segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Meu OVNI

Não me lembro do ano exato, mas foi na década de 60. Também o dia me foge à memória. Acho que foi nos meados do mês. Desse, eu me lembro bem - era Setembro.

Era uma bela noite de céu claro e sem lua. Eu estava sentado na calçada do quintal de nossa casa, no 416 da rua Mário Vianna, em Santa Rosa, Niterói, desfrutando da solidão e do silêncio da noite, e apreciando as constelações que brilhavam no pedaço de céu emoldurado por dois grandes tamarindeiros e pelas casas dos vizinhos.

Subitamente, um vulto brilhante cruzou o céu numa velocidade espantosa. Veio do leste e sumiu no oeste em cerca de um segundo. Completamente silencioso. Eu não o teria notado se não estivesse contemplando o céu exatamente naquele momento.

Vou tentar descrever, da melhor maneira possível, o objeto (ou a visão).
Tamanho: diâmetro angular um pouco menor que o da Lua - uns 20 a 25 minutos de grau.
Cor: branco leitoso, levemente azulado.
Brilho: bem menor que o da Lua, mas forte o suficiente para ser claramente visível no céu noturno. Certamente seria invisível durante o dia.
Forma: elipsoidal, com o eixo maior alinhado com o sentido do deslocamento (efeito de perspectiva, talvez). As bordas eram nítidas.
Velocidade angular: cerca de 90 graus por segundo.
Sentido do deslocamento: leste para oeste, quase paralelo à rua Mário Vianna.
Hora da observação: cerca das dez da noite.

O que era, de onde veio, para onde foi, o que fazia por aqui? Não sei. Não me perguntem.

6 comentários:

  1. Eu acredito que pode se tratar de um OVNI sim, amigo!!!

    ...Pero que los hay, los hay...

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Descrição precisa de um OVNI, sem dúvida. Qualquer OVNI, desde um meterorito até um lixo espacial de algum artefato lançado pelo homem. Já tive visão de algo semelhante, só que em pleno voo sobre o estado de Goiás. Abraços,

    ResponderExcluir
  3. Já que eu não pude identificar o objeto, e levando em conta que ele voava, é claro que era um Objeto Voador Não Identificado - pelo menos para mim. Já vi muitos outros, incluindo balões estratosféricos, meteoritos e satélites, mas sempre pude identificá-los. Esse foi o único que não quis me dizer quem era.

    ResponderExcluir
  4. Amigo, o meu OVNI foi bem menos discreto, pois foi em 1954, em Porto Alegre, em plena luz do dia, aproximadamente às 11:00 hs da manhã!
    Eu estava em casa e ouvi minha mãe, que estava próxima ao tanque, ao lado da casa, gritando para que eu olhasse na janela. Eu corri e vi minha mãe já no quintal, dizendo que uma coisa passara sobre a casa e não era avião, e parecia estar flutuando.
    Saímos eu e minha irmã também para o quintal e após alguns minutos(?) vimos o tal objeto, já bem alto, fazendo manobras. Eu nunca esquecerei que, em determinado momento, ele fez uma curva e houve um reflexo do sol sobre sua superfície, que parecia ser metálica.
    Um avião (hoje eu sei que era um Douglas C-47) era visível também no céu naquele momento, um pouco mais baixo, pois por ali era o percurso normal de tráfego aéreo para a Base Aérea de Canoas e também para o aeroporto Salgado Filho.
    Depois, o objeto acelerou muito e desapareceu entre as nuvens altas. Não fazia barulho audível na altitude em que voava, mas minha mãe disse que na primeira passagem, que fora mais baixa, ele parecia fazer um "chiado".
    Nada foi noticiado nos jornais no dia seguinte. Mas, meu irmão na época servia na Base Aérea de Gravataí (Canoas)e, no fim da semana, veio em casa e contou que fora um "barata voa" na base e que o objeto fora visto por diversas pessoas.
    Depois, foi noticiado que fora detectado até pelo radar.
    Pesquisando sobre este assunto, muitos anos mais tarde, fiquei sabendo em revistas ufólogas que "o Tenente-Brigadeiro-do-Ar Gervásio Duncan, então Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, concedeu na época uma entrevista à imprensa sobre as ocorrências de aparecimento de UFOs sobre a Base Aérea de Gravataí (hoje Canoas)."
    Conclusão: não era avião, não era balão, nem ilusão! E ninguém até hoje o explicou, o que faz deste caso um autêntico Objeto Voador Não-Identificado!

    ResponderExcluir
  5. Rodrigues, meu amigo,
    Tenho acompanhado seus comentários e sempre descubro neles alguma coisa interessante ou elucidativa. Obrigado... mas tem uma pulga atrás da minha orelha: porque você não cria seu próprio blog? Seria mais uma área para nos encontrarmos, onde você seria o anfitrião.
    Pense nisso. Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Barcellos, agradeço a você e ao Jair por me darem esta força no sentido de criar o meu blog. Contudo, há um porém: eu padeço de um mal que nem sei se tem nome, mas que parece estar se agravando.
    É um estresse que me assalta só de pensar em ter um compromisso! Eu as vezes mergulho de cabeça em alguma coisa que me prende a atenção e deixo tudo o mais de lado!
    Eu não gostaria de de deixar um blog estagnado, sem apresentar novidades periodicamente. Eu teria que ter material de reserva, para colocar no ar quando não estivesse comentando atualidades.
    De qualquer forma, vou deixar a idéia amadurecer um pouco mais...
    Até lá, conto com a acolhida dos blogs dos amigos!
    Obrigado! Um abraço!

    ResponderExcluir