sábado, 30 de janeiro de 2010

A Revolução Tecnológica

Parte 2- Cenário e efeitos colaterais

A revolução tecnológica do pós-guerra teve como pano de fundo um cenário construído por acontecimentos políticos e sócio-culturais. Nem sempre houve uma relação clara de causa e efeito, mas alguns tópicos precisam ser abordados.

Na política e na geopolítica, a tecnologia pouco influiu, exceto indiretamente - no aperfeiçoamento de armas e no campo da informação. Merecem destaque:
- A divisão da Alemanha e a disputa entre os aliados pelo seu espólio tecnológico e científico.
- A fundação de Israel, que passou pelo voto de minerva de Oswaldo Aranha. O fator decisivo foi a divulgação das atrocidades nazistas contra os judeus.
- O assassinato de Mohandas Ghandi no início de 1948.
- O período da "guerra fria", com os episódios do bloqueio de Berlim e da ponte aérea, de Fidel Castro e o casus belli dos mísseis soviéticos em Cuba, de Mao Tsé na China e as guerras da Coréia e do Vietnan - onde os Estados Unidos assumiram definitivamente a função auto-nomeada de "polícia do planeta". Vale lembrar também os assassinatos de John Kennedy e de Martin Luther King.
- A Queda do Muro, a reunificação da Alemanha e o colapso político-econômico da União Soviética, que mudaram drasticamente o mapa geopolítico da Europa, criando ou revelando novos focos de conflitos.
- O ressurgimento político e econômico da Alemanha e do Japão, com sobras para a Itália.
- O fim do apartheid na África Sul, sob a batuta de Nelson Mandela.
- A emancipação de diversos protetorados ou colônias e a luta fratricida em vários países, notadamente na África.
- A crescente tensão no Oriente Médio e os conflitos dela resultantes.
- O fenômeno econômico dos "tigres asiáticos" e a crescente influência dos países emergentes.

Um capítulo especial foi a realização de explosões atômicas e termonucleares a título de "pesquisa científica". Dados de valor científico foram realmente coletados, mas é inegável que as explosões tinham como objetivo principal a manutenção da superioridade estratégica, ou "poder de dissuassão". Os projetos de mísseis de médio e longo alcance tinham a mesma finalidade, assim como o programa "Guerra nas Estrelas".

Entre os acontecimentos sócio-culturais, citamos:
- Os fenômenos Elvis Presley e os Beatles, alimentados pela tecnologia incipiente da comunicação de massa.
- Os Beatniks, o movimento Hippie, Woodstock e o Rock'n Roll, potencializados pela mesma causa.

Alguns efeitos colaterais, em parte úteis, em parte nocivos:
- A TV em cores se dissemina rapidamente.
- Os computadures e a Internet se popularizam e criam novas culturas - nerds, hackers etc. (e também bloggers...)
- Os telefones celulares tornam-se objetos pessoais para o uso no dia-a-dia.
- Os processos digitais de imagens e sons permitem a produção de filmes de grande impacto visual.
- Avanços na robótica provocam redução de custos (e de empregos) na indústria.

Na Medicina, vale destacar:
- Christiaan Barnard revoluciona o processo de transplante de órgãos vitais.
- Isótopos radioativos são usados no diagnóstico e tratamento de diversas doenças.
- Métodos anticoncepcionais mais simples, seguros e baratos provocam modificações sócio-culturais na vida sexual e no planejamento familiar.
- O bebê de proveta e a barriga de aluguel ingressam no cenário mundial; juntamente com novos tratamentos contra a infertilidade, provocam nascimentos de quíntuplos e de sêxtuplos.
- O Projeto Genoma Humano e a Engenharia Genética passam a fazer parte de nossa realidade, com sobras para a clonagem de animais e para o avanço dos transgênicos na agricultura.

Na Engenharia civil, a revolução é evidente:
- Megaedifícios quebram recorde após recorde no Guiness.
- O túnel sob a Mancha marca uma nova era na engenharia de vias de transporte.
- A tecnologia de águas profundas chega à exploração da camada pré-sal.

O acesso geral à informação também teve seus efeitos:
- Os ambientalistas se organizam.
- As entidades de defesa dos direitos das minorias e dos animais renovam seus esforços.
- O movimento Greenpeace assume proporções planetárias.
- O aquecimento global torna-se um tema polêmico na política e nos noticiários.

Mas é claro que nem tudo foram nuvens cor-de-rosa. Vejamos o lado negro:
- Na contramão das conquistas da Medicina, não podemos esquecer as pandemias: a AIDS, a gripe suína e a vaca-louca. Um aspecto particularmente sombrio é a comercialização criminosa de medicamentos inócuos ou vencidos. Um capítulo à parte, mais ligado aos desvios no comportamento social, é marcado pelo recrudescimento do tráfico e do consumo de drogas, com suas consequências nefastas.
- Ataques terroristas tiveram sua virulência aumentada (por vezes literalmente) pela disseminação do conhecimento tecnológico, culminando com o 11 de setembro.
- Algumas tragédias naturais poderiam ter sido minimizadas com o uso de técnicas de previsão, prevenção e preparação adequadas, já existentes na ocasião.
- Three Mile Island e Chernobyl provaram que o excesso de confiança na tecnologia de segurança pode levar a um desfecho trágico.
- Muitos acidentes foram causados pelo uso inadequado da tecnologia disponível - vazamentos de petróleo e materiais tóxicos, entre outros.

Esqueci alguma coisa? Com certeza... mas vou ficar por aqui, por enquanto.

A terceira parte desta matéria tratará dos profetas da revolução tecnológica. Não pretendo incomodar Nostradamus em seu túmulo: vou me limitar a duas profecias que foram publicadas e documentadas em 1945-46.


3 comentários:

  1. Barcellos, eu, que como você mesmo, nasci e me criei em uma época bem diferente, no período que se seguiu à II Guerra Mundial, às vezes tenho a sensação de ter viajado para o futuro.
    Como vivo em parte mergulhado nas lembranças dos fascinantes anos 50 e 60 do século passado, quando saio das minhas divagações e volto "para o futuro" (a época atual), me sinto privilegiado por poder estar agora vivendo e vendo as maravilhas tecnológicas que fazem parte do nosso dia-a-dia!
    Algumas delas superaram as especulações que se fazia naquela época sobre o futuro!

    ResponderExcluir
  2. Belíssimo resumo de uma época crucial para a história da humanidade, sem as significativas conquistas tecnológicas desse período estaríamos vivendo num mundo com a cara dos anos trinta reciclado. No entanto, o homem construiu algo novo que, à parte o preço em poluição que se paga, é o melhor dos mundos possíveis.

    ResponderExcluir