segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Conto de Natal

PRIMEIRA PARTE


     A grande nave aproximava-se silenciosamente do terceiro planeta. Os escudos de camuflagem, ajustados para invisibilidade total, absorviam todas as radiações eletromagnéticas e as re-emitiam no ponto antípoda do escudo, de modo que nem mesmo o seu bloqueio desse a algum observador mais atento qualquer indício da presença da nave-espiã. Apenas uma quantidade mínima era desviada para sensores e antenas supersensíveis - os olhos e ouvidos da nave.
*  *  *  *  *
     Na ponte de comando, dois oficiais trocavam idéias:
     - Só se passaram trezentos anos - disse An-Sard, a oficial de segurança. - Acho essas medidas um pouco exageradas para um planeta que mal saiu da idade do bronze.
     - A escala de tempo deles é bem mais acelerada que a nossa - retrucou El-Noel, o comandante. - Lá já se passaram mais de dois mil anos. Todo cuidado é pouco.
     Os dados dos sensores deram razão a El-Noel. O terceiro planeta emitia sinais de rádio com material acústico e visual em profusão, a maioria em códigos digitais. Redes de satélites foram detetadas e em poucos momentos os filtros seletivos haviam classificado montanhas de informações.
     - Hora de divulgar as ordens secretas - decidiu o comandante.
     An-Sard era a única, além de El-Noel, que conhecia a real missão da Es-Sotamer, mas seguiu o protocolo exigido: convocou as testemunhas - Ar-Ji, o navegador, Ot-att, o engenheiro, El-Meni, a oficial de comunicações, Er-Nagi, a segunda-oficial. No lugar da piloto Es-Moni, que estava ausente em missão de observação remota, foi requisitada a presença da doutora Am-Cira.
     Os demais integrantes do Estado-maior permaneceram em seus postos: Il-Lam, Em-yr, El-Menair, oficiais táticos; Ar-Çag, Chefe da Logística, En-Desi, Al-Car e as irmãs Es-Rave e En-Ravi, operadores setoriais. An-Aihn, a jovem alferes, Am-Arrefrei, Ul-Ichivoilca, Éyn-Adar, Al-Ioit, An-Gilhor, El-Regien, En-Ocao (que os amigos mais chegados chamavam de Cecília dos Sonhos Azuis), Éor-Dab, A-Is, Alm-éia, Yé-Mae, Er-Sogi, An-Thy e Am-Azir  repousavam em seus alojamentos ou aproveitavam seu turno de folga na cantina ou no ginásio. Com 160 tripulantes, a Es-Sotamer ainda se ressentia da falta de alguns integrantes que haviam pedido baixa.
     O envelope branco, lacrado à antiga com cera vermelha, foi aberto com os rituais de praxe. El-Noel sacou dele duas folhas com o timbre do Almirantado. Inseriu uma delas na leitora e logo a grande tela exibia o texto:


Do Comando Geral da Frota
Ao Comandante da "Es-Sotamer"
Ordem 41-X-003
Destino: Sistema da estrela Sol, quadrante de Centauro.


Histórico: Missões não tripuladas anteriores indicam que o evento cósmico conhecido universalmente como "Luz Nova" provocou no terceiro planeta do sistema efeitos anômalos.


Instruções: Investigar e agir conforme Procedimento Padrão de Emergência, seção 15.


Assinado: Comodoro El-Lobsarc, R. R.
Por Ordem do Almirantado.


     - Que evento é esse? - perguntou Er-Nagi.
     - É aquele conhecido, no seu planeta, como "Luz Nascente" - explicou Ot-Att.
     Er-Nagi lembrou-se das festividades que marcavam, em Delta Crucis 4, o advento da luz. E do espanto que experimentara ao saber que o mesmo acontecimento era celebrado, em épocas e sob formas diferentes, em todos os mundos habitados do Universo conhecido.
     Nas três estrelas de Alfa do Centauro, chamava-se "A Mãe", e celebrava o nascimento de uma mulher milagrosa, que unira pela simples força de seus ensinamentos os três impérios estelares. Em Rigel - terra de Ar-Çag - fora um homem humilde do povo, nascido em uma família numerosa, que estabelecera a paz entre as forças conflitantes. Mas sempre os maiores benefícios eram no crescimento moral, espiritual e intelectual das pessoas de todas as classes. A lista de mundos afetados não tinha fim.
     Todas as tradições mencionavam o aparecimento de um astro particularmente luminoso. Por isso, os cientistas acreditavam que tratava-se de um evento único, tendo em comum a eclosão de uma Supernova do tipo I, em algum lugar ainda desconhecido da Galáxia. E assim, com base na velocidade da luz e nos relatos antigos, rastreavam os eventos e suas épocas, na esperança de determinar o foco primitivo.
     Havia os que não aceitavam essas explicações.
     - Isso não tem lógica! - insistia Ar-Ji.
     - Suas orelhas pontudas também não têm lógica! - retrucava El-Meni.
     Ul-Ichivoilca, já em seu posto de pilotagem, interrompeu a discussão, anunciando:
     - Nave estabilizada em órbita polar, senhor!
     - Obrigado, Ul. Er-Nagi e Ot-Att, coordenem a análise dos dados. Prioridade um.
*  *  *  *  *
     El-Meni nunca havia participado de uma reunião secreta de nível máximo. E ao tomar conhecimento da lista de convocados sua apreensão cresceu.
     "Engenharia, Armamento, Segurança, Logística, Comunicações e mais a doutora... isso cheira a combate!"
     El-Noel abriu a reunião:
     - As análises estão concluídas. O evento cósmico, aqui conhecido como "Natal", é festejado a cada órbita completa do planeta, entre um dos solstícios e o periélio - daqui a dois dias-padrão. Mas embora uma parcela do povo mantenha-se fiel aos influxos originais do evento - na figura de um Salvador - tudo indica que a Luz da Estrela, como é chamada no meu planeta, foi obliterada ou distorcida desde o começo.
     - Mas como?
     - Não sabemos. Mas os registros de guerras e morticínios, perseguições e injustiças, ambição desmedida e violências contra os fracos são incontestáveis.
     - Mas... e esse Salvador?
     - Eles o mataram. Três ou quatro décadas depois de seu nascimento, eles o torturaram e mataram.
     Murmúrios de incredulidade. Depois, silêncio. Todos sabiam o significado daquela declaração.
     - Teremos que aniquilar a vida neste planeta - a voz de El-Noel estava tensa. - Não podemos arriscar que toda a Galáxia seja contaminada por um único fruto podre. El-Menair, elabore o plano tático da operação.
     - Sim, comandante.
     Havia tristeza na voz dela. A reunião foi encerrada em silêncio.
*  *  *  *  *
Rodolfo Barcellos - Dezembro de 2011

Nota: Quando fui programar a publicação desta primeira parte para as dez da noite, cometi um erro (ainda bem que não sou piloto espacial ou astronavegador); e para evitar que os amigos recebessem falsas atualizações, resolvi antecipar a publicação.
A continuação deste conto estará sendo publicada, ainda hoje (espero), no Empório do Café Literário.
http://emporiodocafe.blogspot.com/2011/12/um-conto-de-natal-segunda-parte.html

19 comentários:

  1. Barcellos,
    Essa narrativa intensa de uma história acontecida é tão real que me senti dentro dela, inclusive consegui perceber amigos meus como você e o Leonel, por que será hem? Também pareceu-me ver alguns conhecidos da blogosfera. Talvez isso se deva a algum fenômeno não explicado que está contido no texto, não sei... Abraços e vou ler a continuação, pois a coisa está interessante, JAIR.

    ResponderExcluir
  2. É FantÁrdigo!!!... Câmbio..

    Teletransportinhando para "emporiocafe"... derligo... rss

    ResponderExcluir
  3. BOA NOITE MEU MARACUJÁ DE GAVETA!
    Vc como sempre nos encantando com a sua sabedoria...que é muita viu!
    Eu como sempre venho te fazer feliz nem que seja com o meu cheiro,kkkkkkkkkkk
    Tbm quero convidar-te a passar no recanto dos autores que estou no bate bola da Anne Lieri...só para vc me conhecer um pouquinho mais...só isso que quero de vc querido...
    http://recantodosautores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ué, tem continuação? Para mim, já estaria concluído!
    E a galera tá quase toda aí, hein?
    Abraços, Barcellos!

    ResponderExcluir
  5. Oficial de comunicações... Adorei isso! Mas seria porque eu... falo demais? Rsrs.

    Consegui perceber um monte de conhecidos aí, mas alguns vou te perguntar em off, certinho? E estou ansiosa para ver a continuação lá no Empório da Ul... Massa!

    Beijos, moço criativo da gota serena!

    Bora todo mundo pra lá...

    ResponderExcluir
  6. Que nave espacial ESPECIAL ! Com sua criatividade ímpar, foi colocando nela os amigos e dando-lhes relevantes atribuições. Preciso saber que medidas vai adotar esse comandante. Meu coração dançarino é muito curioso (rss). Vou xeretar lá!!!!

    Grande beijo, Comodoro!

    ResponderExcluir
  7. UAU que quase destronquei a língua e os neurônios pra falar e desvendar os tripulantes rsrs. Adorei. Estou ao lado de Tatto? Coordenando a análise de dados? Então tô chique dimaiiisss e num sabia.
    Beijuuss intergalácticos n.a.

    ResponderExcluir
  8. Uau eu sou a PILOTO é? Chique no úrtimo!

    Caríssimo Comodoro, que idéia genial. Nunca se ouviu falar de um conto natalino intergaláctico tão expressivo e melhor do que isso, todos nossos amigos juntos!
    Vc é IMPAGÁVEL!

    Agora vou ler a segunda parte tomando um cafézinho lá no Empório. Quem quiser: Siga-me! Ou teje preso! kkk

    Desculpe a demora na postagem... fiquei dodói rs!
    Obrigada pela interação ao Empório, meu amigo! Vc deu o pontapé inicial do grande certame, que deverá entrar em vigo em 2012!

    Bacios!

    ResponderExcluir
  9. Barcellos[rsss]
    Mensagem Cifrada[iumtas]
    Oliver Twist!
    An-Sard[pode não ser eu, tudo bem, infiltro-me na missão]
    Tilt-tilt-tilt-tilt
    A.

    ResponderExcluir
  10. Comodoro, tu não foste tomar um cafézinho lá no Empório ainda por causa de quê hein? kkk

    To carente e dodói. To te esperando lá.

    bacios

    Este teu conto brilhou além das galáxias!

    ResponderExcluir
  11. Boa noite meu maracujá de gaveta !
    Tudo bem contigo...passando para deixar um beijo de boa noite!
    Fica na paz!

    ResponderExcluir
  12. Um ponto de vista muito interessante Barcellos, com outros elementos para análises e o universo inteiro para a gente viajar com você neste grande evento... outras percepções despertaste em nós... Genial!
    Vou lá ver a segunda parte....
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Caprichou hoje também no meu blog hein???
    Vou postá-lo aqui também, afinal....ele merece!!
    Obgada!
    :D

    "Teus versos são a meada
    Formada em chumaços de luz
    Incorpórea, prateada
    Que em tua roca produz
    Esse fio luminoso,
    Que saindo do teu fuso
    Alimenta o meu tear,
    Criando a trama das rimas,
    A urdidura do amar;
    E não há dia pequeno
    Ou lua grande que seja
    Onde caibam tantos sonhos,
    A não ser que lá eu veja
    Teus belos olhos risonhos."
    (Barcellos)

    ResponderExcluir
  14. Meu querido amigo, vim de "fugida", não podia deixar de participar nesta missão!!
    - En-Ocao, perfeito!!!! :-)

    Barcellos,você é de facto genial.
    Beijinhos
    oa.s [cecilia]

    ResponderExcluir
  15. Eu estou entendendo, estou sim...
    Sandra, Leonel, são os que sabem.... Jair e Tatto testemunhas, rsrs, Eu sou a Yé-Mae, rsrsrs

    Em todo este mistério, ao ler, eu encontrei também a sátira quando um dos personagens Ar-ji, que traduzindo acho que é Jair, faz um comento:
    - Isto não tem lógica!
    E assim responde El-Meni que com certeza é Milene:
    - Suas orelhas pontudas também não tem lógica!
    kkkkkkk Adorei... Você adaptou muito bem a piada e a sua criatividade é admirável!

    Agradeço a este comandante Comodoro El-Lobsarc, R. R., de criar uma nave grandiosa, onde todos os seus tripulantes puderam estar em total conforto, apreciando esta aventura!
    Vou ver a segunda parte.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Rodolfo Barcelos..
    Vc não existe!!
    Ou melhor..vc existe e é meu amigo! Sou feliz!!

    Amei o conto....mesmo...conheço bem a
    Am-Arrefrei, sei que ela fará todo esforço pra ajudar a salvar o planeta.

    Vou ver a continuação..

    Beijo com alegria...

    ResponderExcluir
  17. Rodolfamigo

    A «culpada» de eu aqui estar é a nossa Evaniramiga. Foi através do blogue maravilhoso que ela tem, no qual Brasil e Portugal são… Portugal e Brasil, que tive a felicidade de aqui chegar.

    Para te desejar um Feliz Natal, junto de quem mais amas e que quem mais te ama. E dizer-te que ficarei muito feliz com a tua visita à minha Travessa, que, então, passará também a ser tua.

    Abç

    Na Travessa também saiu um testículo (com x) de «fricção» científica...

    ResponderExcluir
  18. OLHA SE TINHA UM PRESENTE DE NATAL QUE SEMPRE QUIS ERA ACHAR A NAVE DE ONDE CAÍ PRONTO TO ACHANDO SRSR SRSRS
    OLHA MUITO LEGAL SEU CONTO DE NATAL PRA LA DE MODERNO E SABE ACREDITO MESMO QUE SE TEM UM ANIVERSARIANTE QUE DESPERTA A CURIOSIDADE DE MUITOS MUNDOS POR AÍ ESSE É JESUS ...
    ALGUEM QUE PASSOU 2011 ANOS E ELE AINDA ESTA ATUAL E PRESENTE NOS NOSSOS CORAÇÕES E ATÉ DE EXTRATERRESTRES??
    ADOREI...
    MAS EU TAVA DESCANSANDO OU NA CANTINA??
    TO PRECISANDO MESMO...
    ABRAÇOS AMIGO
    OBRIGADA PELA CONVOCAÇÃO...

    OTILIA

    ResponderExcluir
  19. Operar um setor que seja nessa nave, é uma honra, e o estado maior pode ser este de reverência ao teu talento e de gratidão pela convocação...sem medo das palavras, só posso desejar que essa missão seja vitalícia no teu coração - no meu, você é (e faz tempo!)

    Beijo com imensa alegria em retribuição a este afeto declarado e compartilhado!!

    ResponderExcluir