quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Diálogo InVerso

No MOMENTOS FRAGMENTADOS, da Marilene, há um aviso:
"A exposição de meus sentimentos, idéias e poemas pode ser compartilhada, com os devidos créditos, mas está em um mundo legalmente protegido. Não se aproprie!"
Eu acrescentaria: "É vedado o uso com finalidades comerciais sem minha autorização expressa."
Pois a Marilene publicou, horas atrás, um poema tão belo que me inspirou outro, em comentário. E resolvi fazer com os dois poemas uma montagem em forma de diálogo, sem saber que ela também já estava incorporando meu poema-comentário à postagem dela. Que fique claro que o poema inicial, que serviu de estopim (como bem definiu a Graça), foi o da Marilene.
Bem, dados os créditos e recusada a pecúnia, vamos aproveitar! E compartilhar...
Josephine Wall - Direitos reservados



INSATISFAÇÃO HUMANA
SENTIMENTO DIVINO
Sou a bêbada borboleta, disse ela,
Que voa sem ter destino
Pousando a esmo nas flores
Para aplacar suas dores
Tenho cores e beleza
Corro em toda a natureza
Mas me falta seu perfume
Razão do meu grande queixume
Nesse louco borboletear
Pousa na minha lapela, borboleta, e escuta:
Não andes descalça sobre espinhos de cactos;
Mas na pétala macia e morna da flor
Caminha com pés nus
E a flor te perfumará.
Sou a curva das estradas,
Onde ninguém quer parar
Mesmo que existam mil flores
A me circundar
Mostro horizontes belos
Que os olhos não querem ver
Com receio do perigo
Que lhes possa oferecer.
E tu, linda estrada sinuosa,
Não queiras ser auto-estrada, longa e reta,
Para a qual os poetas não fazem versos
E os menestréis não os cantam.
(Lembras "As curvas da estrada de Santos"?)
Pois eu sou o viajor cansado
Que repousa em cada curva tua,
À sombra de teus bosques perfumados.
Sou o  canto desiludido
Da partitura fugidio
Que as notas não observa
Porque ninguém quer  ouvir
A harmonia da música
Se recusam a sentir
Por medo dos sentimentos
Que lhes possam traduzir
Vem, cantiga dolente e sussurrada...
Diz-me em suave murmúrio,
Ao pé do ouvido,
Que tu me amas;
E eu rabiscarei na pauta de tua partitura uma pausa semibreve
Para que ouças no teu silêncio o pulsar de meu coração.
(E ouvirás também o teu.)
Sou aquele ser perdido
Que a vê mas não quer  guarida
Por sentir nela a prisão
E prefere viver a esmo, sem destino
E sem noção,
A entregar seu coração...
Achei-te, ser perdido!
E ao encontrar-te me perdi também.
E perdidos nesse doce labirinto,
Caminharemos juntos, sem destino,
Sem nunca encontrar nossas pegadas,
Sem o medo de encontrarmos a saída...
E vive insatisfeita
Em tudo encontra um senão
Porque acima das flores, dos amores,
Deixou a sua razão
E se mantém arredia, temerosa,
Com medo da desilusão.
Ah, amada, não te queixes!
Faz de meu amor um bravo,
Teu herói, teu campeão!
E nunca, nunca mais deixes
Teu coração ser escravo
Dos ditames da razão!
Marilene
Rodolfo


"A beleza exterior do verso vem da pena do poeta; a emoção vem de quem o inspirou."

38 comentários:

  1. Caraca!
    Que dueto de menestréis divinos. Isso é covardia, a ninguém devia ser dado tanto talento e sensibilidade. Parabéns aos dois, estou extasiado, ganhei o meu dia! JAIR.

    ResponderExcluir
  2. Barcellão....

    Cheguei aqui e pasmei, Li tudin e gostei...
    Ficou quase ou tão munitinho quanto o meu "Diágolo Reverso" lá ... hehehe

    Abraços e um f.a.p.t sem maliciamentos...
    Tatto

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo!
    Acredito nas parcerias e acrescento mais, há algo sublime nos Poetas, Artistas entre outros que saem de seu mundo e se unem em e dividem grandes gestos.
    Um Poema-Dueto...Lindíssimo!
    Abraços,

    Sapatinhos da Dorothy

    ResponderExcluir
  4. Lindooooooooo!Encantada com esse post!Beijos meu querido amigo do coração!

    ResponderExcluir
  5. Ameeeeiiiiii!!! Que dupla!!! Dois talentos!!!

    So me resta aplaudir..de pe!!!

    Bj

    ResponderExcluir
  6. Um poema escrito a duas mãos e dois sentimentos, ou dois poemas irmanados pelo mesmo talento? Que importa. O resultado é excelente. Parabéns aos dois.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. Olá caro poeta, estive na Marilene e me encantei com teu poema, então vim conhecer o autor de tão belos versos.
    Uma dupla perfeita de poetas e como amo a poesia, só posso dar os parabéns aos dois!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Boa noite meu maracujá de gaveta!
    Tudo bem por aqui?Espero que sim...parabéns pela post,muito lindo...amei...
    bjsssssssssss

    ResponderExcluir
  9. Rodolfo, diante de tal maestria de dois poetas (um eu já conheço e já, já, vou lá conhecer a outra)falta-me palavras que definam a minha admiração por completo. Apenas levanto-me e aplaudo! Abraço afetuoso

    ResponderExcluir
  10. PLOFT.

    PLOFT.

    e
    MAIS PLOFT.

    Agora sim, Rodolfo. Pronto. Desmaio de verdade, como manda a lei dos desmaios de emoção...pode olhar: vê? não - tou - nem - piscando - o - olho...

    Querido! Mas que linda sinfonia de cores e amores primaveris é essa de vocês!! Agora que acordei, ainda meio atordoada, dou meus parabéns com louvor à dupla de poetas que encantou-me deveras neste meu retornar às atividades junto a vocês!!

    Que pena eu estar fora das escolas, senão essa Insatisfação Humana entrelaçada com o Sentimento Divino iria virar uma linda peça de teatro com todos os recursos e requintes que merece! Já pude antever dois jovens declamando à la Romeu e Julieta, ou quem sabe ainda invocando poetas medievais...vestidos a caráter, que lindo!

    Estou muito feliz de ler essa beleza hoje, amigo, obrigada por nos brindar com algo tão sublime!

    Beijossss

    Ah, não posso me esquecer dos direitos autorais: os PLOFTS são da Lu...rs

    ResponderExcluir
  11. PLOFTS DA LU !!!!! kkkkkkk mas eu empresto ... hehehe ! TODOS OS PLOFTS
    MEUS SAIS RR E MARI, que dupla é essa? Como , onde e quando??? Glup...

    Ahhhh estes poetas contemporâneos que trazem legados de uma era glamurosa.
    Dignos de coletânea, caríssimos.
    Encantada e enfeitiçada- como queiram!

    meu afeto aos dois queridos poetamigos.

    ResponderExcluir
  12. Nem tenho palavras para dizer o quanto fiquei feliz com sua postagem. Eu coloquei seus versos lá, porque me apaixonaram. E você me honrou, deveras, colocando os meus aqui. Tenho uma admiração profunda pela sua escrita e o digo com o coração. Obrigada!!!!!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  13. Estou roxa assim dizendo ...
    Como ficaria de memem ou de Rêzina ...
    Mas lindo são os teus os vossos dizeres...

    Parabéns!

    Beijos meus meu anjo...

    ResponderExcluir
  14. Fascinante este dueto de poetas, um tenor e uma soprano debulhando (lindos)versos!
    Uma feliz parceria, que deve se repetir!
    Abraços aos dois!

    ResponderExcluir
  15. Que linda parceria poética em versos que encantam e sensibilizam, muito.
    Adorei, parabéns aos dois são magnificos!!

    abraço
    oa.s

    ResponderExcluir
  16. MI-SE-RI-CÓR-DI-AAAAA! Num guento cê(s) naummm...e nem vou dizer nada...istraga tamanha belezura. Aqui, tô roxeada de Sandra, essa guria vai estar aí, cum cês, e eu aqui só na cor. Mas depois me conte se ela não der a encomenda que deixei...enquanto isso recebe virtualmente messs.
    Beijuuss nessa alma linda de poetarrr

    ResponderExcluir
  17. " Venha prestigiar o novo autor no CLUBE DOS NOVOS AUTORES;
    para participar do sorteio dos livros, basta seguir o blog e comentar;
    quanto mais você comentar, mais chances tem de ganhar!"
    Obrigada por seguir-nos!
    Evanir
    Relações Públicas
    do CLUBE DOS NOVOS AUTORES
    http://clubnovosautores.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. De pé aplaudo... Simplesmente perfeito e belo Marilene e Rodolfo!

    Um afetuoso abraço no mestre poeta!

    ResponderExcluir
  19. Estou roxinha também, enciumada que só! Mas quando se acalma o ciume, vejo uma beleza de composição, um dueto incrível que só os imensuravelmente sensíveis são capazes...

    Meus sais e meus açúcares, bruxo!
    Bravíssimo!!!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Absolutamente encantada!
    Já tinha lido o poema da Marilene, que é minha irmã (digo isso com orgulho não pecaminoso), e fiquei deslumbrada com o que vi aqui. A Marilene comentou comigo e por isso vim conferir.
    PARABÉNS À MAGNÍFICA DUPLA. ARRASARAM!
    BEIJOS.

    ResponderExcluir
  21. Excelente!!!! Também sou fã da Marilene e adorei encontrá-la por aqui em tão sensacional postagem!
    Vim agradecer a visita!
    Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  22. Oi Rodolfo!
    Que coisa linda, um complementou a maravilha do outro, a marilene é tudo de bom!
    http://zilanicelia.blogspot.com/
    Abrçs

    ResponderExcluir
  23. Barcellos acho que só tenho uma palavra para nomear tudo isso: SUBLIME!!!
    Parabéns aos dois!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Nossa fiquei deslumbrada com a poesia dela e com a sua resposta... Lindo!

    Este trecho ficou perfeito:
    "A harmonia da música
    Se recusam a sentir
    Por medo dos sentimentos
    Que lhes possam traduzir"
    E você da outra parte escrevendo afeto para que o seu espírito possa renascer e a música sentir novamente vontade de escutá-la.
    Abraços

    ResponderExcluir
  25. Barcellos boa noite! Sempre encontro seus comentários na página da nossa amiga Otília, então hoje decidi seguir o link e entrar aqui para conhecer seu espaço. Já de início fiquei surpreendida pela criatividade visível na aparência do seu blog. Bisbilhotando um pouco mais percebo que aqui também encontra-se textos muito belos, bem trabalhados e bem escritos.
    É sempre impressionante perceber que a inspiração pode ser algo quase intocável e ao mesmo tempo a mesma pode nos tocar e se fazer presente assim tao espontaneamente.
    Um comentário tornou se fonte para uma bela inspiração! Parabéns aos dois poeta! Foi um prazer entrar aqui!
    Uma linda noite para você.
    Ange.,

    ResponderExcluir
  26. Não posso deixar de agradecer, quando me visita. Pessoas especiais nunca encontram portas fechadas.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  27. Parabéns aos dois!

    São, sem dúvida, dois mestres na arte da poesia.

    Um beijo e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  28. Um feliz e afortunado encontro de dois grandes poetas e quem ganha, somos nós, seus leitores. Parabéns, Marlene e Rodolfo, pelos magistrais poemas. Bom fds, bjs.

    ResponderExcluir
  29. Dois é dobro.
    Dupla é soma.
    Dueto é composição.

    Marilene e Rodolfo são show!

    * Voltei pra ler com calma, e exalto a beleza da dupla que somou e, em dobro, me emocionou.

    Queria poder envolvê-los num demorado e terno abraço!

    ResponderExcluir
  30. Bom dia meu maracujá de gaveta!
    A Marilene é minha!
    Prá quem não sabe precisa conhecer essa menina de talento nato...de um jeito todo peculiar,escreve com a alma e toda suas entranhas...
    Ainda bem que vc desbravou e como não ficas atrás por ser professor da inteligência...fez esse dueto e recebes só aplausos do qual é muito pouco para vcs dois.Desejo que esses aplausos fossem ao vivo...como sou pretenciosa hém!
    bjs de final de semana !

    ResponderExcluir
  31. Uau que liiiindo!
    Uma bela parceria!

    Parabens aos dois poetas maravilhosos!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  32. Por incrível que pareça só hoje consegui entrar para deixar coisas lindas para vc.
    Deixar um obrigada pelas palavras no meu blog;
    deixar votos de um bom domingo;
    e....deixar meu
    Beijo.
    isa.

    ResponderExcluir
  33. O pão de todo dia e o verso de cada poema.
    UM feliz Domingo para você uma semana de paz.
    Não se esqueça que estou seguindo-te e te amando .
    Beijos no coração.
    Evanir
    OBs:Hoje não estou conseguindo digitar é
    só uma lembrança de que estive aqui.
    E que te amo sinceramente.

    ResponderExcluir
  34. Bom domingo meu maracujá de gaveta!
    Estou agui para te convidar a passar no meu blog que hj tem assunto de sobra,kkkkk,só para conhecer minha história de vida que se encontra no ping pong da Emiliana Vaz:
    http://historiasdeemilia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Dear,

    Yankee Doodle went to town...

    e manda dizer que amou os "Cafunés" e o presente e a visita...ele é caipira, uai!!
    Cê viu que amor que elé é?

    Obrigada, moço gentil.
    Passe lá pra ver, depois.

    ResponderExcluir
  36. Obrigada pela gargalhada que dei ao ler teue comentário!
    Adoro o sentido de humor!
    Beijo.
    isa.

    ResponderExcluir
  37. Amigo a insatisfação humana é cada dia mais presente e carente...
    Beijos,
    Carla

    ResponderExcluir
  38. Amigo,Barcellos !
    Obrigado pela lembrança do meu aniversário!

    E parabéns pela postagem acima.
    a poesia agradece quem a cuida com esmero e carinho.

    Sobre o ¨a biografia do fogo¨, creio que agora esta normal. segui seu conselho e exclui o link citado por você . passei o antivirus e retirei o virus ,jogando-o na quarentena .

    Espero que o tenha resolvido o problema em definitivo. pois isso é por demais constrangedor.

    Obrigado por toda essa colaboração.
    deixo-lhe um grande abraço.

    Moisés Poeta.

    ResponderExcluir