sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Sexta 13

- Fiz 13 anos numa sexta-feira 13, com uma prova de Matemática (segunda época) marcada para as 13 horas. Um mal-entendido nos horários do colégio me fez perder a prova, e eu tive que prestar uma segunda chamada. E naquele dia, meu pai me presenteou com um livro de estilo medieval, cujo título enchia meia capa: História do Imperador Carlos Magno e dos Doze Pares de França, e de Bernardo Del Carpio, que Venceu em Batalha aos Doze Pares de França. Um Imperador mais doze pares, um cavaleiro mais doze pares...
- As superstições e crendices que envolvem a sexta-feira e o número 13 têm origem em um passado remoto. Acredita-se que Cristo morreu numa sexta 13, após uma ceia pascal onde havia 13 pessoas à mesa. Algumas tradições nórdicas também promovem essas superstições.
- Em muitos hotéis, não há quartos com final 13; em vários não há sequer o 13o. andar. Camarotes de navios, cabines de trens e assentos numerados sofrem por vezes a mesma discriminação.
- E quando a combinação fatídica acontece no mês de agosto - conhecido como mês de desgosto - aí é que a superstição deita e rola. Sem contar que estaremos em plena Lua Nova, na noite em que ela figura uma foice sinistra.
- Ah! é verdade... ia me esquecendo de dizer, mas eu fui muito bem na minha prova, obrigado por perguntar... e nunca mais tive qualquer dificuldade com a Matemática.
- Pelo sim, pelo não, as lojinhas de artigos místicos estão reforçando seus estoques de raminhos de arruda e de fumigadores específicos. Videntes e cartomantes também têm esperança de um faturamento extra.
- Mas deve sobrar algum trocado para o Dia dos Pais. Estou precisando de um chinelo novo.

9 comentários:

  1. E o cinema também faturou alto com essa superstição, filmes classe B nessa linha são abundantes a partir de certa época, anos oitenta, acho.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Barcellos, mnha irmã também aniversaria em 13 de agôsto. A gente dizia que ela era bruxa.
    Eu sempre desconfiei que você era um bruxo, mas mago fica melhor!
    O Zagallo acha ótimo o número 13.
    E tem um excelente filme de ficção-científica: "THE THIRTEENTH FLOOR", EUA, 1999 (não confundir com o australiano de terror "13th FLOOR").

    ResponderExcluir
  3. Cochilo meu: se no seu aniversário, você estava fazendo uma prova de 2ª época, não poderia ser em 13 de agôsto, mas provavelmente 13 de dezembro, ou janeiro, né?

    ResponderExcluir
  4. Jajajaja... me encanta lo subtil que eres para pedir "um chinelo novo"...

    Sabes Rodolfo, nunca fui supersticioso... los malos dias los hacemos nosotros mismos..., aunque sea lunes...:=)

    Te dejo saludos argentinos,

    Sergio.

    ResponderExcluir
  5. - É 13 de fevereiro, Leonel. E abraços a todos os pais...

    ResponderExcluir
  6. O 13 é o número que mais me atrai. Costumo dizer que dá sorte.

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus,. que belo 'colar de 13' encontrei aqui, Barcellos!!...Quanto a mim, que não sou supersticiosa nem um pouquinho, considero esse dia como todos os outros.

    Mas afinal como foi que vc adivinhou que a gente ia perguntar mesmo como vc se saiu naquela data (não fatídica, felizmente...de 13 de fevereiro) quando finalmente pôde realizar sua prova de Matemática???rsrs

    Ah, espero que tenha passado um excelente Dia seu, e que tenham lido seu post e lhe dado um par de chinelos novos...

    Grande abraço, amigo!
    Tenha uma excelente semana também!

    ResponderExcluir
  8. Hola amigo Rodolfo,

    Estoy a tu lado, el blog de Sor Cecilia, me ha honrado con el Premio Dardos que se otorga "por lo que hacemos los blogueros contribuyendo a la difusión, en nuestro blog, de valores tales como: Arte, literatura, valores éticos y culturales".

    Yo quiero compartirlo contigo.

    Si tú quieres puedes verlo o buscarlo en mi blog de Premios y Regalos...

    SALUDOS

    SERGIO

    ResponderExcluir
  9. Olá Amigo Rodolfo,

    não sou nada supersticiosa...

    Casei no dia 13..., já lá vão quase trinta anos...(falta pouco mais de um mês) e, felizmente, até agora, não tenho de que me queixar...:=)


    Chega-me do blog Estoy a tu lado, pela mão de Sor Cecilia, o Prémio Dardos, com a indicação de que se outorga "pelo que fazemos, os blogueiros, contribuindo para a difusão, no nosso blog, de valores tais como: Arte, literatura, valores éticos e culturais".

    Esses valores reconheço-os no teu blog, por isso partilho-o contigo.

    Se quiseres podes vê-lo e levá-lo do meu blog de Música e Presentes.

    Um beijo e que tenhas uma excelente semana.

    ResponderExcluir