sábado, 21 de agosto de 2010

Um livro que pensa


- Recebi pelo correio um exemplar de A Fonte e as Galinhas, com dedicatória e autógrafo de um tal Jair, que nunca vi mais gordo - nem mais magro. A julgar pelo perfil estampado no seu blog pensador e pela foto na orelha direita do livro, além de minha lembrança, ele é um daqueles raros seres privilegiados que não engordam nem emagrecem.
- Eu ganho uns quilos às vezes, e às vezes perco alguns. E acho que vou engordar um pouco nos próximos dias - não dá pra ler fazendo exercícios físicos.
- Pois o livro do Jair não é daqueles que se podem ler de afogadilho. Cada frase demanda uma reflexão, cada parágrafo deve ser pensado e repensado, cada capítulo propõe uma crítica de valores éticos.
- Não que a leitura seja pesada ou cansativa. Pelo contrário, é estimulante; e o leitor volta e meia se surpreenderá marcando a página com o indicador da mão direita, enquanto leva a esquerda à face e franze a testa, absorvendo novas idéias, nascidas das palavras mágicas que brotam de uma mente inspirada.
- Sei disso por ter tido a sorte de ser intimado pelo meu amigo a prefaciar A Fonte e as Galinhas; já havia lido, portanto, o rascunho da obra. Mas é muito diferente a sensação de ter um volume de peso nas mãos e desfrutá-lo nas noites frias de inverno, sob o aconchego das cobertas. Sem contar a bela dedicatória e o fato de ser o protagonista de um dos episódios...
- E assim como parabenizei o Sergio pelo seu primer libro, quero também congratular-me com o Jair. Que venham outros!

5 comentários:

  1. Barcellos,
    Não creio que publicar livro neste país de gente que não lê, numa época que leitores se atêm apenas a textos "internéticos", seja uma atitude inteligente, por isso, quero desculpar-me pelo evento e explicar que esse lançamento atendeu somente a uma vaidade inexplicável, nada mais.

    ResponderExcluir
  2. Rodolfo, meu amigo!

    Eu tb quero um, onde, onde??? Que legal, se é de autoria de nosso amigo Jair, deve ser de excelente conteúdo!

    Parabéns a ele, pela publicação, e a vc, por prefaciar.

    Abraços grandes.

    E obrigada, ok? por conservar a borboleta!

    ResponderExcluir
  3. - Pois então, amigão, solte os freios de sua "vaidade inexplicável" e deixe que ela nos brinde com novos e vaidosos cometimentos. Abração.

    ResponderExcluir
  4. Gostei da idéia de incluir a borboleta da Bia na página. Ficou ótima.
    Concordo com tudo o que você falou sobre a obra do nosso amigo Jair. E acho que ainda poderei ve-lo em um kindle, que apesar da ojeriza do nosso amigo, é apenas mais um novo material de impressão para um livro. Veja só, se já existisse internet em FARENHEIT 451, as "pessoas-livros" não precisariam decora-los. Bastaria escanea-los e hospeda-los em sites de outros países. Eles seriam divulgados tão rapidamente que não adiantaria queima-los. E achar um pen-drive ou um CD escondido é bem mais difícil que achar um livro de papel!

    ResponderExcluir
  5. Olá Rodolfo,

    Parabéns aos dois..., ao Jair pelo livro e a ti pelo prefácio!

    É um orgulho ser convidado para tal... eu sei do que falas... já prefaciei um... de quem será...???

    Deixo-te um beijo e que disfrutes de um excelente domingo.

    ResponderExcluir