sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

A estrela

     Dando prosseguimento à nossa série natalina, vamos abordar uma das mais belas histórias - ou "estórias" - do Natal: a da Estrela. Ela nos é apresentada pela autoridade canônica do evangelho de Mateus:
     "Onde está o Rei dos Judeus, que é nascido? Porque vimos sua Estrela no Oriente, e viemos prostrar-nos perante ele" (Mateus, cap. 2).
 

     Assim dirigiram-se ao rei Herodes três sábios estrangeiros, recém-chegados a Jerusalém, quando lhe fizeram a visita protocolar de cortesia. O rei, perturbado, consultou seus sacerdotes, que lhe disseram que as antigas profecias judaicas indicavam Belém - a cidade de Davi - como o berço do futuro Messias.
     Mas quem eram esses três sábios? De onde teriam vindo? E o que tinha de especial aquela estrela?
     É estranho que nenhum dos outros Evangelhos mencione o episódio. É estranho que os astrônomos chineses da época, conhecidos e respeitados até hoje pela precisão de suas observações, não tenham registrado qualquer evento espetacular nos céus daqueles tempos. É estranho que o relato atribuído a Mateus tenha um sabor igual aos dos relatos "oficiais" da época, quando do nascimento de príncipes, relacionando-os sempre a algum acontecimento astronômico insólito. Tudo indica que o episódio é apenas uma lenda, ou, quando muito, uma alegoria bem urdida - adicionada tardiamente ao texto original.
     Mas eu sou um cara teimoso, gosto da história da estrela e vou tentar aqui dar uma explicação "natural" para o acontecimento.
     A meu ver, a única hipótese plausível é a de que um cometa de período longo (2.050 anos ou mais e, portanto, ainda desconhecido) tenha se aproximado da Terra em uma órbita que o ocultava, à noite,  das vistas dos atentos observadores chineses. Qualquer outro evento cósmico, como uma supernova ou uma conjunção planetária mais importante seria, sem dúvida, registrado por eles (mas veja o excelente texto em http://www.observatorio.ufmg.br/pas53.htm).
     Uma retrogradação aparente no movimento do astro (comum em qualquer planeta ou cometa) o teria feito circular em torno de uma região da esfera celeste que os magos identificariam com a Judéia - talvez a constelação de Peixes, tradicionalmente ligada aos judeus - e isso seria sinal suficientemente claro para os astrólogos persas  de que um novo rei havia lá nascido - ou lá nasceria brevemente. E eles teriam encetado sua viagem segundo essas indicações.

Trajeto aparente de Marte em 2010, na constelação de Câncer
     Assim se explica o trecho que diz "a Estrela ia adiante deles, e os guiava, até que parou sobre Belém"... uma metáfora plausível, bem ao estilo da época.
     A Pérsia (atual Irã-Iraque) era considerada terra de astrólogos, adivinhos e sábios. Alguns relatos citam uma delegação de doze "magos". Mas o que nos sobrou como tradição foram mesmo Gaspar, Baltazar e Melchior, o ouro, o incenso e a mirra... e uma das mais belas histórias do Natal.
     E que a luz dessa Estrela, histórica ou lendária, real ou virtual, ilumine nossas vidas.



Próximo artigo desta série: O presépio - 17/12.

24 comentários:

  1. Assim, deitando conhecimentos astronômicos, mitológigos e bíblicos fica fácil! Brincadeira. Claro, qualquer coisa fica fácil para VOCÊ. Para nós, simples mortais, só resta aplaudir e esperar que tua verve e perspicácia nos brindem com mais textos asssim, bem escritos e cheios de informações interessantes. Bom Natal!

    ResponderExcluir
  2. Que pena, saber que esta bela história é apenas uma lenda. Eu bem que gostaria que muitas coisas místicas e míticas fossem realidade! Não é atoa que histórias como o Senhor dos Anéis e Harry Potter façam tanto sucesso! Acho que a maioria dos seres humanos tem o seu lado sonhador, como eu tenho!
    Mas, e a tal supernova vista pelos chineses, que uma vez falaram na revista Superinteressante? Dê uma nova chance ao sonho!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Barcellos... meu véi !!!
    Ansim tu dêxa o pobrinho do Macaco atordoado mais ainda do que ele já é... rsss
    -Então não foi de aero-espaçonave que o mininin vêio ? -Nóis foi tele-exportinhado feito o SPÓK ?
    -Tem arguma coisa à ver com a varinha do Harry Prótys ? quinem o Leonel disse aí em cima..?
    Jésusssssssssssssss Avê Mariaaaaaaaaaaaaaaaaa...
    Déusssssssssssssssssssssskimiajude.......

    Um abraço
    E como ja dizia os três esquilinhos do Alvin do cinema..
    Christmas, christmas, Xmas, Nativity, Yule....
    Tatto

    ResponderExcluir
  4. E que venham todos...

    sejam eles doze ou três somente, meu querido amigo, que venham!
    Obrigada por ser assim tão teimoso, Rodolfo Barcellos! Porque é dessa sua teimosia que saem para nós "simples mortais" (como diz o Jair) lindas e profundas reflexões!

    Que neste Natal, amigo, nós também possamos visualizar essa esplendorosa Estrela do Oriente (sim, que ela realmente nos oriente)!
    E que (como eu acredito que foram realmente os três mesmo: Gaspar, Baltazar, Melchior), sigamos essa Estrela até à manjedoura, onde Alguém estará nos aguardando com muita alegria e infinito amor!
    Todas as explicações bíblicas, aludindo a fatos à luz da astronomia, penso eu que sejam totalmente aceitáveis, uma vez que Deus realiza o milagre de forma transcendental, mas coloca fatores do mundo físico também para que esse milagre possa realmente vir a acontecer!!

    *Se é que desta vez, Rodolfo, eu tb não esteja como o Macaco, 'atodoadinha de tudo' com tanta informação...rs

    Um grande abraço, amigo, e continue teimoso, senão..."teje preso"!

    ResponderExcluir
  5. Olá amigo Rodolfo,

    pois que essa estrela nos guie e ilumine as nossas vidas..., afastando alguma saudade que teima em permanecer...

    Um beijo e boa semana.

    ResponderExcluir
  6. Snif... Todas as minhas crenças tão bonitinhas estão sendo desmistificadas... Rsrs.

    Estou adorando isso, Rodolfo!
    Podemos aguardar os próximos episódios?

    Magnificamente escrito, mais uma vez.
    Beijos, querido bruxinho.

    ResponderExcluir
  7. - Leonel, os chineses registraram o aparecimento de um astro em março de 5 a.C., em Capricórnio, mas não está claro se era uma supernova ou um cometa. O objeto tinha baixa luminosidade - não foi, de modo algum, um evento "espetacular". Quanto à menção de que Tycho teria "descoberto" que uma "nova" explodira em 7 a.C. é um equívoco sem tamanho das autoras do artigo.
    - Graça, para quem, como eu, segue os passos da ciência mas não abre mão dos aspectos místicos do ser humano, só resta ser teimoso - e é sempre uma realização quando essa teimosia nos leva a qualquer lugar que não seja um beco sem saída.
    - Milene, você adivinhou (tá pegando o jeito da coisa, bruxinha): estou alinhavando uma série que inclui "A árvore", "A ceia", "Papai Noel", "Os presépios"... temas não faltarão.
    - E a todos os demais meus agradecimentos e meu abraço amigo.

    ResponderExcluir
  8. É... Querido! Creio que serão muitas as tuas explanações sobre os enigmas da incrível estória do natal... Pois se fosse fácil explicar, alguém já o teria feito!

    Mas é sempre bom trocar idéias sobre o assunto, já que nessa vida, em tudo estamos aprendendo um tanto mais!

    Um abraço pra ti!

    ResponderExcluir
  9. Snif, snif... eu e ela acabamos de ser destruídas por essa construção mais, muito mais que informativa!Mas continuamos a sonhar e a ter uma FÉ (nada científica rsrs)GIGANTESCA. Aqui, na série que tá na boca do forno, que tal Dia dos Reis? Citou eles aí... Faço a cerimônia toooooodos os anos, onde quer que esteja!!!
    Nós desejamos procês dois duplamente SONHOS...sempre.
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir
  10. barcellos...
    Mermo num respondendo minhas dúvidas que sei que não tem respostas.. hehehe eu Vortí....

    Éh isso aí gagôto.. rss
    Vc num iscutô meu video... que pena... Meu video não tem aquela muiézinha no cantinho da tela gesticulâno pruquê eu num tinha dim-dim pra mór di eu pagar... rss

    Chama o Help do Tatto quêle rúma o SOm procê... http://helpdotatto.blogspot.com/

    Abraço
    Tatto

    ResponderExcluir
  11. Quero agradecer o carinho que deixou em meu blog no período que estive ausente...

    Estou de volta e venho prestigiar suas palavras que são muito especiais.

    Me afastei, precisei, mas estou de volta. Tua amizade é fiel e meu agradecimento é eterno.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  12. Barcellão, bruxo véi....

    Sempre bão re-ler-te..
    Vi que meus "ânimo" num mudou muito derdi 2010, nem a pancadisse cerebral... rss
    Amigo, quero ainda re-ler-te-tra-vêis por varios Natais e sempre dizendo que sou teu "pusta" FANZÃO.

    Grande abraço meu amigão
    Deusssssssssssskiajude
    E um aVaCaGá mega hiper super Natalítico
    Tatto

    ResponderExcluir
  13. Barcellos,
    Você, como um bom vinho, conseguiu ficar melhor ainda. Abraços e parabéns pela postagem, JAIR

    ResponderExcluir
  14. Por mais que nos inclinemos às explicações científicas, podemos nos fixar no místico. Esse astro poderia ter iluminado aquele caminho, fora de seu contexto e de seu lugar, para torná-lo tão especial quando o vemos.
    Você se aprofunda, para desnudar o que não foi indiscutivelmente provado. Característica de quem não aceita, com facilidade, simples interrogações. E acaba nos brindando com suas postagens.
    Amém, ao eterno brilho da estrela!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  15. Que a estrela mensageira da paz e harmonia esteja sempre presente no coração de todas as pessoas.
    Obrigada por compartilhar a historia que envolve o natal conosco.
    Com tanto esmero..tanto capricho..

    Um beijo...domingo de paz a vc!!

    ResponderExcluir
  16. Um ano depois e sigo traumatizada com as desmistificações natalinas. E nunca deitei pra valer no divã da Rê.

    Um ano depois e estou aqui sorvendo desse teu saber que parece não ter fim, amém!

    Viva o Natal!
    Brindemos à amizade.

    Beijos, meu querido.

    ResponderExcluir
  17. Tenho achado uma verdadeira viagem, no túnel do meu tempo, reler as postagens e comentários. Que brilhe nossa estrela interior...iluminando-nos e que a LUZ se expanda para além de nós guiando em amor e paz.
    Beijuuss n.a.

    ResponderExcluir
  18. Que a estrela ilumine sempre e cada vez mais...
    Beijos Barcellos e bom domingo!!

    ResponderExcluir
  19. Não estou apta para dar outra versão aos fatos...mas....já ouvi outra versão....e nela o mistério continua mais orofudo que nunca Barcellos... e os sáb ios sabiam muito bem sobre o ser de luz que viria sobre a Terra...
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Acredito na luz divina*, é só procurarmos e acharemos, pode ser dentro de nós mesmos.
    :( que tenhas muita Luz e paz, em todos os teus dias, seja dezembro ou em todos os meses do ano;
    oh, não estou bem para comemorações...
    Viver* é bom! Hoje só consigo pensar assim.
    Leia o meu post de ontem e entenderá, sei lá, #Fé, tenho que seguir!
    beijus fique bem!
    Mery*, a verdadeira¨)

    ResponderExcluir
  21. Seus versos abrilhantaram meu blog. Sempre deixa nos comentários o brilho de uma estrela. Obrigada.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  22. Olá, R.R. Barcellos...

    Essa história da Estrela é demais, adoro estrelas, constelações, astrolábios, parsecs, sextantes....[vou esperar o próximo capítulo]
    Abrindo um parágrafo....em um conto de Edgar Allan Poe, ele cita no conto que precisariam de um homem muito alto para representar o "Rei Xerxes, da Pérsia, hoje o Irã"...lembrei disso.
    A.

    ResponderExcluir
  23. Boa noite meu maracujá de gaveta!
    Todos nós temos nossa estrela,e ela brilha de acordo com o que nós mesmos indicamos...mas sua versão sobre as estrelas é divina...
    bjs meu querido e amado!
    Aproveitando para convidar-te a passar no recanto dos autores que estou lá no bate bola da Anne Lieri.
    http://recantodosautores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Um ano depois, continuo achando uma pena desmontar uma história tão bonita com este rigor científico.
    Tem que haver uma brecha para os sonhos passarem!
    Abraços, Barcellos!

    ResponderExcluir