quinta-feira, 8 de março de 2012

Plenilúnio

Quando pesquisei, em fins de janeiro, datas e horários das fases da lua para esta série de sonetos, não me dei conta de que o último cairia numa data muito especial. Foi a Denise quem chamou a atenção deste velho poeta distraído para a coincidência.
Coincidência? Não acredito em coincidências (pero que las hay...). Não, estava escrito nas estrelas, desde sempre, que esta série de sonetos teria sua chave de ouro neste Dia Internacional da Mulher.
Hoje, portanto, quero dedicar os quatro sonetos da série a essas criaturas maravilhosas pelas quais nós, homens, nascemos e vivemos - e muitas vezes morremos, ao menos de amor. Parabéns às minhas Deusas amadas, às minhas queridas Musas, às Graças da minha vida e a todas as mulheres do planeta, que fazem deste mundo um lugar em que - ainda - vale a pena se viver.
Origem: Internet
A lua em plenilúnio anuncia aos ares:
És minha! À luz da Deusa e de suas donzelas,
Que no céu contam-se em miríades de estrelas,
Ser teu eu juro enquanto tu também me amares.

E não faremos conta de afagos e beijos,
Não pouparemos nunca abraços nem carinhos;
Seremos perdulários e jamais mesquinhos,
Satisfaremos nossos mútuos desejos.

Porque de amores já vividos aprendemos
Que a eles nunca poderemos traçar meta,
Regra, fronteira ou limite. Isso sabemos.

Sabemos que é mortal, mesmo sendo gigante,
Mas seguiremos o conselho do Poeta
E o faremos infinito - até o minguante!


Niterói, 8 de março de 2012
às 6:39 h (lua cheia)
Rodolfo Barcellos


Esta postagem encerra o ciclo de quatro sonetos relativos às fases lunares e seus paralelos com o amor. Cada soneto foi postado nos dias e horas correspondentes às efemérides astronômicas das fases lunares. Os outros três sonetos da série estão em:
Minguante: http://seteramos.blogspot.com/2012/02/minguante.html
Nova: http://seteramos.blogspot.com/2012/02/nova.html
Crescente: http://seteramos.blogspot.com/2012/02/crescente.html


Sou grato aos amigos que me incentivaram nessa empreitada poética. E mais uma vez, deixo minha homenagem às mulheres de todo o mundo, agradecendo a "trombetada" da Denise e transcrevendo o comentário que deixei ontem na Marcia:



Hoje canto a Mulher,
O anjo, a guerreira, a fada,
O bem-me-quer, mal-me-quer,
O beijo, a flor, a estrada!

14 comentários:

  1. Barcellos,
    De certo existe um lugar no céu dos poetas onde se decide certos destinos, e lá estava escrito que você encerraria tua homenagem à Lua entrelaçada às mulheres, afinal ambas são essenciais à existência humana. Viva as mulheres/luas. Abraços, JAIR.

    ResponderExcluir
  2. Enquanto voltava pra casa na noite de ontem, majestosa, ela se impunha no céu, como a chamar todos os olhares, iluminando todos os lares, ascendendo a luz de todos os lugares...pensei no plenilúnio, antecipando em mim, enlevada que já estava, esta sensação que estou - cheia, plena - transbordando admiração, preenchida desta rara beleza que é você, Mago de meus sentires...

    Só mesmo você pra rimar a mulher fada com a estrada que ela é...AMEI!!!!

    Beijo meu querido, CHEIO de afeto!

    **Adorei o comentário do Jair!

    ResponderExcluir
  3. Barcellos,

    Ficou muito bom! Acompanhei todos os sonetos e não saberia dizer qual deles ficou melhor. A citação ao verso de outro soneto, o de Vinícius, ficou bastante interessante!

    ResponderExcluir
  4. Destinoo ou missão? Lá em cima, antes de te permitirem descer à terra, deve ter sido dito: "Afaga a alma feminina, Rodolfo"... E tu o segues fazendo com maestria e imensa generosidade.

    A mim, lisonjeada, me resta agradecer com imensuráveis abraços.

    Beijos, meu querido.

    ResponderExcluir
  5. Olá Rodolfo!!

    Cada visita uma surpresa..
    Ja nem sei mais como comentar..porque dizer que amei o seu poema ja é lugar comum.

    Obrigada sempre.

    Deixo o meu carinho e admiração...

    Te ler...é um presente que alegra a alma.

    Bj...

    ResponderExcluir
  6. Diante de tal beleza, devo me curvar em reverência ao poeta que, majestoso, bebeu a lua e dela sorveu o néctar (permanente), protagonizando mais um ato de amor.

    Obrigada caríssimo, por tanta bem querência.

    beijo nas mãos

    Lu C.

    ResponderExcluir
  7. Ah!A lua!Tao linda quanto aos poetas!Sempre tao inspiradora!

    Adorei o seu canto que tao lindamente fechou o post!
    Por minha parte,super obrigada!

    Lindo você!

    Beijos meus!

    ResponderExcluir
  8. Você encanta meu amigo,parece a lua a nos iluminar um bjo desta tua fã!Obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir
  9. E a lua cedeu aos seus encantos, em todas as suas fases. Não poderia ser de outra forma. Correspondeu às reverências que lhe fez, com talento e sensibilidade. Isso é certeza!!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Adorei o soneto,você traduz a alma da mulher divinamente.
    Grande abraço
    se cuida

    ResponderExcluir
  11. E há jóias preciosas nos versos que nos oferece, guardados em uma caixa de tesouros, cuja chave só a nós pertence. Adoro seus comentários poéticos. Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Ficou lindo amigo!
    Boa noite e bom fim de semana!!

    ResponderExcluir
  13. E ao luar, nas fases da lua, seus versos são estrelas que cintilam em nós.

    Muito obrigada
    beijos
    cvb

    ResponderExcluir
  14. Meu maracujá de gaveta!
    Vc sempre nos surpreendendo com seus escritos de primeira grandeza...
    bjsssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir