terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Minguante


Onde a paixão? Onde estará, insano e ardente,
Aquele amor que incendiava cada noite?
Foi-me o desejo. A ânsia louca também foi-te;
Em cinzas frias fez-se a brasa antes candente.

Se bem nos reste ainda um aconchego morno,
Não sobreviverá ao fim do nosso estio;
Não nos dará calor quando chegar o frio,
Ao extinguir-se o lenho último do forno.

E vai minguando o amor, o encanto e a magia.
Não mais os nossos corpos, em mútua poesia,
Entoarão o canto do febril desejo.

Cada lembrança doce virará saudade.
Talvez nos reste ao fim alguma amizade,
Talvez o nosso adeus sequer mereça um beijo.

Niterói, 14 de fevereiro de 2012
às 15:03 horas (lua minguante)
Rodolfo Barcellos


Próxima postagem desta série: NOVA
Em 21 de fevereiro, às 20:34

14 comentários:

  1. A fase minguante do amor é cheia de melancolia, pois traz a certeza da ausência que se apresenta breve e derradeira.
    Talentoso poeta, sempre a merecer aplausos.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Olá rodolfo..tudo bem querido amigo?
    Amei seu poema...

    O tempo se encarrega tanta coisa em relação ao amor romantico.
    Em muitos casos ele vem como um fucaracão....e depois se transforma numa fogueira após a chuva, onde fica apenas uns gravetos com vestigios de fumaça.

    Bacana é quando a paixão se transforma em amor. Que devemos rega-lo um pouquinho a cada dia, senão..

    Um beijo...

    ResponderExcluir
  3. QUANDO UM AMOR SE VAI VAI FAZ FRIO. FAZ CHUVA, FAZ MINGUANTE , FAZ CINZA ..E TODOS SENTIMENTOS FRIOS SENTIMOS ..BOM SERIA NUNCA O AMOR SE DESPEDIR ...TALVEZ A VIDA FOSSE MAIS LINDA MAIS CHEIA MAIS SOL E MAIS COLORIDA..
    O QUE MAIS TENHO MEDO DO AMOR É QUANDO ELE SE VAI.. POR MAIS ACHAMOS QUE NÃO ,MAS SOFREMOS MESMO ASSIM.
    O QUE DIZER DE UM POEMA TÃO SENSIVEL E TÃO CHEIO DE AMOR?

    BRAVO RODOLFO ,BRAVO..
    BEIJOS

    OTILIA

    ResponderExcluir
  4. Barcellos,
    Muito bom, gostei demais. Num ímpeto de rima quase li assim: "Não nos dará calor quando chegar o Cio". Desculpe conspurcar o verso, mas senti assim. Abraços, JAIR.

    ResponderExcluir
  5. Olá, R.R. Barcellos
    Estive afastadíssima dos Blogs, até o meu...rs
    Mas retorno e vejo Maravilhas...
    Gratificante ler um Poema cheio de nebulosas metáforas e tendo a lua a espionar minha leitura.
    Abraço,
    Sandra

    ResponderExcluir
  6. Boa noite meu maracujá de gaveta!
    Sempre encantada com sua forma de escrever...deixa-nos a desejar que queremos a continuação desse poetar...
    bjssssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  7. Difícil comentar um bom poema.
    (ele tem vida própria e já fala por si só)

    Principalmente quando se trata de um poema tão bonito quanto esse.

    Bonito e profundo do começo ao fim.
    nada ficou na superfície...

    Parabéns pela belíssima inspiração.

    Um pouco atrasado,parabéns também pelo seu aniversário, Barcellos.
    vida longa pra você , querido!

    Um abração !

    ResponderExcluir
  8. Num sabo comentar gonócios românticos, Barcellos

    Mais tamus aí lendo e provocando o "Monkey for love" qui tem drênto di EU... rsss

    Abraços
    Tatto/Xipan

    ResponderExcluir
  9. Amigo, receba os meus aplausos...
    Tua criatividade é inesgotável...
    Que venham muitas luas!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Mesmo minguando, ao luar, se escreverá sempre poesias com paixão daquilo que foi um dia um grande amor...

    Adorei meu amigo!
    beijos
    cvb

    ResponderExcluir
  11. O bom é que a fase minguante não dura pra sempre, né? Tomara que passe rápido, tomara...

    Lindo tudo isso, meu caro.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  12. O bom é que ela vem logo, NOVA, ciclando...num dia muito especial pra nós dois, não é mesmo meu querido??

    Embora triste, MINGUANTE faz despertar...eu gostei, mas vou esperar as outras (mas não conto o pq...rsrsrs).

    Beijos meus!

    ResponderExcluir
  13. Belo e instigantes soneto, Rodolfo. Passei para matar saudades e lhe desejar um FELIZ CARNAVAL, com muitas alegrias. Eu vou descansar tds os dias! Beijo imenso!

    ResponderExcluir
  14. É mesmo assim, às vezes, ....mas o amor fica sempre para acender uma chama....
    oi amigo querido!!!!!!!!!

    Beijos e bom carnaval!!

    ResponderExcluir