sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Ordem e Bagunça

   Estive pesquisando alguns tipos de imagens na Web. Imagens de espaços e de objetos que têm a ver com o nosso dia-a-dia. Móveis, veículos, prédios etc. Muitas fotos belíssimas... mas depois de algum tempo, uma sensação de mesmice e artificialidade foi crescendo, e eu comecei a perceber que quase todas as figuras tinham uma coisa em comum.
   Melhor dizendo: não tinham uma coisa - sinais de vida... não necessariamente pessoas, mas sinais delas...
   Ah, se eu pudesse ditar leis! Fotos de jardim teriam uma bicicleta jogada na grama, uma bola encostada no muro ou um cachorro enrodilhado à sombra de algum arbusto. Veículos seriam mostrados ao lado de uma placa indicativa de "Homens trabalhando" e residências mostrariam em primeiro plano uma caixa de correio com algumas cartas mal enfiadas na fresta, com um envelope em destaque - talvez com a figura de dois corações atravessados por uma flecha...
   Tem gente que gosta das coisas bem arrumadinhas. Eu prefiro um pouco de desorganização - não muita. E tenho inveja de certas pessoas que se sentem à vontade em pleno caos - material e existencial. Minha referência é uma irmã que pendurou uma placa-mensagem no cômodo principal de sua casa (misto de sala de jantar, saleta de TV, quarto de brinquedo, oficina de artesanato, lavatório, depósito e biblioteca): "Deus abençoe essa bagunça". É capaz de a placa sumir e ela nem perceber...

   A foto acima é de um sofá lá da minha casa. A única "produção" que fiz para tirá-la foi colocar o teclado, que estava numa outra mesa. E não me importa que o sofá quase não apareça. Adivinhem se todos lá em casa gostam de música?

24 comentários:

  1. Amigo Barcellos...
    A Ordem é uma Bagunça meRmo, dito e feito.. E isso que você comentou não é lei, é REGRA!!
    Casa arrumadinha é aquela que as pissuinhas sonham pra mostrar para os OTRÔS.. rsrs
    Santa Baderna... se eu tirar uma foto da minha tu não vai conseguir definir qual é o cômodo em si.
    Legal que aí gostam de musica.. Eu só tenho um Filha (19) que canta e toca "enebriantemente" Flauta Transversal.. me derreto todo.. hehe
    Ficou MASSA tua FOTO VIDA !!
    Ahh.. Qualquer dia te mostro uma foto da minha sala de manutenção de PC´s.. hehehe Vc não vai saber definir o que é o que lá...

    Deusssssssskiajude AS FOTOS BEM TIRADAS... Amém
    Tatto

    ResponderExcluir
  2. Barcellos,
    Bem colocada sua reclamação a respeito das coisas "bem arrumadinhas". Moramos num país que só vermos coisas "meio no jeitão", nunca cobertas e alinhadas, daí sermos contra essas arrumações que parecem artificiais. Lembro da primeira vez que estive na Europa, precisamente em Londres, estranhei a arrumação da cidade, as coisas por antigas que fossem pareciam recém inauguradas, muito limpas. A ponte sobre o Tâmisa, azul e branca, parecia ter sido pintada na véspera, só para impressionar o turista de primeira viagem, não havia um ponto de ferrugem sequer. Estranho!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom tudo isso, gostei do violão e da parte musical da coisa,,,sabe meu amigo, é nessa pequena bagunça que o mundo da gente se encontra,,,não devemos mudar nada,,,abraços de bom final de semana pra ti.

    ResponderExcluir
  4. Bruxo, amado!
    Êita que gostei dessa bagunça que transpira vida! E seu povo faz sereneta? Roda de viola num buteco qq jogando conversa dentro? Sôdades de casa...num adianta que ap não é a mesma coisa... O único problema é quando a desorganização é interna e a gente se perde...corre o risco de nunca mais se encontrar.
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir
  5. Barcellos, ninguém melhor do que eu para saber da sua devoção ao caos!
    Eu jamais esquecerei a expressão de desapontamento e surpresa no seu olhar naquela vez em que você voltou de uma viagem a serviço, e eu havia mandado um auxiliar organizar aquela montanha de papéis bagunçados que era a sua mesa de trabalho!
    O engraçado é que, quando estava tudo bagunçado, você sempre sabia onde estava cada coisa!
    Você levou quase uma semana para bagunçar tudo de novo!
    A gente se ferrava, mas era divertido!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Essas tuas descrições de fotografias me fez alargar o sorriso à medida que ia lendo. Imaginei-as todas.

    A tua bagunça é pura poesia, Rodolfo. Dá bem pra perceber que o povo aí não é nada musical, nadinha.

    O Leonel, heim? Arrumando sua bagunça, que feio!!! Gosto da minha arrumação bem bagunçadinha também.

    Beijos, bruxo adorável!

    ResponderExcluir
  7. Hola Amigo,

    sí, se ve que la música es reyna en tu casa.
    Me alegro. Uo tampoco sabría vivr sin música y sin libros.

    Un abrazo argentino,

    Sergio.

    ResponderExcluir
  8. Aki, acabei de descobrir uma coisa:eu não posso fuçar seu blog... cadê os meses??? Vou ter que gastar horas clicando em mensagens antigas até chegar no ano passado??? Arruma aí prá mim Bruxo...vamo otimizar o tempo rsrs!!!
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir
  9. Pois é... posso até não ser boa blogueira. (Como diria a nossa mãe, sou analfabeta de pai e mãe). Mas sei encontrar pecinhas que se encaixam certinho para os locais a que se destinam. Tanto essa plaquinha a que vc se refere como a de Saquá (HOSPÍCIO, NÃO HÁ MAIS VAGAS), foram "achados" meus.
    Bjus.

    ResponderExcluir
  10. - Regina, pra navegar nos Sete Ramos, use o painel "Navegação", logo abaixo da lista de "Blogs prediletos" (aí ao lado direito). Se vc clicar na setinha 2010(121), aparecerão os meses, e clicando na setinha do mês vc terá acesso às postagens daquele mês.
    - Taninha, vc sempre foi a fuçadeira oficial da família, para dísticos, placas e mensagens desse tipo. Acho que vc deveria arranjar fotos das mais chamativas, fazer um pequeno histórico de todas, publicar no seu blog e partir para o abraço. E por falar nisso...
    - Abraços às duas!

    ResponderExcluir
  11. Um sabado de muita paz pra ti amigo,,,abraços.

    ResponderExcluir
  12. Meu-querido-amigo-de-todos-os-posts...

    Está decidido!

    3- Textos impressos, para uso exclusivamente didático,
    podem ser livremente utilizados pelas escolas públicas e
    particulares.

    Conforme itm 3, de seu maravilhosíssimo Os Sete Ramos, vou fazer um trabalho com meus alunos esse ano, acoplar suas duas obras Os Sete Ramos e O Outro Nome da Rosa) em meu Lexicoterapia.
    Como se trata de Projeto, será tudo documentado, com fotos, eventos, dentro e fora da escola.
    Quando tiver algo já consistente, vou enviar a você, ok? Aguarde!!!

    Quanto a "bagunça organizada"...rs...como sempre dizia uma pedagoga amiga, eu sou muuuuuuito organizada, tudo certinhop, nos seus devidos lugares. Mas quem disse que minha casa não é um 'verdadeiro sofrimento' pra mim???rs
    Meu filho e meu esposo dão conta de deixar tudo conforme EU DETESTO!!!rs

    Abraços, querido.
    E quem disse que seu sofá estilo escocês precisa aparecer, não é mesmo? Segundo a hierarquia, na escala de valores, na minha opinião:
    violão,
    partitura,
    teclado
    estão classificados em primeiríssimo lugar! (não necessariamente nessa ordem...)

    Outro abraço!
    Feliz domingo!

    ResponderExcluir
  13. Bruxo amado!
    A loira fake mineirinha agradece a informação rsrs (juro que num tinha visto!)
    Domingo saboroso procê e beijuuss n.c.
    P.S: com hóspedes tá difícil arrumar tempo calmo!

    ResponderExcluir
  14. Tu é dos meus...' Na nossa escola não tem personagem, na nossa escola tem gente de verdade' ...
    Onde foi parar a nossa labareda? Lembra dela?
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá amigo Rodolfo,

    gostei do teu post e de ver que a música reina na tua casa.

    Amigo, hoje tentei comentar o blog da Regina e não consigo. Sabes o que se passa?

    Beijo.

    ResponderExcluir
  16. - Si, sou mesmo um enrolado no MSN, e não estou conseguindo recuperar a nossa "labareda". Se você quiser dar um trato e publicar, eu não me oponho. Se preferir, mande-me via e-mail, que eu faço isso. Abração.
    - Amélia, pelo que eu sei, a Rê está tentando se livrar de um carrapato que insiste em frequentar o Divã. Acho que ela deletou todos os comentários, mas já está os recebendo novamente - pelo menos, o meu entrou agora mesmo.
    - Regina, se vc ativar a "censura prévia" para os comentários no Divã poderá filtrar e deletar qquer um, antes que sejam publicados. Dá trabalho, mas acho que vale a pena tentar. Fale com o Tatto.
    - Graça, use e abuse de qualquer texto de minha autoria para seus projetos educacionais. É um orgulho e uma alegria poder deixar meus tijolinhos na construção do futuro do meu país.
    - Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  17. PS: Si, foi no MSN ou no Balaio? Será que me esqueci de tomar meu remédio para a memória hoje???
    - Abraços.

    ResponderExcluir
  18. Oi "Bruxo" da memem..(Ui)
    Posso te chamar assim?
    se num puder agora já chamei..

    obg por palavras tão doces lá no meu viver..
    E essa bagunça ai é vida pura, e musica então
    faz tudo respirar melhor..

    beiJO e um dia bom...

    ResponderExcluir
  19. Sinto-me em casa literalmente!
    Adoro esta bagunça organizada que só nós conseguimos entender e sentir bem.. adorei o texto que falas das figuras e as (des)organizações!

    beijos meu com carinho e agradecimento por teus mimos em meus blogs.

    ResponderExcluir
  20. Um dia repleto de paz pra ti amigo,,,abraços.

    ResponderExcluir
  21. Tô aki rapidim...rindo (prá variar) da bagunça que arrumei, desarrumei kkkk Num tô nem aí pro carrapato e num vou me dar a esse trabalho. Vim pq tava com saudade docê... vim rapidim pq já tô voltando pro hospital...(irmã teve pequena intercorrência)mas já tudo bem!
    Beijuuss, Bruxo amado, n.c.

    ResponderExcluir
  22. Te lendo, fiz a minha própria viagem a esse universo de imagens, e descobri que, talvez como a mim, a vc tenha parecido faltar vida nas cenas...
    Eu gostava muito das coisas (bem) organizadas, mas de nada adianta o exterior arrumadinho quando o interior está à beira do caos...rsrs...aliás, dizem que um reflete o outro, não é assim?

    Meu filho tb toca vários instrumentos, e já estiveram em total harmonia num ambiente caótico...rsrs
    Um abraço!

    ResponderExcluir