sexta-feira, 9 de abril de 2010

Quousque Tandem?

1966 - Tragédia na bacia hidrográfica da Guanabara.
1988 - Tragédia na bacia hidrográfica da Guanabara.
2010 - Tragédia na bacia hidrográfica da Guanabara.
2032 - ?


   Em 1966, eu e meus irmãos fomos voluntários na ajuda aos desabrigados alojados no Clube dos Pioneiros, em Niterói.
   Em 1988, eu estava "muito ocupado" com minha carreira para me envolver. Mesmo assim, me envolvi.
   Agora, em 2010, sobra-me algum tempo, entre os constantes apagões, para gritar neste blog contra a mendacidade de nossas autoridades no trato dessas tragédias anunciadas.
   Mendacidade, sim. Nos períodos de paz, Niterói é a cidade-sorriso, aclamada por ostentar uma das melhores qualidades de vida do Brasil. E cada grupo ou partido que alcança o poder se apresenta como criador e mentor dessa utopia.
   Mendacidade, sim. Nos dias de luto, Niterói é a cidade-trampolim, usada pela oposição como cabo eleitoral para tentar alcançar o poder.
   Não sei se esse ritmo de 22 anos está ligado ao ciclo das manchas solares. Mas sei que os montes de lixo onde famílias humildes constroem seu lares estão ligados ao descaso criminoso dos poderosos.
   Mas a culpa não é deles, coitados... eles certamente estão "muito ocupados" com suas carreiras.
   Estamos em época eleitoral. Época de mentiras, de enganos... de mendacidade. Como os políticos de minha querida Niterói reagirão ante esta oportunidade de angariar votos? Um pirulito para quem acertar.
   Em tempo: veja meu "post" neste blog datado de 7 de janeiro deste ano. É apenas uma reedição de um artigo escrito em junho de 2005. Título: Depois da tempestade, vem a enxurrada...

2 comentários:

  1. Barcellos,
    Parece que, as vezes, a indignação é única arma que nos resta frente aos desmandos e a inépcia de nossas autoridades. Faço minhas as palavras de Cícero, as quais você tão bem usou:
    “Quousque tandem abutere, poder público, patientia nostra?”

    ResponderExcluir
  2. É verdade, Barcellos, eu te enviei uma cópia de um artigo de revista onde se fala de outra forma as mesmas coisas que você vem repetindo há anos.
    É muito fácil ser "bom moço" e bancar o "papai dos pobres".
    Difícil é mostrar a cara e assumir a responsabilidade por tragédias anunciadas como esta. Mas, infelizmente, esta prática é tão consagrada no nosso país que quem for contra ela passa por vilão, aos olhos da massa desinformada, que anseia por "vantagens" imediatas.
    Talvez aí esteja a explicação pelo desinteresse histórico dos nossos governantes com a EDUCAÇÃO!

    ResponderExcluir