sábado, 24 de abril de 2010

Guppy

- Há uns trinta anos atrás, a Força Aérea Brasileira estava empenhada na modernização de sua frota - incluindo os Hércules C-130. Nas oficinas da Varig, em Porto Alegre, os "gordos" recebiam novos sistemas de navegação e comunicação. Mas os aviões mais antigos começavam a apresentar fadiga estrutural nas asas, e um grande programa de substituição das mesmas foi implementado.
- Em 1987 eu estava em Birmingham, Alabama, para receber duas novas asas. Foi quando tive a oportunidade de conhecer o Super-Guppy.
Imagem obtida na Internet
- Trata-se de uma versão aperfeiçoada do Pregnant Guppy, turbohélice modificado, construído pela Aero Spacelines a partir de um C-97J Turbo Stratocruiser, a versão militar do Boeing 377, e especialmente projetado para transportar peças de grande tamanho, que não passariam em túneis, pontes ou sob viadutos. Por exemplo, os anéis do primeiro estágio e os motores do gigantesco Saturno V.
Eu, Mr. Davies e o Super-Guppy
- O Super-Guppy estava dentro de um imenso hangar, com a cabine basculante aberta, expondo o imenso volume do seu compartimento de carga. E embora as fotos fossem expressamente proibidas, eu ousei pedir ao Mr. Davies (acho que era esse o nome) licença para documentar aquele momento. E ele posou a meu lado, enquanto uma terceira pessoa (não me lembro quem) registrava o acontecimento.
- Hoje, apenas um Guppy está em atividade, pelo que sei, operado pela NASA. Os demais foram desativados, e qualquer um pode conhecê-los pela Internet. Mas aquela foto foi um troféu para mim, durante vários anos.

4 comentários:

  1. Barcellos,
    Gostei do documento fotográfico. Esse belíssimo exemplar de avião modificado é um dos mais bem sucedidos exemplos de como essas máquinas maravilhosas se prestam a vários objetivos que não foram planejados pelos seus projetistas. Existe também um jato modificado com características parecidas, você lembra qual é?

    ResponderExcluir
  2. Não sei, Jair. O único que se enquadra na categoria "Jato modificado" é, creio, o Boeing 747 "Dreamlifter". Os demais - AN-225, Galaxy C5 e o C-171 "Globemaster III" são adaptados, mas não propriamente modificados. Na falta de uma lembrança específica, confesso que recorri a uma rápida pesquisa na Internet. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Ah! O Ricardo me lembrou: Temos agora versão mais recente do Beluga, da Airbus.

    ResponderExcluir
  4. Barcellos, você me fez lembrar de outra ocasião, em que você e eu nos aproximamos de um enorme avião cargueiro da USAF, um C-5B, estacionado no Galeão para dar apoio a um presidente dos EUA em visita ao Brasil (acho que era o Reagan).
    Eu queria tirar uma foto ou apenas dar uma olhada no interior do avião, mas um sargento americano que estava de guarda, meio engraçado e assustado, nos disse que não podia nos deixar entrar, senão ele seria enforcado pelo comandante do avião (ele fez inclusive a cena, com um cinto em volta do pescoço)!
    Tive que me contentar com a foto só da parte externa do gigante.

    ResponderExcluir