sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

O presépio

     Dezessete de dezembro de 1961. Há exatos 50 anos, faltando uma semana para o Natal, o Gran Circus Norte-americano, em Niterói, pegava fogo, num incêndio criminoso. Até hoje, o número exato de vítimas é desconhecido, mas sabe-se que é próximo de 500 - em sua maioria, crianças. Onde está o memorial?
http://seteramos.blogspot.com/2011/04/natal-triste.html
http://www.jb.com.br/rio/noticias/2011/12/17/incendio-no-gran-circo-em-niteroi-completa-50-anos-relembre/
*  *  *  *  *
Giotto - Natal
     Segundo a Wikipédia, o primeiro presépio do mundo teria sido montado em argila por São Francisco de Assis em 1223. Nesse ano, em vez de festejar a noite de Natal na igreja, como era seu hábito, o santo fê-lo na floresta de Greccio, para onde mandou também transportar uma manjedoura, um boi e um burro, com o objetivo de melhor explicar o Natal às pessoas comuns, camponeses que não conseguiam entender a história do nascimento de Jesus. Convocou alguns aldeões para servirem como figurantes, e assim o primeiro presépio foi o que se conhece hoje como "presépio vivo". O costume - já com imagens - espalhou-se entre as principais catedrais, igrejas e mosteiros da Europa durante a Idade Média.
     Tradicionalmente, o presépio é montado durante o Advento - as quatro semanas anteriores ao Natal. As figuras obrigatórias, mesmo nos mais simples, são Maria, José e o Menino. Os presépios mais "populosos" ostentam também figuras de anjos, o principal dos quais, diretamente acima da manjedoura, traz a faixa que anuncia o nascimento: "Glória a Deus nas Alturas", ou "Gloria in Excelsis Deo". Esse anjo é muitas vezes identificado como o Arcanjo Gabriel - o mesmo do episódio da Anunciação. Os demais, quando presentes, são serafins cantores e querubins harpistas e trombeteiros.
     Outros figurantes habituais são pastores e aldeões, o boi e outros animais domésticos (que variam conforme o país) e, curiosamente, os três Reis Magos - Gaspar, Melchior e Baltazar -, quando se sabe que esses visitantes só chegaram a Belém muitos dias ou semanas após o nascimento (é por isso que o Dia de Reis é em 6 de janeiro). E os camelos que os transportaram geralmente os acompanham. Em Portugal são figurantes habituais o moleiro, a lavadeira, grupos folclóricos e outros.
     Quanto aos objetos materiais, a "Estrela-Guia" não pode faltar. Ela geralmente tem a forma de um cometa e também costuma ser colocada diretamente acima da manjedoura. O local do nascimento é representado por um curral, aprisco ou construção igualmente rústica, ou por uma gruta. Compondo a paisagem, pedras, cascatas, lagos com patos e cisnes, palmeiras... a imaginação é o limite na criação de um presépio.
     Todas as figuras - José e Maria, os Reis Magos, os pastores, o boi e o jumento - e às vezes algumas ovelhas e o galo - são dispostas ao redor da manjedoura, que ficará vazia até o momento certo. Por tradição - não sei se só dos países lusófonos -, a figura principal - o dono da festa - só será colocada em seu rústico leito à meia-noite do dia 24, ou logo após a Missa do Galo, entre orações e, algumas vezes, aplausos, cânticos e músicas. É o momento em que as pessoas se confraternizam, com abraços e beijos e votos de "Feliz Natal".
     Os chamados "Presépios mecanizados" são bem mais antigos do que geralmente se supõe. Já os havia, creio,  na Renascença, movidos por complicados sistemas de eixos e engrenagens, acionados por água corrente.
     Há-os também em diversos tamanhos, desde os imensos presépios montados em praça pública (entre eles, os que servem de cenário para representações artísticas,  como teria sido o original de São Francisco), até as minúsculas obras-primas feitas por artistas famosos ou artesãos desconhecidos.
     Um desses últimos, de origem peruana, foi-nos presenteado há três anos por minha cunhada Araci. É uma pequena moranga, do tamanho de um CD, lindamente ornamentada, a qual, quando se lhe levanta a tampa, revela um pequenino presépio, perfeito em todos os detalhes (as fotos são da Bia). Já entre os de grande porte merece menção o de Alenquer, em Portugal, que ganhou o apelido de Vila Presépio depois que o pintor Álvaro Duarte de Almeida iniciou, em 1968, a tradição de montar anualmente um gigantesco presépio numa colina. 
     Quanto a pinturas, são inumeráveis - cada uma mais bela que a outra. Vale a pena dar uma passadinha na Exposição Especial de Natal (edição de 2010), na Galeria de Arte da Graça (série O Natal na Arte) para conferir. Foi de lá que roubei o Giotto que abre esta matéria.
     Apesar de ser uma das tradições mais arraigadas na cultura popular dos povos cristãos, o presépio não representa qualquer obrigação religiosa - não há uma liturgia específica ligada à tradição. Mas na minha opinião, isso não lhe tira o valor de "ponto focal" das comemorações natalinas - pelo menos no ambiente doméstico.
     E seja o seu presépio uma colina inteira, uma pequena moranguinha ou uma lembrança que cabe num cantinho do coração, meu desejo é que você tenha um...
... FELIZ NATAL!

Próximo artigo desta série: A data - 20/12.

34 comentários:

  1. Bruxo, amigo, amado!
    Sabe que só agora vi seu TÔDENTRO??? Fiquei emocionada (ando assim... mais ainda que o usual)com seu firme tôdentro que me fez retornar lá no começo de tudo! E prá contribuir com esse lindo presépio com que nos presenteou, deixo um do natal passado: http://toforatodentro.blogspot.com/2009/12/drummond-e-pipiripau.html
    (não sei como deixar o link!rsrs Grande novidade né?!)
    Beijuuss iluminados e um NATAL FELIZ procê

    ResponderExcluir
  2. Vi uma exposição de presépios artísticos, criativos, exóticos, imaginativos. Havia um dentro de uma lâmpada comun, outro feito de um pinhão da Araucária, outro ainda, confeccionado de palitos de fósfora dentro da caixa dos próprios. A criatividade e imaginação quando de se trata de presépios não têm limites. Gostei das informações.

    ResponderExcluir
  3. Barcellos...
    Amigo.. lendo teu post me dei por conta que pelos não desculpativos problemas pessoais destes ultimos dois meses... caiu minha ficha que não armei a arvorezinha de Natal...
    Como já dito não tem como... mas adimito que será a montagem de arvore mais informatíva de todos os anos, pois vou lembrar item a item de seu texto explicativo ao faze-lo.... rss
    Bom Natal cheio de alegrias em seu coração
    Um grande Abraço
    Tatto

    ResponderExcluir
  4. Adoro os mitos desvendados por ti nessas postagens natalinas. Que milagre teria havido pra os Três Reis Magos estarem presentes no dia do nascimento de Jesus, tendo chegado a Belém apenas dias depois?

    Vai ver aquele era de fato o dia do milagre.

    Beijos agradecidos por tanta informação bacana.

    ResponderExcluir
  5. - Rê, quando você quiser criar um link dentro de um comentário, use a "tag" a, com a seguinte sintaxe:

    (<)a href="http://toforatodentro.blogspot.com/2009/12/drummond-e-pipiripau.html"(>)PRESÉPIO DO PIPIRIPAU DA AMIGA RÊ(<)/a(>)

    ...TIRANDO OS PARÊNTESES. Eles estão aí para que o texto acima não apareça como link. O resultado, sem os parênteses em torno dos "<" e dos ">", é:

    PRESÉPIO DO PIPIRIPAU DA AMIGA RÊ

    - Nota: deixe só um espaço entre o a e o href. Bons comentários. Abraços.

    PS: Nas minhas andanças por esses brasis já vi muitos presépios, e entre os mecanizados os mais belos e criativos são os mineiros.

    - Tatto, bem que notei que você tem andado um pouco "desarvorado". Enquanto não monta sua arvorezinha, sinta-se à vontade para se dependurar em um dos meus ramos de oliveira.

    - Milene, Jair, é sempre um prazer recebê-los. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Mais um interessante bizu sobre o Natal!
    Eu tenho aqui um presépio que tem aprox. uns 3 cm de largura.
    É a minha decoração natalina!
    Obrigado pela bela matéria!
    Feliz Natal pra você também!

    ResponderExcluir
  7. Meu querido, obrigada pela visita. Fico feliz que tenha lido e gostado o poema do Balaio.
    Presépios são encantadores!
    Eu vi um sábado no Aterro do Flamengo, que é a coisa mais linda.
    É uma delícia aprender mais sobre essa festa. Uma sugestão, se posso... Pesquise sobre a árvore de natal, a influencia celta, verás que bela história.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. - Si, discorri sobre as origens da Árvore de Natal no terceiro "post" desta série, no dia 1 de dezembro. Realmente falhei ao não citar diretament os celtas, seus druidas e bardos e sua mitologia, mas ao menos apontei seus descendentes culturais diretos - os povos germânicos - como uma das principais raízes dessa bela tradição natalina. Agradeço a lembrança e fica aqui registrada a sua valiosa contribuição. Agradecimentos e abraços.

    ResponderExcluir
  9. Uma graça o presépio dentro da moranga...

    beijos

    ResponderExcluir
  10. Arrezôrvi trazer a resposta aqui.....
    Pensei.... Di repente ele num vem e meu Causo passa em branco... aí eu xórooooooooo... rsss

    Râmu lá intão....

    "Barcellos... Ocê é um CAUSO sério merrmo.. rss
    Se fô vê.. careço de arrumar tudo.... então "mío deixa como tá pra vê cumé que fica".... rsss

    Amigo Bruxo Ráry Prótys.. Adianto-te que já fazí um CAUSO especialmente Natálico e só tô perândo a protunidade pra ponhá aqui... Acho que tu vai gosta... fazô questão de tua opinião... Serrrrto Mannno..."

    Abração e Déusssssssskiajude
    Tatto

    ResponderExcluir
  11. Voltei para agradecer toda a generosidade e gentileza que você tem sempre ao comentar no Balaio.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Ué???!!! Cadê meu coment??? Voltei prá além de agradecer as generosas palavras desse bruxo felino, Robin/Rudolph-amigo, ver se iria me ensinar a localização da "tag" rsrs Desistiu ou decepcionou-se???rsrs
    Beijuuss, meu querido, n.c.

    ResponderExcluir
  13. - Rê, desculpe a linguagem técnica... é vício, acho. A "tag" é só a letrinha que aparece depois do sinal "<" e entre o "/" e o ">", quando se tira os parênteses do exemplo do presépio. Tente copiar o texto em negrito no exemplo, e cole-o num comentário; antes de publicar, delete os parênteses - todos eles. Visualise o comentário e, se estiver satisfeita, publique-o - aqui mesmo, se quiser.
    - Nota: vc pode adicionar texto antes ou depois do link. Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Passando apenas para lhe desejar um ótimo fim de semana.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. oi
    vc é um homem culto porém engraçado
    boa mistura hein
    ah eu tó te seguindo ok
    bjnhus

    ResponderExcluir
  16. - Rê, sei que você vai voltar aqui pra comentar meu comentário. Desculpe o jeitão meio pra baixo, mas você deixa a gente mal acostumado com seu bom humor e sua nonchallance. Xapralá... vambotá as frustrações na sacola e parar de pedir esmola.
    - E não aceito sua desistência. O problema é que eu quis começar com um exemplo complicado... tudo ao contrário da boa didática.
    - Sabe como escrevi "nonchallance" em itálicos? Simplesmente digitei "...seu bom humor e sua (i)nonchallance(/i)" no comentário - trocando os "(" pelos "<" e os ")" pelos ">".
    - Não, moça... não vou desistir de dar um upgrade na minha BIOS predileta! E a próxima aula vai ser escrever em negrito.
    - Abraços.

    ResponderExcluir
  17. - Ise, desculpe... eu passei lotado e nem te dei atenção. É um prazer recebê-la no meu cantinho... e desculpe a bagunça. Abraços desse "homem culto, mas engraçado"... volte sempre.

    ResponderExcluir
  18. Grata por me seguir.Ótimo domingo.Beijos

    ResponderExcluir
  19. Ah Bruxo Rudolph, amigo amado! Memem escreveu uma história que conta - da maneira mais doce - o que é ter AMIGOS que afagam o coração, fazem cosquinhas na alma e não desistem da gente de jeito nenhum e de nenhum jeito!!! E também por isso só posso dizer: OBRIAGADA BRUXO QUERIDO!
    Beijuuss iluminados n.c.

    ResponderExcluir
  20. Rodolfo querido

    bom aprender contigo...bom receber seu carinho sempre..

    fui la no altar

    beijocas


    Loisane

    ResponderExcluir
  21. As festas natalinas chegaram e mais do que nunca é hora de falarmos de paz, de vivermos em plenitude a mensagem de Cristo; Natal é sinônimo de família, de união de aproximação das pessoas,e quando essas pessoas se sentem próximas é sinal que o sentido do Natal se realizou. Tenha um lindo e abençoado Natal. Beijocas

    ResponderExcluir
  22. Eu adoro presépio. Este ano montei 4 e acabei desmontando um porque minha secretária disse que estava demais....kkkk... e quando mostro ao meu marido algum que acho lindo numa loja ele diz:
    Carla vc tem algum problema com presépio e começamos a rir...
    Tenho sois peruanos também.
    Mas fico completamente encantada frente a um presépio!!
    Se me disserem que tem um em qualquer lugar já quero ir visitar Rodolfo!!!
    E o livro A História sem Fim já está em minha lista para as próximas leituras viu. Obgada!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  23. Barcellos, meu amigo...

    Ano passado como se lê ali em minha postagem, sisquici-me de armar a arvrinha... rss
    Mas este ano além da arvrinha armada, proveitei e arrumei uma presépada "literalmente".. rss

    Abraços sempre, natalícios e amigativos
    Deussssssssskiajude
    Tatto

    ResponderExcluir
  24. Bom dia meu maracujá de gaveta !
    Aqui está um cheiro de Natal,que vou ficar por aqui até o o Natal,vc deixa?
    Meu presépio é tão pequenininho que fica dentro do meu coração,para não se perder as peças ,se deixar fora...
    bjs

    ResponderExcluir
  25. Barcellos,
    Feliz Natal para você também! Abraços, JAIR.

    ResponderExcluir
  26. Nunca tive presépio... Esqueço as arvrinha, como diz o macaco, a minha finou-se e só me lembro de comprar outra quando o Natal nem me quer mais. Sou uma participante desse festejo um tanto estranha. Mas sou, né? Afinal, a essência da data, o Natal que verdadeiramente importa inclui a todos nós, até uma desorientada natalina feito eu.

    Amo vir aqui e sorver do teu conhecimento e generosidade em compartilhar. Amo há mais de um ano e seguirei amando.

    Beijos, meu caro.

    ResponderExcluir
  27. Vamos nos unir a cada Dia um pouco mais
    estreitando nossos laços de amizade em longos
    abraços.
    Vamor fazer a diferença na vida de muitos
    que esperam com ansiedade uma palavra de amor e esperança.
    Vamos levar a paz onde persisitir a desunião.
    Vamos fazer uma prece para Deus pois desejamos
    um mundo melhor .
    Embora a própria humanidade perderam as esperanças
    e muitos já não sabe onde ficou sua fé.
    Que seu final de semana seja felicidade suprema.
    Que nossa amizade atravesse fronteiras levando amor.
    Beijos no coração.
    Evanir.

    ResponderExcluir
  28. Nunca montei um presépio . A árvore, foi uma imposição (rss) familiar, já que a reunião é em meu apartamento. Eu os admiro nas lojas e aquele pequenino de sua postagem é encantador, assim como todos os seus "ensinamentos", eis que encontro aqui informações que me eram desconhecidas.

    Obrigada pelos versos, que constituem seu jeito especial e lindo de fazer comentários. É presença muito querida em meu canto.

    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  29. É bom ver o tempo passar e com ele o que aprendemos. Hoje, graças as suas aulas generosas no passado, posso partilhar um dos presépios mais lindos que já vi. E de bônus temos Drummond.
    Beijuuss n.a.

    ResponderExcluir
  30. È hora de tirar o meu presépio da gaveta...
    Feliz Natal para você também!

    ResponderExcluir
  31. TENHO UM PRESÉPIO TEM UNS 25 ANOS SEMPRE MONTO ELE EM NOVEMBRO ..E ELE FICA ATE JANEIRO ..
    ESTE ANO ELE FICOU POR LÁ ..MAS A LEMBRANÇA DA CENA DE JESUS MARIA E JOSÉ ESTÃO AQUI COMIGO NO MEU CORAÇÃO...ANO QUE VEM VOU TER DE NOVO MEU PRESÉPIO, NÃO O MESMO POIS ESTE DECIDI DEIXAR LÁ...VOU TER OUTRO ..ENFIM A CENA É A MESMA ..O QUE IMPORTA NELE É A UNIÃO PRA LEVAR JESUS A UM LUGAR SEGURO NÃO É? ELE ESTA SEGURO NO MEU CORAÇÃO ..ADORO NATAL ADORO PRESEPIO ADORO ARVORE E NOEL ...ALIAS DEPOIS DE FAZER PARTE DA MESMA MISSÃO QUE ELE NA NAVE ..ESTOU SUPER ORGULHOSA
    FELIZ NATAL RODOLFO
    BEIJOS

    OTILIA

    ResponderExcluir
  32. que lindo, que tocante, e informativo, também nao me sinto só com vc sinto-te perto.
    feliz natal

    ResponderExcluir
  33. Não ria, mas fui procurar, em seu blog, a postagem à qual se referiu. E fiquei, como sempre, maravilhada. Em PARA MELLISS encontrei um sonho de poema. Além de agradecer seu comentário, parabenizo-o por sua criatividade e talento.
    Aliás, percebi, nessa busca, que tenho muito para ler aqui, postado antes de minha tardia chegada.

    Bjs.

    ResponderExcluir