domingo, 24 de abril de 2011

O bullying

     Uma coisa é o "Jus legis", outra coisa é o "Jus mores". Traduzindo: de nada adianta a Lei Áurea enquanto o Zé, o Mané e a Maria continuarem sofrendo discriminação - ou infligindo-a ao Jão, ao Tonho e à Benedita. De nada vale a anistia "ampla, geral e irrestrita" se pruridos de injustiças sofridas no milênio passado continuam  a ser explorados política e comercialmente - ou pior: transmitidos às novas gerações acompanhados de uma mensagem que, em vez de pregar o "vamos evitar", diga "devemos nos vingar".
     Da mesma forma, a aceitação "legal" de minorias étnicas ou religiosas por uma sociedade não implica no resgate automático de sua dignidade social. O Zé, o Bastião e a Benta continuam malhando o Judas no sábado de aleluia e culpando a Raquel, a Ester e o Zebedeu pela morte de Jesus Cristo e do filho do Faraó. O Mané, o Jão e a Maria continuam pegando no pé do Chico, da Iara e da Iracema, por causa de seus olhinhos puxados e de sua pele avermelhada. E que dizer dos homossexuais, dos ciganos e de tantos outros?
     Esses grupos e povos têm sofrido uma espécie de "bullying" histórico, através dos séculos e dos milênios. Não admira que vários dos seus membros se mostrem hipersensíveis a certas manifestações culturais tidas como simples "tradições populares", ou a colocações de opiniões que, mesmo sendo corretas em sua essência, dêem margem a interpretações dúbias ou tendenciosas. Não é fácil conviver com esse tipo de "bullying", e não sei se há tratamento para isso. Lamento.

10 comentários:

  1. Bruxo amado

    é essa minha questão: como pregar o perdão e continuar malhando judas???


    beijocas

    Loisane

    ResponderExcluir
  2. Lamentável amigo Barcellos !!

    Até a duas décadas atrás eu ainda acreditava que seres "raciocinantes" eram capazes ainda de ter opinião formada de si próprios... Hoje na era tecnológica e da globalização informativa dessa mídia à toque de tambor ( Acabaram-se os seres pensantes, todos transformados em seres ACEITANTES ) de uma imposição "invisível" e maquiavélica a que liquidifica o cérebro de toda uma geração....!

    Não creio que sem um investimento maciço na EDUCAÇÃO, seremos capazes de formar novos seres RACIOCINANTES..a curto prazo!!

    É lamentavel MeRmo.
    DeussssssssssssKiTenhaPiedadeDeNós......
    Abraços
    Tatto

    ResponderExcluir
  3. Barcellos,
    Gostei. Acho esses textos meio doutrinários o que há de melhor na blogsfera. Não adianta publicar no vazio sem tirar agum ensinamento, alguma moral, como se dizia nos tempos idos. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Pois é, meu querido, é como estávamos falando ontem. Não sei como a humanidade permitiu que determinadas situações tivessem início sem que alguém gritasse pra parar, antes de se alastrar. Mas o contrário sempre aconteceu, o racismo, preconceito em geral sempre foi estimulado pela maioria desde que o mundo é mundo... Fica difícil acreditar em vivermos num mundo em que as diferenças serão encaradas como algo "normal".

    Já disse Renato Russo: "A humanidade é desumana, mas ainda temos chance"... Tenho cá minhas dúvidas, mas, quem sabe, né?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. É meu anjo poeta, nem eu, nem eu ...
    Difícil acreditar que isso um dia mude.
    É triste , mas é bem assim..

    beijo querido...

    ResponderExcluir
  6. Estamos diante de uma série de contradições, onde os erros do passado estão sendo usados como justificativa para os erros do presente!
    Se quisermos mesmo construir um presente que tenha futuro, temos que partir do "agora", definindo como definitivamente superadas as questões do passado!
    Senão, vamos cair no círculo vicioso das vinganças, guerras santas e eternas compensações e indenizações que só servem para satisfazer à meia-dúzia de aproveitadores que nada querem construir!
    Alguém tem que qpertar a tecla RESET!
    Você já apertou a sua!
    Valeu Barcellos!

    ResponderExcluir
  7. É meu amado, você sempre abordando assuntos delicados e polêmicos com uma sabedoria salomônica. Da mesma maneira que Lois lhe perguntou sobre o bem e o mal, faço agora entre "verdade" e "mentira" (histórica)...Enquanto nossa resposta não chega vou usando de Carlos:
    "A porta da verdade estava aberta,
    mas só deixava passar
    meia pessoa de cada vez.

    Assim não era possível atingir toda a verdade,
    porque a meia pessoa que entrava
    só trazia o perfil de meia verdade.
    E sua segunda metade
    voltava igualmente com meio perfil.
    E os meios perfis não coincidiam.

    Arrebentaram a porta. Derrubaram a porta.
    Chegaram ao lugar luminoso
    onde a verdade esplendia seus fogos.
    Era dividida em metades
    diferentes uma da outra.

    Chegou-se a discutir qual a metade mais bela.
    Nenhuma das duas era totalmente bela.
    E carecia optar. Cada um optou conforme
    seu capricho, sua ilusão, sua miopia."

    E não lamente Bruxo querido, pois ainda há seres - nesse mundo bullying cruel de se viver - como você... que nos fazem acreditar em dias de simples irmandade!
    Beijuuss n.a.

    ResponderExcluir
  8. Vim só abraçar te a alma
    afagar te o coração..
    E dizer te que sim.
    Que um lugar especial
    em meu coração já é teu.
    Um beijo meu pra vc anjo poeta meu...

    ResponderExcluir
  9. Olá!!
    Vim agradecer a sua preciosa visita!
    Melhor ainda foi conhecer este espaço enriquecedor!
    Bjus

    ResponderExcluir
  10. Amigos,

    Este blog foi presentado com pessoas de grande sensibilidade e com um intelectual que nos brinda com postagens maravilhosas e que nos fazem refletir muito. Parabéns!

    O fim da discriminação e da intolerância, e o respeito às minorias, exigem mais do que o reconhecimento legal, exigem uma mudança de mentalidade. Convido a todos para ler o artigo Modelo de Exclusão

    ResponderExcluir