sábado, 28 de agosto de 2010

Proselitismo

  "¡Ay de vosotros, escribas y fariseos hipócritas, que recorren mar y tierra para conseguir un prosélito, y cuando lo han conseguido lo hacen dos veces más digno de la Gehena que vosotros!" Cof. Mat. 23:15.
- A citação acima é o pilar central do excelente texto que Sor. Cecilia (Codina Masachs, O.P. - Monja de Clausura Orden de Predicadores) publicou em seu blog Estoy a tu lado, no dia 3 de agosto, sob o título Proselitismo: una crueldad. Evitei traduzi-lo para manter o seu sabor hispânico original, incluindo o enfático sinal admirativo invertido que abre o trecho.

- O teor da postagem é um libelo indignado que essa corajosa Monja de Clausura lança aos ventos da Internet, clamando contra o proselitismo sistemático praticado por certas seitas ou vertentes religiosas.
- Entre todos os evangelhos, reconhecidos ou considerados apócrifos pelo Vaticano, o atribuído a Mateus é o meu preferido. É nele que o orar é apresentado como uma atitude pessoal e íntima, e não como uma ostentação pública e hipócrita de falsas virtudes.
- Mas algumas correntes modernas do cristianismo, principalmente entre os evangélicos, só leram o trecho: "Aquilo que vos disse ao ouvido, pregai-o sobre os telhados". E obedientemente eles "pregam" altofalantes nos telhados de seus templos e dedicam-se a angariar prosélitos no máximo volume sonoro possível...
- Menos exasperante, mas talvez mais insidioso, é o uso de jornais, do rádio, da TV e, ultimamente, da Internet nessa tarefa incansável - sem esquecer a distribuição de panfletos e pasquins ou a já tradicional arregimentação de porta em porta. Essa máquina de propaganda já foi descoberta pelos políticos, que em época eleitoral se revestem com peles de cordeiro para "proselitar" votos (perdoem-me o neologismo).
- É claro que qualquer corrente religiosa tem direito a expor suas idéias e interpretações. Mas não tem o direito de fazê-lo com o uso de técnicas de propaganda capazes de influenciar mentes simples e desprotegidas, negando-lhes o dom de uma escolha livre e consciente, de acordo com seus sentimentos mais profundos e as tradições de família.
- Uma coisa é um celebrante subindo ao púlpito para comentar o trecho do evangelho da missa do dia; outra coisa é um locutor proclamando ao microfone de um potente amplificador as excelências de sua igreja e lançando maldições sobre os pecadores que seguem outras. Nunca se deram conta, esses proselitistas, que estão diuturnamente contrariando o segundo mandamento...
- Quando meu amigo Leonel, em fevereiro, repassou-me uma matéria que mostrava como era fácil e barato fundar uma nova Igreja, fiquei tentado a criar meu culto - só para poder pagar na mesma moeda a esses proselitistas. Mas desisti. Se você estiver interessado, confira em
http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/helioschwartsman/ult510u660688.shtml
- Mesmo assim, preparei um panfleto para retribuir os que me são volta e meia oferecidos. Nele preferi usar o termo Arquiteto, em respeito a tantas pessoas que  - como eu - chamam "Deus" ao ser supremo. Seu teor é o seguinte:


Igreja do Último Dia
- Irmão, irmã! Louvemos o Supremo Arquiteto, que cria e destrói o Universo a cada dia!
- Sim! Esse mundo real em que vivemos foi por Ele criado há menos de 24 horas, e por Ele será destruído em breve, para ser eternamente renovado a cada amanhecer!
- E em cada ato criador, Ele incute em cada um de nós as lembranças de nosso passado e constrói pistas enganosas, para serem perseguidas pelos incrédulos homens da Ciência e pelos falsos sacerdotes e profetas de outras crenças! Cuida-te contra eles!
- E lembra que tua alma imortal será revestida de nova carne: se és homem hoje, poderás ser mulher amanhã; se és branco, poderás ser negro; se és jovem e saudável, serás talvez um ancião doente; se inteligente, imbecil; sendo rico, poderás ser pobre. Sê, pois, amigo de teu próximo.
- Lembra-te também que há Mestres do Templo que ensinam que poderemos renascer como cães, baleias, vermes ou bactérias.
- Portanto, caro irmão, cara irmã, pensa duas vezes antes de esmagar aquela barata!

- Mas isso é só uma brincadeira. Você pode dormir sem sustos, hoje (eu acho)...

6 comentários:

  1. Taí, sempre achei o proselitismo uma invasão de nossa intimidade, guardadas as diferenças, algo como aquela mão que obriga o filho comer um alimento 'porque é bom para ele'. Nunca obriguei meus filhos a seguir tal ou qual religião, aliás, nunca lhes disse que religiões poderiam ser úteis, eles fizeram sua próprias escolhas depois de adultos. Bem aventurados os não proselitistas, deles será o reino da razão!

    ResponderExcluir
  2. A razão do sucesso das seitas e "religiões de esquina" que surgem a todo o momento é o anseio que as pessoas tem por uma entidade que lhes diga o que desejam ouvir e o que fazer. Assim, abrem mão do seu livre arbítrio e de sua responsabilidade pelas decisões tomadas.
    Tudo o que vier a lhe acontecer não será mais consequência de seus atos ou das interações normais do dia-a-dia, mas da "vontade divina", inevitável e fatalística.
    Nada a fazer.

    ResponderExcluir
  3. Me falta paciência pra papo do tipo "você tem que buscar a sua salvação, porque eu sou maravilhoso e já me salvei". Conheço um tanto de evangélicos que são tranquilos, simplesmente vivem sua religião sem impor nada a ninguém, mas também convivo com os senhores da razão, os únicos e legítimos (pseudos) cristãos.

    Tende piedade deles, Senhor... e dai-me paciência!

    Adoro ler você.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. - Caros amigos, agradeço os valiosos comentários. Quero esclarecer que moro numa rua tranquila, mas sujeita ao proselitismo de inúmeras seitas, que aqui proliferam como cogumelos depois da chuva. Como a amiga Pétala, também mantenho amizade com evangélicos e pessoas de outras crenças, mas sempre com o respeito mútuo. Mas, talvez por coincidência ou pela própria ramificação dessa vertente, a maioria dos proselitistas que tentam me cooptar dizem-se "evangélicos" de diferentes e curiosas denominações.
    - E ao ver que alguns desses eram tão ingênuos e receptivos, desisti de ofertar-lhes o panfleto da "Igreja do Último Dia". Fiquei com receio de que se convertessem e viessem mais tarde oferecer-me a sagração como Bispo, Profeta ou Mestre do Templo. Eu, hein...

    ResponderExcluir
  5. Barcellos, se estiver aceitando pastores para a Igreja do Último Dia, não esqueça seu velho assessor!
    A cada dia o Grande Arquiteto cria um novo universo! Não se culpe pelo que fez ontem! Hoje você é um novo ser!
    A Bia parece estar se especializando em fotografar variedades dessas jóias esvoaçantes que enfeitam os jardins e quintais!
    Espero que continue!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Olá amigo Rodolfo,

    passo para dizer-te que não saberia viver sem os meus amigos.
    Para ti, que fazes parte deles, vai o meu carinho e o meu agradecimento em forma de palavras escritas no meu blog. A acompanhá-las há um presente feito especialmente para ti...
    Visita o meu Estados de Alma e verás...

    Um beijo.

    ResponderExcluir