de 2010
     Mas apenas nove dias após, uma nova matéria informava a anistia total e irrestrita da indigitada e sua solene restauração ao antigo status de dama da corte. Esse capítulo da novela está em 


http://seteramos.blogspot.com/2010/04/fechei-meu-post-do-ultimo-dia-4.html

     Um ano se passou. Em fins de Março, a exuberante criatura - que nunca ultrapassara antes o número de duas flores - me deu um susto, ao apresentar-se à corte ornada com quatorze botões!
     Desses, 11 vingaram, florescendo 6 na primeira noite, 4 na segunda e um na terceira.
Quarta floração, abril de 2011. Seis botões se abriram na primeira noite,
e mais alguns podem ser vistos ainda fechados  O Ás de espadas
dá uma idéia do tamanho das flores.


     A minha dama tem pedigree: seu nome de família é Epiphillum Oxypetalum, nativa de nossas plagas. É polinizada por mariposas e outros insetos noturnos, ou mesmo por morcegos. A flor só dura uma noite.
     E tem vários primos e primas:  o mandacaru nordestino, alguns cactos mexicanos, a pitaya (muito parecida com minha Rainha) e mesmo uma solanácea arbustiva muito conhecida no Brasil pela fragrância de suas flores noturnas.

     Nota: Em protesto contra a brincadeira de mau gosto do amigo Xatto, o Sete Ramos de Oliveira estará boicotando seus blogs nos próximos dias. O prazo do boicote se encerrará no próximo dia 8, às 08:38, quando se apagar a vela (acendida com a melhor das intenções) em
http://www.portalangels.com/altar_virtual/altar.php?id=2865#1916088
     "Pode-se brincar com os amigos, mas não se brinca impunemente com o sentimento da amizade."
---------------------

     Nota (6 de Abril) - CONSIDERANDO que o boicote já produziu os resultados esperados e atendendo aos apelos de amigos em comum, é com prazer que retorno  ao convívio diuturno com meu amigo Titan Xatto - ou melhor, Xipan Tatto.
- Os dois dias restantes serão estornados como crédito para a próxima brincadeira de mau gosto.
- Abraços, Tatto.

11 comentários:

  1. Parabéns por essa nobreza toda em sua casa.

    ResponderExcluir
  2. Barcellão...

    Bão!!
    É sabido e tá justificado que a sua FRÔ tem pedigree.


    -Coisa essa que tbém tá provado o Xipan Zeca é comprétamente desprovido e isênto

    - PooooOOOrém... Naum carecia di disprover de seu visitamento e de seus tão apráZivers comentamentos aos pobres e indefesos seguidores, fazendo estes por conta de seu "digamos assim" inoportuno boicote por cão-sequência de tão infantil e inofensiva brincadeirinha de 1º de Abril; ( DEIXAREM DE VISITAR-ME EM ADESÃO AO SEU BOICOTE...) ...rsss

    Forante o ajuelhamento e incessantes pedidos de piedade e adiscurpamento... E com o fiofó ponhado a leilão vorto aqui pra pedir que tu "ATÉ ODIA 8 AS 8:38 - APÓS A VELA APAGAR" - Tempo suficiente pra tu botar as idéias em fino ajuste e ver que o Tatto e Xipan Não VIVEM SEM OCÊ.... ADESCURPÊ ELES VAI!!!

    P.S.- Enquanto tu achava que eu num acendia mais velas tava eu aqui ( NO DEUSSSSSSKIAJUDE ), acendendo as minhas.... Tank´s

    Deusssssssssssssskiajude
    Um AVACAGÁ generoso e carinhoso.
    Tatto

    ResponderExcluir
  3. Eu sabia que essa fulô de beleza tão especial só podia ter um pezinho no sertão nordestino... Agora tá explicado essa belezura toda.

    Sério agora, é linda mesmo, Rodolfo. Valeu cada minuto de vigília pra ser fotografado o nascimento das damas... Aliás, ainda bem que subiram de posto, né? Tadinhas outrora injustiçadas, agora reinam dignamente.

    Beijo, bruxo amante das flores.

    ResponderExcluir
  4. A paciência é prima do amor...linda postagem, mostra irrefutável de teus cuidados e gentileza com a planta que te premia com florações belíssimas.

    Um grande abraço e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  5. Agora que tu fica im-pos-sí-vel com tantas damas (Rainhas e Princesas) a lhe fazer companhia! Aqui, me conta uma coisa: essa beleza é da mesma espécie daquelas que exalam um perfume inigualável nas calçadas, jardins e quintais daqui? É que aqui, além de serem miudinhas, florescem em árvores/arbustos não GRANDES (como o Manacá). Em vaso e desse tamanho foi a 1ª vez que vi. Fiz viagem olfativa nessa postagem sua...dilícia!
    Beijuuss n.a.

    ResponderExcluir
  6. Agora entendi a mensagem nas piranhas...rs
    Lindeza de momento.As flores são belíssimas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Rodolfo


    consegui sentir o perfume...tamanha a riqueza de detalhes


    beijocas

    Loisane

    ResponderExcluir
  8. Beleza de flor. Conheci na minha infância, minha mãe tinha uma e numa noite fui com ela ao quintal para ver a sua abertura!
    Parabéns pelas flores!

    ResponderExcluir
  9. Tenho uma dessas na minha varanda. A noite é o maior perfume. Quando ganhei me disseram que era jasmim, mas minha mãe que estende muito de plantas e tem diversas, identificou pelo telefone que era dama da noite.
    A minha dá muitas flores e vou tirar até foto.
    Só uma visita cordial de blogueira que sempre te encontra em alguns comentários dos blogs amigos.
    Saudações!
    Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  10. Essa é a única dama da noite bem comportada, né?

    ResponderExcluir
  11. Querido amigo, morei em uma casa onde todas elas habitavam, a noite os perfumes se misturavam...era uma delícia. Belíssima postagem. Beijocas

    ResponderExcluir