terça-feira, 12 de abril de 2011

Gentileza


     Muitos dizem que José Datrino, o famoso "Profeta Gentileza", abandonou sua vida de empresário de sucesso e sua família de mulher, cinco filhos e dezoito netos após a tragédia do "Gran Circus Norte-Americano", em 1961, quando tinha apenas 45 anos de idade, para dedicar-se ao messianismo que marcou sua vida. Mas não é bem assim que eu e meus irmãos nos lembramos. Já em 1958, como um mendigo sujo, maltrapilho e mentalmente perturbado, ele assustava as alunas do Colégio S. Vicente de Paulo, em Niterói, ameaçando com o "fogo do inferno" aquelas que usavam uma saia um pouco mais curta, deixando entrever meio joelho, ou um penteado mais moderninho. Minha irmã Dôra foi vítima destes episódios, que nunca passavam dessas ameaças.
     Após o incêndio (criminoso) do Gran Circus, ele se instalou no terreno calcinado, onde ergueu um barraco e plantou uma horta e um jardim. Dedicou-se a consolar os familiares das vítimas.
     Alguns anos depois, começou a perambular. Costumava pegar uma das primeiras barcas para o Rio, mas não desembarcava; ia e voltava diversas vezes, ao preço de uma única passagem, pregando aos passageiros, angariando "donativos" e anunciando o fim do mundo. Foi então que ele cunhou seu famoso bordão - gentileza gera gentileza - e por isso passou a ser conhecido como "Profeta Gentileza"; mas nunca deixou de vociferar contra os trajes femininos mais liberais - calças jeans, vestidos curtos ou muito justos, decotes um pouco mais ousados etc.
     As inscrições nos pilares dos viadutos da área central do Rio, feitas a partir de 1979 ou 1980, aumentaram-lhe a fama, e hoje são patrimônio do município. Durante aquela fase, a barba já longa, costumava vestir-se com uma túnica branca.
     Era, sem dúvida, inteligente e possuía alguma instrução. Perseguia com tenacidade seus objetivos e, antes de mudar sua vida, chegou a possuir alguns caminhões, o que lhe valeu a fama de "empresário".
     Alguns dizem que ele perdera filhos no incêndio; outros que ele afirmava ser pai de cinco filhos, "três femininos e dois masculinos, não perdi ninguém no incêndio do circo".
     Alguns detalhes interessantes podem ser obtidos em
http://pt.wikipedia.org/wiki/Profeta_Gentileza
     Nasceu em Cafelândia - SP, em 1917, com o nome de José Datrino. Desde pequeno, quando ajudava a família vendendo lenha em carroças, tinha visões do que chamava "sua missão".
     Faleceu em Mirandópolis - SP, em 1996.
     Uma interpretação mais espiritualizada está em:
http://observadorespirita.blogspot.com/2008/03/jos-datrino-o-profeta-gentileza-o.html
     Louco ou iluminado? Empresário ou mendigo? Não sei. Mas talvez estejamos vendo um dos raros casos em que o tempo inverte sua marcha e a realidade se transforma em sonho.

10 comentários:

  1. Minha mãe uma vez comentou desse profeta, ela pegou a barca uma vez e disse que ele estava lá, e ele falou da calça dela, boca de sino que aliás ela odeia essas calças até hoje.

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana quando vejo papos de MSN resultando em postagens como essa, contada a partir de suas memórias e não apenas do "ouvi dizer". Ele foi então, o que podemos chamar de "maluco beleza", o Profeta Gentileza?

    Até rimou... rsrs.

    Beijos, bruxo.
    E mais pra adiante você nos conta a história da tragédia do circo.

    ResponderExcluir
  3. Já que abordei o assunto por outro ângulo e usei o mesmo título, repito aqui as palavras finais de meu texto: "Pois é, num mundo ideal, o comportamento das pessoas assumiria a gentileza como atitude basilar no relacionamento com seus semelhantes. Em decorrência, no trânsito ou no dia-a-dia, com toda certeza, teríamos muito menos atritos e acidentes. A irritação e o estresse diário que muitos de nós carregamos como um peso morto que oprime e baixa nossa qualidade de vida, seriam coisas do passado e o mundo passaria a ser um lugar mais agradável de se viver. Gentileza gera gentileza é um bom mote para pautarmos nossas atitudes diárias de convívio com nossos iguais".

    ResponderExcluir
  4. GENTILEZA SEMPRE GERARÁ GENTILEZA. E ISSO É INCONTESTÁVEL.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. É isso 'Uma gera a mesma'...
    Como sempre uma bela postagem..
    Moço de coração bonito
    tem sempre uma estória bonita pra contar..

    beijos meus ..
    Querido anjo poeta..

    ResponderExcluir
  6. Barcellos, interessante esses fatos, já que existem inúmeras versões populares sobre as origens e a vida deste homem.
    Mas, pelo visto ele também era meio talibã, o que não seria tão gentil assim com as mulheres.
    Assim, é preferível lembrarmos o seu lado mais filosófico!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Rodolfo

    belo post

    Si, posso discordar de vc? ou contestar você? posso?

    ás vezes nem toda gentileza que voce empreende basta para receber uma só migalha de retorno...

    existem pessoas que acordam azedas...é o tipo: você sorri dizendo bom dia,e o outro com carranca quase te responde: bom dia porque??

    Mas eu gotso da história do Gentileza...se é tudo verídico? nao sei..mas eu gosto


    beijocas

    Loisane

    P.s. que tamanho de coments heim Bruxo amado??

    ResponderExcluir
  8. Sabe meu querido, não quero buscar nada...deixo aqui multiplicando e de mãos dadas, com certeza, retribuindo suas gentilezas sempre. Já lhe disse, hoje, AMOTE? Então está dito. OBRIAGADA constante!
    Beijuuss n.a.

    ResponderExcluir
  9. Gentileza já foi inspirador pra música de Marisa Monte, Gonzaguinha e até enredo da Grande Rio em 2001, se não me engano.

    ResponderExcluir
  10. Uma coia é certa nesa vida...gentileza gera gentileza...grande abraço de bom dia pra ti amigo...

    ResponderExcluir