quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Visita

- Recebi, no dia 16, a visita da Heráclides, que eu não conhecia. Com uma belíssima roupa amarela e preta, ela entrou sem pedir licença e acomodou-se no pequeno jardim de minha filha.
- A Bia logo fez amizade com ela, e tirou algumas fotos para registrar o evento. Mas ela não quis dizer o seu nome, e foi-se embora...

- Nota: Migrei para o Mozilla Firefox. Agora estou conseguindo inserir imagens... porque será?

- Não sou biólogo e muito menos entomologista, mas como tantos leigos sou um "borboletófilo" juramentado. Uma busca no Google por "Borboleta amarela e preta" deu resultado. Salvo engano, trata-se de uma brasileirinha da gema: É a Lepidoptera "Rhopalocera" Papilionidae Papilioninae Heraclides Thoas Brasiliensis. Confira em:

http://www.lepidoptera.datahosting.com.br/heraclides_index.htm
- Nessa busca, cruzei de passagem com dois outros borboletófilos - Olívia e Armando.
- Mas não é mesmo um nome esquisito para um bichinho tão bonito?

5 comentários:

  1. Barcellos,
    Também sou "borboletólogo", se o termo existe. Até já publiquei um texto "Lepidópteros" em meu blog. Quero reproduzir abaixo um trecho escrito por Thi Perini:
    "Quando eu era criança, bem criança e vivia num sítio, passava as tardes brincando sozinho, nadando no córrego, explorando as grutas e apagando as queimadas que os fazendeiros faziam nos sítios vizinhos, uma vez uma borboleta encanou de me seguir. Pra onde quer que eu fosse ela vinha atrás, pousava no meu ombro, voava ao redor da minha cabeça e eu me apaixonei. À medida em que o dia passava fui sendo tomado por um pavor terrível por saber que borboleta não serve como animal de estimação e que, quando a noite chegasse, ela iria fazer o que quer que seja que as borboletas façam quando anoitece e certamente me abandonaria"
    Gostei do "me apaixonei" do Thi, parece que esses insetos, por sua beleza, têm a faculdade de tocar na nossa sensiblidade. Abraços e parabéns pelo texto, JAIR.

    ResponderExcluir
  2. Hola Rodolfo!

    Felicitaciones por la foto, é linda!

    El blogger no anda muy saludable... jajajaja

    A veces considera algunos comentarios como no deseados y no permite publicarlos... ya me sucedió...

    Saludos argentinos,

    Sergio.

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo Rodolfo,

    que linda a borboleta e a fotógrafa está de parabéns!

    Ultimamente o blogger anda com problemas..., às vezes quero publicar e desconfigura-se tudo...

    Não sei que se passa.

    Um beijo e que tenhas uma boa noite.

    ResponderExcluir
  4. Eu não sou "borboletólogo", na minha infância me ligava bastante era em observar formigas de diferentes espécies, suas atividades e conflitos (sim elas também tem isso, posso garantir). Mas, a cidadã da foto é uma velha conhecida do quintal da minha casa, nos anos 50. Parece que torcia pelo Penharol de Montevidéo.
    Aliás, aproveito para falar que o meu Inter é Bi da Libertadores!
    E com a participação de dois compatriotas do Sergio: Guiñazu e D'Alessandro, ambos cracões de bola!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Rodolfo,

    mas então essa aí é uma tal de 'lepdóptera'?...

    Sei...

    Mas não entendi direito, me explica: qual nome é estranho, lepdóptera ou Heráclides?

    Brincadeiras à parte, meu querido, saiba que quando abri seu blog pensei que tivesse mudado o header, e disse com meus botões de madrepérola: -que lindo ficou esse template!

    Por isso, amigo, considere desde já a possibilidade de 'conviver' ainda mais uns tempinhos com a...'lépida Heráclides' aí mesmo... onde ela pousou bela e formosa em seu agradável jardim! Que tal?

    Está muito lindo!

    Abraços com carinho,

    ResponderExcluir