sábado, 16 de janeiro de 2010

O Livro do Gênesis

1. No primeiro dia, criou Deus o céu e a terra, e as águas, e o fogo e o ar.  
2. E dividiu os continentes, espalhando-os pelos oceanos, e criou plantas e animais para habitá-los. E viu que isso era bom.
3. No segundo dia, tomou Deus um pouco de terra e de água, e misturando-os moldou em barro as figuras de um homem e de uma mulher.
4. E levou-os ao forno para que o fogo os impregnasse com seu calor. E ali deixou-os por uma hora.
5. E retirando-os do forno, viu que o homem e a mulher eram louros e tinham pele clara e olhos azuis. Mas, feitos com terra, água e fogo, faltava-lhes ainda o ar da vida. E Deus soprou-lhes o alento vital. E destinou-os às regiões hiperbóreas, e viu que isso era bom.
6. No terceiro dia, tomou Deus do mesmo barro e moldou mais um casal. E deixou-os no forno por três horas, e ao retirá-los estavam com a pele e os olhos negros. E Deus soprou-lhes o alento vital e destinou-os às regiões onde prevalece o calor do sol. E viu que isso era bom.
7. No quarto dia, tomando mais barro do mesmo monte, fez Deus um terceiro casal, e deixou-os ao forno por duas horas. E de lá saiu um casal de uma bela cor marrom, com olhos castanhos. E Deus soprou-lhes o ar da vida, e deu-lhes as ilhas do sul como moradia. E viu que isso era bom.
8. Da mesma forma, criou Deus no quinto dia um casal de cor avermelhada. E no sexto dia, do mesmo monte, moldou um casal de olhos amendoados, que saiu do forno com uma bela cor amarelada. E deu-lhes as regiões ainda desabitadas do mundo. E viu Deus que isso era bom.
9. Chegado o sétimo dia, Deus contemplou a sua obra e disse: Eis que o mundo está feito, e a humanidade formada. Todos vieram do mesmo monte de barro, e saberão entender-se, apesar das cores diferentes.
10. E no sétimo dia, Deus descansou. E está descansando até hoje.

Alguém aí tem um despertador bem barulhento?

3 comentários:

  1. Gostei do pastiche (ou seria uma parábola?).

    ResponderExcluir
  2. É, amigo, este Deus que criou o mundo em sete dias, que castiga e favorece, que se zanga e se compadece, e que liga para aspectos da moral humana, tem o seu domínio nos locais onde há comunidades de seres humanos, pois, segundo consta, criou estes à sua imagem e semelhança. Logo, se surgirem outros seres não-humanos mas racionais,vindos de outras partes do universo, certamente não foram criados por ele.
    Portanto, este deus só existem onde existem pessoas que creem nele.
    Eu já ouvi falar de uma outra entidade que seria o responsável por tudo o que há no que chamamos de universo e até além dele, se isto for possível ou comprensível. Só que este não esta nem aí para atos individuais dos seres deste mundo, humanos ou não, é completamente amoral e pouco se importa com o destino da humanidade, a não ser pelas interações que isto possa ocasionar no universo que ele criou (ou está criando). Também não interfere em nada do que está acontecendo.
    Não castiga ninguém, não exige sacrifícios nem oferendas,nem recrimina os pecadores.
    O inconveniente é que para esta entidade não adianta rezar, nem pedir, nem esperar justiça ou compaixão, pois ele não está nem aí!

    ResponderExcluir
  3. Frase minha: "O homem criou Deus a sua imagem e semelhança". Por que Deus é antropomórfico? Não seria mais lógico ser parecido com uma um formiga? Já que elas estão no Planeta a quinhentos milhões de anos e o homo sapiens é um inquilino que só apareceu a pouco?

    ResponderExcluir