sábado, 24 de dezembro de 2011

A missa e a ceia


     Este artigo, que dá continuidade à série natalina do Sete Ramos, é a combinação de dois outros, publicados há um ano: A Missa e A Ceia. Mas antes...



PEQUENO POEMA DE NATAL
PARA UMA QUERIDA AMIGA

Num  momento esquecido no Tempo,
Num lugar já perdido no Espaço,
Uma Estrela perdeu-se a si mesma,
E sua Luz se perdeu.

Anos-luz de Espaços mais tarde
E milênios de Tempos mais longe,
Num aprisco no Tempo perdido,
Numa noite no Espaço esquecida,
Uma Luz que perdera seu astro
E uma Estrela carente de Luz
Por acaso se encontraram;

O Tempo achou seu lugar,
O instante achou seu Espaço,
A Estrela rebrilhou
E o milagre aconteceu:
Momento e lugar se encontraram,
Espaço e Tempo se uniram,
E o mundo de luz se encheu!


Rodolfo Barcellos, o9 de dezembro de 2010
Feliz Natal, Lois! De novo, e muitas vezes mais!
*  *  *  *  *
Ah, aquelas Missas do Galo...
     Segundo a tradição, o nascimento de Jesus foi anunciado por um galo, que cantou à meia-noite do dia 24 de dezembro. A Missa do Galo reflete essa tradição.
     Lembro-me de alguns detalhes. Naquele tempo...
     In illo tempore, as missas eram rezadas em latim - não só as missas, mas a maior parte dos textos litúrgicos, como as ladainhas, por exemplo. Obviamente eu não entendia nada, mas guardei alguma coisa na memória e refresquei as lembranças com leituras posteriores.
     Enquanto o latinório se limitava ao celebrante, tudo ia bem; mas quando o ritual exigia os responsos dos fiéis, o caso era outro...
     - Turris davidica! - puxava o celebrante, na ladainha.
     - Tudo é da Dica! - ecoava a caboclada, contrita.
     - Turris eburnea!
     - Tudo é burro!
     - Sedes sapientiae!
     - Sede de Sá Piença!
     - Virgo potens! Virgo clemens! Virgo fidelis!
     - Viva o pote! Viva o creme! Viva o Fidélis!
     A Missa do Galo não era diferente. Por volta das 23 horas, saiam todas as famílias e serviçais para o ato religioso. E a igreja festivamente adornada, com todas as velas do Advento acesas, transformava-se numa referência social tanto quanto num templo de alegres orações. Cantava-se a plenos pulmões o Gloria in Excelsis Deo - que durante as quatro semanas do Advento fora deliberadamente banido da liturgia - e o celebrante despejava sobre os fiéis o melhor sermão que seus dotes oratórios lhe permitiam. Rezava-se o Confiteor e cantava-se o Tantum Ergo.
     Nós, crianças, com o pensamento nas guloseimas da ceia e, principalmente, nos desconhecidos mas maravilhosos presentes que ganharíamos, achávamos enfadonho aquele ritual... mas tínhamos que nos conformar.
     E ao fim da missa, dado o Dominus Vobiscum - que alguns respondiam "e com espirro tutum" - e o Ite Missa Est (Deo Gratias!), ainda tínhamos que aturar os intermináveis cumprimentos e despedidas dos adultos... 
     Finalmente voltávamos para casa, mas ainda havia uma provação a vencer: a solene colocação da imagem do Menino na manjedoura, acompanhada de orações que nos pareciam intermináveis!
     É... talvez por essas e outras, nós, que temos mais quilometragem (por favor, "idade", nesse contexto, é palavrão), tenhamos aprendido a ser mais pacientes do que os jovens apressadinhos de hoje, que querem tudo para ontem...
*  *  *  *  *
A ceia
     Parece que a Ceia de Natal originou-se do antigo costume europeu de deixar as portas das casas abertas na noite de Natal, para receber viajantes e peregrinos, e confraternizar com eles na data tão significativa para os cristãos. Para essa comemoração era preparada bastante comida, composta por diversos pratos. Essa tradição foi se espalhando pelo mundo e adaptando-se aos costumes locais.
     No Brasil, os principais pratos da ceia são:
• Peru - herança norte-americana;
• Leitão, pernil ou lombo;
• Arroz;
• Farofa;
• Castanhas - legado de Portugal;
• Nozes e avelãs - costume europeu;
• Salada Tropical;
• Frutas (em especial as brasileiras, com destaque para o abacaxi);
• Bolinhos ou salada de bacalhau - também de Portugal;
• Vinho - Portugal e França.

     Mas, na minha opinião, falta um importante quitute na lista: a rabanada. 
     Ah, a rabanada da mamãe! Como uma boa mineira, ela se orgulhava - com razão -  de seus dotes culinários, mas a rabanada do Natal era sua obra-prima!
     Desde a escolha dos pães, comprados na antevéspera ("rabanada decente se faz com pão dormido", ensinava ela), até a preparação - cortando as fatias, mergulhando-as em leite levemente adoçado,  passando cada uma no ovo e fritando-as por tempo certo... tudo era feito por ela. Depois, era separá-las em duas porções, conforme a preferência dos convivas: as que seriam polvilhadas com açúcar e canela - as doces - e as que seriam recobertas de parmezão ralado - as salgadas.
     Maria Helena, a nora, mesmo sendo paulista, pegou logo o jeito da coisa, tão bem que passou a ser requisitada pelos cunhados a contribuir com suas rabanadas para a Ceia - a do Ano Novo, que até hoje celebramos reunindo as famílias de todos (o Natal é comemorado na intimidade do lar de cada um, e cada família faz a Ceia conforme suas preferências).
     Mas desculpem-me essa digressão saudosista. É claro que a ceia tinha outros quitutes, e é preciso complementar a lista acima.
     Vinhos e queijos disputavam lugar, sobre a mesa enfeitada, com as  rabanadas e com fatias generosas de pernil, quando não com um leitão à pururuca, recheado com farofa, e montanhas de frutas da estação, acompanhadas por nozes, avelãs e castanhas portuguesas. O presunto não podia faltar; e o peru de Natal tem dado lugar, nos últimos anos, ao frangão - o chester ou ave fiesta, conforme a origem. E todos se regalavam, principalmente as crianças, que se mostravam extremamente eficientes no dividir seu tempo entre os quitutes e os presentes.
     E vinha o inevitável fim de festa: olhos cheios de areia, espichávamo-nos numa cama ou enrodilhávamo-nos numa poltrona, sem largar o brinquedo predileto (senão o único) e dormíamos a sono solto, acordando tarde no dia seguinte - misteriosamente ajeitadinhos em nossas camas, em lençóis cheirosos e pijamas limpos...

     Ô, saudade!
     Sei que há muitos rincões - felizes e abençoados lugares! - por esses Brasis afora, que preservam muitas dessas tradições que enriqueceram minha meninice. E também para essas gentes quero hoje desejar boas festas e...
...FELIZ NATAL PRA TODOS.


     Nota: na "juntada" dos dois artigos, alguns comentários do ano passado - os da Missa - foram copiados e inseridos no texto, para não se perderem.




Milene disse...
Eu, de família católica, nunca fui a uma missa do galo. Faria isso parte do meu perfil 'espiritualmente marginal', será?

A tradição por aqui ainda é mantida, minha mãe vai quase sempre e todos os anos vejo muitas pessoas passarem pela minha calçada rumo a esse evento tradicional, em detrimento das tão prestigiadas ceias.

Moço cujo sobrenome deveria ser SABER... Beijos.
JAIRCLOPES disse...
Barcellos,
Devido à minha criação fora dos ritos cristãos, realmente, dessas liturgias católicas eu só ouvia falar. Tuas lembranças e a maneira como as colocou em letras, me trouxeram um conhecimento que eu não tinha. Parabéns pelo banho de cultura e bom Hanuká para você. Abraços, JAIR.
Regina Rozenbaum disse...
Rodolfo amaaaado!
Primeiramente: OBRIAGADA pelas palavras deitadas lá no Divã nas últimas postagens. Vindas de você é muiiiito mais que elogio!
Segundamente:ri aos montes com os "reponsos"(nem conhecia essa palavra)dos fiéis.E como o Jair, fui criada fora dos ritos cristãos, então suas postagens natalinas tem sido verdadeiras aulas.
Terceiramente: conhecias esse ladim da nossa minina-ternura???rsrs Braba messssmo a bichinha, mas como ela deve ter lido no desafio dos SETE, dou uma boiada prá não entrar numa "briga" rsrs...inda mais com quem amo de viverrr!
Beijuuss n.c.
Xipan Zéca disse...
Barcellos... Amigo Ráry Prótis Brázuca.. rss
Li, Reli, Melí, Selí e num intindi....
Fui percura ajuda e deu nisso..
1º- http://www.paroquiasaofrancisco.net/2010/10/palavra-missa-vem-do-latim-tardio-missa.html

Dispois de me acertificá que tinha EU entendido à respeito da Missa.. Fui fazê uma penitencia e queima uma vélinha que ninguém é tão tão que num percise de proteção.. nénão ?
2º- http://www.portalangels.com/altar_virtual/altar.php?id=2865

DéussssssssssssssMilivreDumaMardição... rsss
Amém
Tatto
R. R. Barcellos disse...
- Tatto, já estive lá e acendi minha luz perto da tua. Abraços.
Xipan Zéca disse...
Barcellos ..
Oxalá que tudus amigos nossos vão lá tumêm fazê uma oração e acender uma velinha prá mór di miorá as coisa nesse mundin... nénão ?
Ficadica.. e o endereço..
http://www.portalangels.com/altar_virtual/altar.php?id=2865

Valeu Amigo R.R.Barcellos
Tatto
Leonel disse...
Apesar de ter estudado em escola paroquial, eu nunca fui na missa do galo. Mas, o pior é que eu pensava que o nome missa do galo era por causa daquele galo que cantou duas vezes, enquanto Pedro já havia negado sua ligação com Jesus por três vezes! Mas, isso foi na paixão de Cristo! Não tem nada a ver com o Natal, sô!
Valeu Barcellos, por estas lembranças saudosas, como a missa em latim!
Abraços!
Si Fernandes disse...
Fui Cristã por criação e hoje sou por opção. Mas, talvez, eu seja a mais anti-religião que existe, acho que o RELIGARE, é o que mais afasta o homem de Deus... O que me deixava "bolada" no 25/12 era o Papai Noel, que sempre me dava uma volta...era eu piscar os olhos e ele aparecia e sumia...velhinho, gordinho e ligeiro. Mas, essas coisas todas me remetem a vários cheiros que viram cenas lindas..
Menino, seu latim é baum mesmo né... eita povo poliglota danado,sô!
Chega pra vc e Tatto, deixa eu acender minha velinha, pro meu Rio, que tá tenso!

Beijos !
Ps.: adoro vê vc no Balaio!
Regina Rozenbaum disse...
Ahhhh... Rodolfo, amigo, amado!
Assim num guentu nauuuummm, sô...Já tôquitô nesses últimos tempos e vc ainda deita aquelas palavras prá mim?! Tem bola de cristal? É bruxo messssmo! Amanhã, meu mininu, vai pros States num intercâmbio de estudo e trabalho através da nossa UFMG (improve his english). Mesmo que dessa vez são poucos meses (retorna em março e olha que em 2007 ficou UM ANO fora do outro lado desse mundão de D'US)tô sentindo taaanto... Deve ser por conta da época: NATAL, ANO NOVO, FÉRIAS...sei lá, sô! Só sei que nessas horas, o tal "filhos são do mundo" não aquece meu coração nauuummm! Mas ELE é sábio mesmo: vem me preparando, faz tempo, pra esse aprendizado e desgarramento. O moço decidiu fazer Ciências do Estado + Direito = carreira de "Diplomata" (pelo menos até agora rsrs) e já comunicou rsrs: mestrado não sei onde (acho que Alemanha...com ênfase em política internacional etc e tal) poooooode? E eu cá no meu cantinho, quietinha mesmo, misto de orgulho e espanto, lembrando dele, da altura de seus 02 anos, me dizendo: póxá mãe eu sigo ti judá (com as sacolas do super-mercado)!Afff...GUENTA CORAÇÃO!!!
Beijuuss n.c.
Salete Cattae disse...
Embora católica, nunca fui numa missa do galo, aliás faz tempo que nem vou à igreja, mas achei bem interessante seu texto.

Beijos e ótimo fds.

24 comentários:

  1. Barcellos,
    Com esses quitutes todos é compreensível que muitas pessoas iniciem o ano fazendo votos que entrarão numa dieta alimentar rigorosa. Ao bom observador as coisas se encaixam perfeitamente.

    ResponderExcluir
  2. Barcellos... meu amigo
    Senão a melhor.. mas o mais apetitoso de todos os episódios de Natal que escreveu e segui um a um analisando e nada entendendo.. rss ( to di brink )... Alguns esbocei inté um coment inteligente ..( risos.. muitos risos ).
    RABANADA.... Olhe seu minino, senão cessê dispois de moço por intermédio de amigos "otrôs macaquinhos" jamais conheceria rabanada ... Ansim .. conhecê até eu escuitava falá.. Mais cumê.. Xiiiiiiiiii.. nunkinha.
    Mas tinhamos otrôs coisinhos na cêia.. Deu pra num impactá muito o psicológico.... kkkkkkkkk
    Ou não... rsss
    Abraços com sabor de rabanada e muito vinho...
    Felichê Natali.. porco cáne... hehehe
    Tatto

    ResponderExcluir
  3. É, festas de fim de ano, Natal, Ano Novo, prenunciam um verdadeiro bacanal gastronômico!
    Mesmo que a gente dê só uma bicadinha em cada coisa, acaba comendo muito!
    Mas, afinal, só tem uma vez por ano!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. CHEGUEI DE NOVO AQUI ATRAVES DO SEU POST ..VEJO SEMPRE SEUS COMENTARIOS NA RE ROZENBAUM E JA TE VI NO BLOG DA MINHA IMRÃ RENATA ..QUE É PROFESSORA...NOSSO NATAL ERA ASSIM SO FALATVA RABANADA MINHA MÃE NÃO TINHA ESSE COSUTME NEM NÓS MAS ESSE ANO EU VOU FAZER....JA COMI UMAS BOAS MAS EU GOSTO DEFAZER...E QUANTO ACORDAR NA CAMINHAS TODOS MISTERIOSAMENTE LIMPINHOS QUEM É MÃE SABE BEM..EU PELO EMNOS PRA NÃO ACORDAR MEUS FILHOS PASSAVA PANOS MOLHADOS NOS PEZINHOS E CORPO COLOCAVA PIJAMA ..E OS AJEITAVA NAS CAMAS..TUDO NO ESCURO E EM SILENCIO PRA NÃO ATARPALAHR O SINHO DELES..DA UMA SAUDADONAAAA..DANADA ETA NATAL E FAMILIA COISA BOA DE VIVER
    ATE
    OTILIA

    ResponderExcluir
  5. Natais assim, como são os verdadeiros e tradicionais natais, devem ser uma delícia. Nunca vivi isso, com essa magia. Presentes de Natal, quando criança? Jamais soube o que era...

    Incrível texto da série, pra variar.

    Moço, estou aqui pétala murcha... Será que magoei alguém com a minha postagem? De forma alguma tive essa intenção... Ás vezes me perco, me empolgo e acabo pegando pesado com as palavras, mas foi puramente brincadeira.

    Desculpa se de alguma maneira te magoei.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. - Puxa, Milene... qual a parte que te arranhou? Foi quando eu disse que nós estamos apaixonados por você? Ou que você se apaixonou por todos nós? Ou quem sabe, foi porque eu declarei isso abertamente - como se ninguém soubesse? E vc é ladra, mesmo! Roubadora de corações e de magias maravilhosas!
    - Mas se vc não gostou, perdoe o bruxo velho aqui... a intenção foi dar-lhe uma rosa, mas acho que sem querer foi um espinho junto. Deixa eu soprar e dar um beijo no seu dodói, e depois bote um band-aid.
    - E não diga que eu não tenho razão quando digo que às vezes você se magoa sem motivo... mas isso é parte da sua magia, que nos faz amar você.
    - Lembre-se do que a rosa disse ao Pequeno Príncipe: "Tu és responsável por aquilo que cativas"... e você cativou a todos nós.
    - E acaba de bater um novo recorde: me fez digitar o mais longo comentário que eu me lembro!
    - Abraços contritos, querida moça (mas não muito contritos).

    ResponderExcluir
  7. Ô SÔDADESSSSSS!!!! Você foi descrevendo a rabanada e em cada linha eu me lembrando de minha mamis....igualim, igualim (será que elas se conheciam?rs Ou era só a mineiridade comum!)D. Maria Helena não foi boba nada heim? Pega-se o peixe é pela boca...rs
    Sabe, quando a matriarca não está mais no comando, regendo com maestria sua grande família os hábitos mudam. Desde o ano passado, primeiro natal e ano-novo sem ela, ficou sem brilho...sem graça mesmo. Agora, cada uma de minhas irmãs prefere viajar com seus respectivos maridos e filhos (quando dá). Estranho, né? Acho que tinha haver tb com a casa da minha mãe: grande, com quintal, varanda, os netos, bisnetos correndo de um lado pra outro, o entra e sai dos amigos...sei lá! É mió xáprálá...
    Beijuuss e um domingo bem gostoso aí procê

    ResponderExcluir
  8. Olá meu amigo,

    estou aqui com uma lagrimita no olho...
    Sabes, o natal do ano passado foi muito especial para mim...
    Eu sabia que uma pessoa muito importante para mim, este ano já não estaria. Então disfrutei de tudo de uma forma muito intensa!
    Acho que jamais voltará o ser o mesmo...:=(

    Por cá, o prato principal, aqui no Porto, são as batatas cozidas com bacalhau e hortaliça.
    É nesse dia que o bacalhau me sabe melhor!

    Não podem faltar as rabanadas e a aletria.

    As rabanadas são a minha especialidade, modéstia à parte.

    A minha filha e o meu marido dizem que são as melhores rabanadas que já comeram. Sou eu que as faço para levar para casa dos meus pais, porque os meus irmãos também não as dispensam.

    Ultimamente faço algumas com uma calda de vinho do Porto e pinhões. São muito boas!

    Um beijo enorme, meu amigo.

    Bom domingo.

    ResponderExcluir
  9. Se não tiver rabanada pra mim nem é natal...Perdão pela heresia. Mas, a festa celta fica incompleta sem a rabanada, um cheirinho que invade a casa e faz a saltar a criança que dorme dentro de mim o ano todo, e desperta nesses dias lindos! Ainda peço a minha mãe pra guardar um pouco pro meu aniversário que é um dia depois...hahaha.

    Tenho me emocionado tanto com as lindas que tenho visto por aqui e no Tô fora tô dentro,da Rê.

    Rodolfo, o saudosismo é tão salutar.

    Beijo pelo post gostosíssimo de ler!

    ResponderExcluir
  10. Meu amigo, amado!!!
    Vim saber das tais desculpas que deitou lá no Divã...intindi nadica de nada: SPAM???? Qual, onde?
    Beijuuss n.c. e bom restim de domingo procê

    ResponderExcluir
  11. Barcellos, parabéns pelo seu Fluzão!

    ResponderExcluir
  12. Rabanadas... Ah! as rabanadas da mamãe.... deliciosas...
    Mas agora vou confessar uma coisinha: algumas vezes todos se deliciaram (e lamberam os beiços)com as "rabanadas da mamãe", só que tinham sido preparadas por mim... rs
    Sinal que aprendi direitinho, não?
    Hoje não sei se consigo fazer igual, mas continuo achando as minhas mais gostosas que qualquer uma... também, com sabor de "rabanada da mamãe", como não iria pensar assim???
    E Otília, essa "técnica" de passar pano umido nas crianças etc e tal, minha mãe também usava. E como boa aluna, acho que ainda é a melhor solução... rs

    ResponderExcluir
  13. Ficou "da hora" essa postagem-conjunto. Ficou cheia dágua a minha boca com esse relato da rabanada da mamãe (sua). Que bacaninha, heim? Se a Vê dormisse um cadinho, eu bem tentaria fazer umas rabanadas a fim de testar minha habilidade.

    É na maior cara-de-pau que venho aqui sorver da tua sabedoria... E nem me envergonho disso. Pedi desculpar porque mesmo? Nem me lembro.

    Beijos, bruxo.
    Que seja lindo o seu natal, todo dia.

    ResponderExcluir
  14. A famosa missa do galo, eu tinha uma tia bisavô católica fervorosa que assistia todo ano sem perder uma, e pra mim Natal, não é Natal sem rabanada, tudo de bom realmente, abração Rodolfo, feliz Natal e feliz ano novo também :-)

    ResponderExcluir
  15. Bom dia meu maracujá de gaveta!
    Estou aqui para agradecer sua companhia e seu carinho durante todos os dias do ano que se finda.
    Desejo-lhe um Natal cheio de alegrias e uma chuvas bênçãos a você e sua família...
    Que o ano de 2012 seja repleto de bons momentos e de novas conquistas...
    E eu desejando ser sua amiga irreverente de sempre,e vc sendo meu maracujá de gaveta,kkkkkkkkkkkkk
    Saúde, Paz e Prosperidade!
    Beijos meu querido amigo!

    ResponderExcluir
  16. Meu pai não perdia a missa. Ela era o mais importante, no Natal. Não tínhamos ceia e desconhecíamos esse tipo de reunião. Almoçávamos juntos, no dia 25/12. Essa era nossa união familiar, nosso encontro na paz divina.

    FELIZ NATAL, meu querido amigo! E obrigada por tudo que dividiu conosco neste 2011.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  17. Querido Amigo!

    Hoje passo para agradecer a felicidade da sua companhia e de suas palavras. Obrigada Amigo, de coração!

    Deixo a voce e a toda sua familia os votos de um Natal Iluminado!
    Bj

    ResponderExcluir
  18. A tradição do natal é alimento espiritual Barcellos!!
    Bela postagem!!
    Que o legado de Cristo Solar seja nossa força, nossa única verdade, a ética que direciona nossos pensamentos e atos, a paz que alcançamos e o sentido de estarmos passando por este mundo para cada vez mais aprender a compartilhar o amor que nos foi ensinado por Ele entre todos os irmãos. Muito amor e muita paz!!

    Carla

    ResponderExcluir
  19. Um belo dia de Natal pra ti meu amigo...abraços.

    ResponderExcluir
  20. Oi Rodolfo,

    Peço desculpas pelas minhas ausências, confesso que fico meio melancólica desde o meu aniversário em novembro e aproveito para fazer uma introspecção nesse período para expurgar as ervas daninhas que possam ter nascido ao longo do ano e assim voltar fortalecida para as batalhas do ano seguinte que ainda terei que vencer para cumprir minha missão aqui. Não pense que sou uma pessoa depressiva e que não agradece a vida, pelo contrario é por amá-la de mais que sou assim, para saber valorizar cada segundo que Deus me permite estar entre os que amo e tenho consideração e todos vcs que me lêem e me abraçam com carinho fazem parte dela.

    Quero desejar a vc e a sua família dias iluminados e ricos de bênçãos através do amor do nosso Senhor Jesus Cristo que nasceu para nos libertar e perpetuar seu amor por toda a terra para seguirmos ao encontro do Pai... Esse é meu desejo de que todo dia seja natal nos nossos corações praticando solidariedade e amor ao próximo através dos ensinamentos deixados nas palavras dele.

    Beijos

    Regilene

    ResponderExcluir
  21. Olá meu querido!

    Passando para apreciar mais uma belissima postagem e lhe desejar um feliz de natal cheio de amor e paz!

    Beijos, amigo-poeta!

    ResponderExcluir
  22. Olá

    Amizade é um privilégio, um dom, uma graça recebida. Merece nosso respeito e nossa consideração, pois se assim não for , nada poderá representar, ainda que nem todos compreendam isso, infelizmente.
    Embora 2011 não tenha sido fácil para mim, também devo admitir que, justamente por isso, revelou-se um ano de grandes descobertas, quando criaturas maravilhosas surgiram nesta telinha mágica, enriquecendo-me com seu precioso apoio e atenção.

    Que Deus retribua cada sorriso que plantamos no coração do próximo, pois há várias maneiras de amar e de compartilhar momentos, quando estamos alegres ou quando está difícil conseguir sorrir.
    Agradeço cada palavra dedicada a mim, inestimável ajuda para me fazer chegar até aqui.
    Deixo meu carinho.
    - Feliz 2012!

    Fátima Guerra.

    ResponderExcluir
  23. Rodolfo...


    que carinho gostoso....obrigada...

    feliz natal, feliz ano novo
    voce estiveram em minhas orações, e permanecem em meu coração sempre....beijocas

    Loisane

    ResponderExcluir