quarta-feira, 2 de junho de 2010

Sol Invictus

- Na época do imperador Aureliano, o Sol pesava uns dois nonilhões de quilos. Mas de lá para agora, ele vem perdendo quatro milhões de toneladas por segundo, convertendo hidrogênio em hélio para produzir sua energia. Portanto, ele já está mais leve, hoje.
- Nada de muito preocupante. Nesse ritmo, o Sol ainda tem alguns bilhões de anos de vida produtiva pela frente.
- Segundo Einstein, quatro milhões de toneladas de matéria equivalem a uma energia de... deixa ver... E=mc2... cerca de 25.000.000.000.000.000 de GigaWatts, eu acho. Esse montão de energia é irradiado por todo o sistema solar, e além dele, para os espaços interestelares. Que desperdício!
- Nosso planeta intercepta apenas dois bilionésimos - 50.000.000 GW - dessa enxurrada energética. Gaia - a Natureza - se encarrega de utilizar boa parte dessa parcela em prol da vida... fotossíntese, evaporação, chuvas, etc.
- Bem, eu tive a pachorra de calcular a energia média que o telhado de minha modesta casa intercepta. Gente... é muito, mas muito mais que os kWh que eu pago na minha conta de luz... e é de graça!
- Isso dá a medida exata de nossa presente incompetência tecnológica no trato com a biosfera que nos sustenta. Os cem metros quadrados que eu roubei da Natureza para meu proveito próprio, eram antes uma eficiente fábrica de oxigênio e um jardim do éden para os seres minúsculos que aqui habitavam. Agora, os mesmos 100 m2 não são capazes sequer de aproveitar a dádiva do Sol: em vez disso, exigem cada vez mais tributos da Natureza, em forma de contas de luz, água e outras amenidades, para apenas abrigar uma família escravizada pela tecnologia do Homo Sapiens...
- Bota incompetência nisso!

5 comentários:

  1. Boa Barcellos! você acaba de entrar no "clube do JAIR" onde todos os membros, (ou seja, somente eu), costumam desancar o Homo sapiens como o bicho mais nocivo que a natureza poderia conceber. Você deu uma cacetada genial nesse energúmeno que se diz inteligente, meus cumprimentos! JAIR.

    ResponderExcluir
  2. Pelo visto, o Jair esqueceu de mim. Naquele filme "MATRIX", quando o personagem "agente" descreve o comportamento dos humanos em relação ao planeta como típico de um vírus (que destrói o organismo hospedeiro), eu senti que estava torcendo pelo lado errado!
    Agora, aguardo a chegada do asteróide que vai imunizar o planeta!
    Mas, eu gostei do cálculo do Barcellos a respeito do aproveitamento do telhado para produção de energia. Infelizmente, a maioria das pessoas que utilizam a energia solar o fazem apenas para o aquecimento de água, já que a parafernália para produção e acumulação de energia exige um investimento bem maior em materiais e quase nada pode ser improvisado.

    ResponderExcluir
  3. - Pois é, Leonel... As melhores células solares do Homo Sapiens chegam a uns 25% de aproveitamento, mas essas são caríssimas. Uma simples folha de capim aproveita 1% da energia solar para a fotossíntese, mas a custo zero - pelo menos aqui em casa elas são de graça. Na relação custo-benefício, o capim ganha longe...

    ResponderExcluir
  4. Só posso deduzir que quem projetou o capim tinha muito mais conhecimentos do que o projetista das células solares...

    ResponderExcluir
  5. Olá amigo Rodolfo...!

    Sabes...? O meu blog conta já com um ano...! E para a ocasião escrevi algo que também é para ti... e, de passagem, podes ver que há um selo que podes levar, se assim o quiseres... Pois, como o seu nome indica, serve para "selar" este vínculo que nos uniu neste tempo transcorrido..., isso me encantaria..., e faria completo este festejo e a minha alegria...!
    Ou se não..., ofereço-te uma flor de Ceibo que é a flor do meu país: Argentina.

    Obrigado pela tua presença...!

    Cumprimentos,

    SERGIO.

    ResponderExcluir